APSREDES

Atendimento Odontológico em Acamados e Domiciliares.

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
Vanessa Cristine Molero Charqueada
Valdriele Ometto Camargo Charqueada
Contextualização/introdução

Minha experiência é realizada no Município de Charqueada. Sou Cirurgiã Dentista da UBs localizada no Bairro Alvorada. No Bairro há diversos pacientes que não conseguem vir até a unidade para receber tratamento. Diante disso, eu fui até eles, com o apoio dos agentes comunitários da unidade e minha auxiliar, levando orientações e promoção de saúde. Foram atendidos esquisofrenicos, acamados, amputados e idosos. Nessa experiencia que irei relatar, o paciente com maior urgência de tratamento é o Sr. Genalvo, idoso de 67 anos, sofreu acidente vascular recente e se encontra acamado. Ao exame clínico, foi observado foco de infecção periodontal, secreção e dentes com mobilidade. Paciente sem condições de ir ao consultório odontológico e vivendo a base de remédios para controle da dor. Na primeira visita fiz toda avaliação do paciente, orientei a cuidadora sobre higienização e me prontifiquei a organizar uma maneira de fazer o procedimento em condições favoráveis. Conversei com o médico que acompanha o caso para discutirmos algum tipo de restrição que possa ter. Após concluirmos que o paciente esta apto a passar por essa cirurgia organizamos uma sala na unidade, para que a maca pudesse entrar, junto ao paciente, e então ser feito o atendimento. Com a autorização da secretária de saúde e o apoio do transporte, deslocamos uma ambulância até a residencia do paciente para traze-lo na unidade. Foi feita a extração, sem intercorrências, paciente mantido em conforto e logo em seguida já levado para sua residência. Após 7 dias fui a residência para remoção de sutura e avaliação. Paciente estava com região cicatrizada e sem sinais de infecção. Reforcei as orientações de higienização e retornaremos para continuar as extrações.

Justificativa

A odontologia para acamados e domiciliares visa a promoção de saúde para todos os grupos, levando até eles um tratamento preventivo, avaliando os casos e intervindo quando necessário.

Objetivo(s):

Nosso objetivo é que todos os pacientes possam ter acesso a odontologia. Diminuir a distância entre o dentista e o paciente que dele necessita. Desmistificar que pacientes acamados ou com algum problema, seja ele físico ou sistêmico, não possam ser tratados. Nossas atividades estão em andamento, os tratamentos sendo feitos e os acamados sendo atendidos com segurança. A odontologia é para todos e estamos lutando para que no nosso município isso seja alcançado com sucesso.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Nossa experiencia se desenvolveu de acordo com uma necessidade observada no município. A partir das visitas domiciliares feitas, podemos observar as reais necessidades. Os pacientes esquizofrênicos, que conseguem vir ao consultório que visitamos, conseguimos marcar com prioridade para o tratamento ser iniciado. Entre os acamados, nos deparamos com um paciente que recentemente sofreu acidente vascular, que na avaliação estava com doença periodontal, secreção e dor. Esse paciente foi levado a unidade, pela ambulância do município, onde foi realizado a extração. Todos os pacientes visitados foram orientados, ganharam escovas de dentes e foram avaliados.

Quais os resultados alcançados

Com nossa experiência pudemos identificar pacientes com reais necessidades de atendimento odontológico que até então não conseguiam ir até o consultório. Os pacientes com esquizofrenia conseguimos trazer até a unidade, com apoio dos familiares, e estamos fazendo o tratamento. Os pacientes acamados edêntulos foram avaliados, e os cuidadores orientados para correta higienização. Os idosos foram orientados a higienização de próteses e o paciente vitima de acidente vascular foi atendido, de acordo com suas necessidades, devolvendo ao mesmo bem estar e saúde. Devolver a saúde bucal para todos é o nosso maior resultado.

Considerações finais

Consideramos essa abordagem importante no município para que todos tenha acesso a Odontologia. Quando o paciente não pode vir até nós, iremos até ele. Como profissionais da saúde, visamos o bem estar do paciente, e isso inclui viver sem dores e infecções que possam evoluir. Podemos considerar inovadora pois é uma maneira de identificar necessidades, até então, desconhecidas. O fato de estarmos dentro de uma unidade nos faz focar apenas nos pacientes que chegam até nós. E na realidade há diversos casos espalhados que não podem chegar até o consultório. Com o apoio dos agentes comunitários, identificando esses casos, podemos através das visitas domiciliares diagnosticar e tratar. O nosso maior enfrentamento são com os cuidadores, que em alguns casos, não dão importância para a higienização bucal. Nossa idéia é estar retornando de 6/6 meses para novas avaliações e orientações. Recomendamos a todos a correta higienização para evitar infecções que possam evoluir sistemicamente. Além de, no caso de idosos, a correta higienização de prótese e gengivas evita infecções oportunistas como a candidíase. A odontologia vai além de cuidar de dentes, cuidamos de pessoas.

Galeria de Imagens