APSREDES

Autismo na Odonto – REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)

Identificação do autor responsável
Nome Município
Edinaldo Rodrigues Chaves Neto Pedras de Fogo-PB
Autores do relato
Nome Município
Edinaldo Rodrigues Chaves Neto Pedras de Fogo-PB
Kilza Ribeiro Alves Pedras de Fogo
Fernanda Barboza Santos Pedras de Fogo
Contextualização/introdução

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção neuropsiquiátrica que se desenvolve na infância precoce. As alterações comportamentais fazem parte dos padrões estereotipados das crianças com esse diagnóstico, que dificulta na realização de consultas e procedimentos odontológicos na rede ambulatorial (AMARAL et al., 2011).
Crianças com TEA tendem a apresentarem alta prevalência de cárie e doenças periodontais, devido a uma dieta cariogênica associada a má higiene bucal causada pela falta de cooperativismo na durante a higienização. Outros pontos relevantes são a dificuldade de realização de procedimentos clínicos odontológicas, prolongando o tempo clínico e gerando uma experiência mais traumática, e a negligência familiar em relação a saúde bucal que por muitas vezes é posta em segundo plano em função as inúmeras preocupações relacionadas a doença (AMARAL et al., 2011).

Justificativa

Devido as barreiras impostas no TEA, desenvolvemos uma rede, que contém ações de promoção e prevenção em saúde bucal, como também o encaminhamento para atendimento clínico diferenciado no Centro de Especialidades Odontológica do município. Inovando na abordagem e no acolhimento aos temas de dietas não cariogênicas e higienização bucal, trabalhando na desmistificação do medo do dentista para proporcionar uma melhor experiência no tratamento junto ao cirurgião dentista (CD) do CEO, inserindo a criança no mundo da odontologia, orientando os pais sobre a importância da saúde bucal no mundo do autismo, realizando consultas clínicas mensais no CIACD e encaminhamento das crianças, em casos de necessidade, para o consultório odontológico.

Objetivo(s):

Realizar uma nova abordagem de acolhimento no ambiente odontológico, melhoria dos hábitos de higienização bucal da criança com TEA, diminuição da prevalência de cárie e otimização do tempo clínico do CD do Centro de Especialidades. Como também conscientizar os pais para a importância de uma alimentação não cariogênica, higienização bucal e visita periódica ao dentista, visando que o paciente não necessite de intervenções mais invasivas no futuro, e caso precise, já haja uma conexão entre a criança e profissionais de saúde bucal. Facilitando a consulta e o procedimento odontológico no Centro de Especialidades Odontológicas, aumentando a resolutividade clínica.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Realizamos ações de promoção e prevenção em saúde bucal para crianças com TEA, e seus responsáveis, que participam do Centro de Inclusão e Apoio a Criança com Deficiência-CIACD, com as seguintes ações: aquecimento com música e dança para fixar a atenção das crianças devido à hiperatividade; peça teatral sobre consequências de má higiene, importância de uma dieta não cariogênica e da escovação; escovação assistida e Aplicação de Flúor; entregas de kits de higiene bucal; orientações para os pais sobre higienização bucal, dieta e suas consequências. Toda a abordagem foi pensada para os padrões de comportamento da criança autista, visando chamar sua atenção e introduzir o tema de maneira gradativa e eficiente. A abordagem foi pensada pela equipe de saúde bucal em conjunto com a psicóloga do CIACD. Estiveram presentes o Coordenador de Saúde Bucal, duas Odontólogas da atenção primária, duas Auxiliares de Saúde Bucal, o Cirurgião Dentista de Pacientes com Deficiência do CEO e estudantes voluntários de odontologia, a Coordenadora e equipe do CIACD. Após essas ações, instituímos um fluxo de encaminhamento para o atendimento dessas crianças no CEO e estabelecemos vagas para o atendimento das crianças com TEA. No dia 28/06/2022, foi implementado a equipe do CIACD um atendimento mensal de um cirurgião-dentista, que trabalhará na promoção e na prevenção em saúde bucal, como também na realização de encaminhamentos para o consultório e acompanhar os pacientes mensalmente, deixando ainda mais sólido o serviço de OPNE oferecido pelo CEO.

Quais os resultados alcançados

Foi aplicado um questionário com os responsáveis das crianças com TEA para avaliação dos resultados após as ações desenvolvidas no projeto. 18 crianças com TEA participaram, de um universo de 57 cadastradas no CIACD (até 31 de novembro de 2021). Por intermédio do questionário, constatamos que 55,5% das crianças apresentavam resistência na escovação, 44,5% tinham falta de cooperação em consultas odontológicas e 44,5% apresentavam dieta cariogênica regular. Observamos que, após as ações desenvolvidas, 83% dos responsáveis relataram uma melhora na cooperação da escovação e na cooperação nas consultas das crianças. Esses resultados mostraram que uma abordagem de promoção e prevenção em saúde bucal, dá um feedback positivo aumentando o cooperativismo do paciente autista. Melhorando sua higienização bucal e tornando o consultório odontológico em um ambiente mais familiar, diminuindo o medo e ansiedade da criança. Proporcionando um atendimento mais tranquilo, com melhores resultados, e uma melhor qualidade de vida. Será realizado outro relatório quando completado 01 (hum) ano do ultimo.

Após levantamento de série história do atendimento de OPNE, observamos que em 6 meses, NOV, DEZ de 2021, JAN, FEV, MAR, ABR de 2022, tivemos um aumento de 80% no atendimento do nosso cirurgião em relação aos meses de MAI JUN, JUL, AGO, SET, OUT de 2021. Devido a identificação constante da demanda relacionada a necessidade de atendimento as Crianças envolvidas na rede, como também, ocasionada devido a melhora na otimização do tempo clínico causada pelo aumento do cooperativismo das crianças.

Considerações finais

A inclusão da criança com deficiência ao mundo da odontologia preventiva é extremamente importante para a consolidação de uma saúde bucal coletiva de qualidade. A resolutividade clínica odontológica só é necessária quando há uma falha na higienização bucal e hábitos alimentares, quando focamos em ações de promoção e prevenção para esse público, os hábitos mudam e os resultados aparecem em seguida. Todavia, quando há a necessidade da intervenção clínica, as ações de promoção e prevenção, como também o convívio constante com o CD, transforma o ambiente odontológico mais familiar, proporcionando uma melhor experiência no procedimento para o paciente e otimização do tempo clínico.

Após resolução da demanda levantada no CIACD, iremos estabelecer uma tabela semestral de atendimento junto as crianças. Assim, controlando a prevalência de cárie e garantindo o sorriso, saúde e bem estar dos pacientes no decorrer da vida.

Galeria de Imagens