APSREDES

Atendimento odontológico a pacientes com neoplasia maligna.

Identificação do autor responsável
Nome Município
PAULO FIGUEIREDO Brasília - DF
Autores do relato
Nome Município
SUZELI SAMPAIO PORTO Brasília - DF
PAULO TADEU DE SOUZA FIGUEIREDO Brasília - DF
NILCE SANTOS DE MELO Brasília - DF
André Ferreira Leite Brasília - DF
CARLA RUFFEIL MOREIRA MESQUITA Brasília - DF
Contextualização/introdução

O câncer de boca é um dos dez tipos mais comuns de neoplasias malignas. Seu tratamento envolve a cirurgia e a radioterapia, mas em alguns casos, a quimioterapia pode ser usada, especialmente em casos avançados. Em todas as modalidades há necessidade de se preparar o paciente para receber a terapia oncológica. Isso significa dar atendimento odontológico e acompanhar o paciente. Essa tarefa é executada por dentistas do CEO, residentes e pós-graduandos. Apesar de ser um dos mais comuns, câncer de boca é diagnosticado em sua maioria na forma avançada. Infelizmente, o atraso no diagnóstico se traduz em impactos negativos na sobrevida e na qualidade de vida. O diagnóstico precoce é uma das tarefas que realizamos nesse projeto. O atendimento odontológico assenta-se especialmente em quatro pilares: 1. Investigação de lesões potencialmente malignas e do câncer de boca; 2. Remoção ou estabilização de focos infecciosos no preparo do paciente para o tratamento oncológico, em três temporalidades distintas (antes, durante e após o tratamento); 3. Educação do paciente sobre efeitos adversos da oncoterapia e, consequentemente, no tratamento dessas sequelas da região bucomaxilofacial; 4. Prevenção de sequelas do tratamento oncológico.

Justificativa

Necessidade de atendimento odontológico diferenciado para pacientes com neoplasia maligna. Ser um cenário de prática diferenciado. Promover interlocução entre as áreas da saúde (nutrição, enfermagem, serviço social, medicina, fisioterapia, psicologia, odontologia e farmácia) em relação aos pacientes, tendo em vista a abordagem multiprofissional.

Objetivo(s):

Dar continuidade ao projeto existente desde 2002. Realizar acolhimento junto ao UNACON (Unidade de alta complexidade em oncologia), dando suporte odontológico aos pacientes com neoplasia maligna. Aumentar o acesso de pacientes oncológicos ao tratamento odontológico, antes do tratamento quimioterápico e radioterápico. Tratamento das sequelas bucais relacionadas ao tratamento oncológico.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Atendimento odontológico a pacientes com neoplasia maligna; Acolhimento; Atendimento Odontológico restaurador; Atendimento odontológico cirúrgico; Consultas de manutenção da Saúde Bucal; Orientação de Higiene Oral; Atendimento odontológico na UTI.

Quais os resultados alcançados

Com aumento significativo do número de pacientes atendidos, sendo este número triplicado no ano de 2010, se mantendo estável em 2020. Aproximadamente 1200 pacientes são atendidos por ano, para diagnóstico, preparo odontológico e tratamento de sequelas da oncoterapia. A cada semana atendemos 30 pacientes, em média, ao longo de todo ano. Nosso projeto é resultado da: 1. consolidação das atividades do UNACON dentro do HUB-UnB, 2. consolidação do programa de residência multiprofissional (com foco no atendimento dos pacientes oncológicos, no caso da odontologia), que está na sua décima primeira edição, contemplando agora, 18 residentes formados. 3. o maior interesse por parte de outros professores do Departamento de Odontologia e 4. o aumento do número de extensionistas voluntários, considerando que perdemos duas bolsas. É importante salientar que neste período foram realizados mais de 1000 procedimentos ambulatoriais, entre eles consultas iniciais e de retorno, exames radiográficos, instruções de higiene oral, restaurações, tratamentos de canal, extrações, aplicações de laser, entre outros. Tendo assim o projeto, um efeito impactante na qualidade de vida dos pacientes e na diminuição das sequelas do tratamento oncoterápico. 5. continuidade das pesquisas clínicas sobre osteonecrose e câncer de boca 6. publicação de capítulos de livros sobre oncologia, junto com a equipe do HUB.

Considerações finais

O projeto começou antes da criação do CEO e da instalação do UNACON, e sempre foi referência de atenção odontológica em oncologia. Porém com a criação do CEO e da instalação do UNACON os números de atendimentos aumentaram exponencialmente, e hoje o HUB UnB atende 70% dos novos pacientes de câncer de cabeça e pescoço do Distrito Federal. Um programa de Residência Multiprofissional foi criado em 2010, com base no projeto de 2002 e já formou mais de 20 especialistas em Atenção Odontológica em Oncologia. Acreditamos que a criação de projetos de atenção odontológica em oncologia, em grandes centros urbanos, possam aumentar exponencialmente o acesso dos pacientes e a qualidade de vida.

Galeria de Imagens