APSREDES

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
Márcia Maria de Sousa Ibiraci-MG
Contextualização/introdução
Certamente o ano de 2020 tem sido um ano atípico nos mais diversos aspectos, principalmente no contexto de saúde pública. A pandemia da Covid-19 afetou os diversos setores: economia, transporte, educação, turismo, comércio e saúde. Foi preciso adequar, modificar a rotina e tomar medidas capazes de conter a disseminação do coronavírus mediante os impactos deste na população e nos serviços de saúde no mundo atual. Diante da necessidade de adequação, as ações em saúde precisaram ser repensadas, de modo que a população continuasse a ser assistida dentro de suas necessidades, não obstante disso, também garantir a segurança dos usuários(as) e profissionais.
Justificativa
Como justificativa e relevância busca-se por meio deste relato compartilhar a vivência e ações estratégicas utilizadas como norteadoras das ações no enfrentamento da pandemia, bem como, alternativas de reorganização da assistência odontológica. Segundo Simon (2007), o compartilhamento de experiências são meios para processo de aprendizado que contribui para a interpretação teórica da vivência entre os profissionais. Sendo assim, a atuação do profissional durante a pandemia do novo coronavírus na Atenção Primária à Saúde possibilita experimentar os desafios no contexto pandêmico atual. Dessa forma, o relato de experiências reporta ações que podem contribuir para o enfrentamento das dificuldades no cotidiano do trabalho que porventura vierem a surgir.
Objetivo(s):
O presente trabalho tem como objetivo relatar de forma descritiva, uma experiência exitosa das cirurgiãs-dentistas durante a pandemia do coronavírus, considerando os cenários de atuação a Atenção Primária à Saúde
Metodologia e atividades desenvolvidas

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. O estudo foi desenvolvido na Unidade Básica de Saúde Ronaldo Soares Lara no município de Ibiraci – Minas Gerais no período de julho a setembro de 2020. O relato foi vivenciado pela cirurgiã-dentista membro do quadro efetivo de profissionais do município. O trabalho dividiu-se em dois momentos: o primeiro destinou a descrição, criação de protocolos e cartilhas referentes à organização e à biossegurança no atendimento odontológico. Já no segundo momento, aconteceu o entretecimento da teoria à prática fundamentada nas portarias do Ministério da Saúde e Conselho Regional de Odontologia para a realização de procedimentos na assistência odontológica mediante as limitações do momento pandêmico.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Com objetivo de reduzir o número de infectados pelo COVID-19, levando-se em consideração o elevado risco de contaminação cruzada durante os atendimentos odontológicos e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, os procedimentos odontológicos eletivos foram suspensos. Apenas os atendimentos em caráter de urgências e emergências odontológicas foram mantidos. Dessa forma, para organizar o fluxo e orientar a população, a cirurgiã-dentista elaborou uma cartilha que informava aos pacientes sobre o que é urgência e emergência odontológica. O material foi divulgado em mídia social oficial da prefeitura. Ao chegar à unidade, os pacientes de atendimento de urgência passavam por acolhimento, escuta e triagem com aferição de temperatura, pressão arterial e saturação periférica de oxigênio; além de serem instruídos a lavar as mãos, o rosto e fazer bochecho com clorexidina a 0,12% previamente à consulta odontológica. O número de atendimentos realizados pela cirurgiã-dentista na unidade básica de saúde nos meses de julho, agosto e setembro de 2020 foram o total de 143 pacientes, sendo destes 93 mulheres e 50 homens.
Para além das ações de ambulatório foram realizadas palestras em parceria com o Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em formato online e educação permanente cujo o tema foi “Cuidados de higiene de prótese dentária” tendo como público alvo, agentes comunitários e demais profissionais da saúde que mantém contato com usuários dos serviços de próteses. A atividade foi realizada através de vídeochamada, para não haver aglomerações e com o intuito de que informações de cuidados, pudessem chegar até os pacientes. Dentro destas condições, foi elaborada uma cartilha informativa sobre cuidados de higiene de próteses dentárias. Foi possível também a participação no projeto “Escolinha de Gestante”, onde a cirurgiã-dentista realizou uma palestra sobre mitos e verdades na gestação.
Seguindo as notas técnicas n°67 e n°68 /SES/COES MINAS COVID-19/2020, foram realizados telemonitoramento e teleorientação dos pacientes que foram atendidos durante pandemia por meio de um roteiro elaborado pela dentista para o direcionamento da teleodontologia.
No que tange a organização dos atendimentos, foram elaborados protocolos e fluxogramas seguindo as normativas de notas técnicas e portarias ministeriais. Foi elaborado o fluxograma “Atendimento Odontológico Durante a Pandemia COVID-19” e os protocolos “Limpeza do Ambiente Clínico, Descontaminação de Equipamentos e Instrumentais, Paramentação e Desparamentação, e Desinfecção de Materiais de Moldagem”. Foram também criadas planilhas de controle e registro do monitoramento físico, químico e biológico do processo de esterilização, planilha para pré-natal odontológico das gestantes e tabela de frequência de troca de químicos da sala de radiografia odontológica.

Quais os resultados alcançados
Foi possível agregar conhecimento no campo científico referente às práticas odontológicas associadas à educação em saúde, aprofundamento no contexto da biossegurança na APS, promovendo reflexões, questionamentos e aprimoramento do senso crítico dos profissionais.
Considerações finais
Espera-se que este relato de experiência contribua para o desenvolvimento de comportamentos favoráveis à continuidade do cuidado em saúde, permitindo o alcance de estratégias que garantam os princípios da universalidade, equidade e integralidade do cuidado com a devida segurança ao usuário e ao profissional.
Galeria de Imagens