APSREDES

USO DA TÉCNICA DO ENVELOPAMENTO COM LENÇOL DE TECIDO PARA MANEJO DE PACIENTES COM DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES ESPECIAIS NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO: uma experiência de acolhimento e acesso à odontologia hospitalar.

Identificação do autor responsável
Nome Município
Denize Dantas Cardoso Linhares
Autores do relato
Nome Município
Denize Dantas Cardoso Linhares
Itamar Francisco Teixeira Linhares-ES
Luis Fernando Gamboni de Mello Linhares-ES
Ricardo Spinassé Lechi Linhares-ES
Rosana Leone Evangelista Vargas Linhares
Gisele de Jesus Soares Linhares-ES
Contextualização/introdução

O hospital Geral de Linhares abriu as portas do consultório odontológico e sua equipe de auxiliares de saúde bucal e cirurgiões dentistas, para acolhimento da pessoa com deficiência e com necessidades especiais, que gera movimentos involuntários ou voluntários adversas (como Espectro Autista ,Paralisia Cerebral, Síndrome de Down , entre outros) ,diante dos casos de urgência e/ou tratamento, utilizando a técnica de envelopamento da pessoa com lençol de tecido, para possibilitar conforto e a realização do procedimento sem riscos de acidentes ao paciente e/ou ao profissional evitando o uso de sedação e/ou ambiente cirúrgico ,demonstrando segurança para familiares e promovendo cuidado, acessibilidade e bem estar ao paciente e segurança para os familiares e cuidadores.

Justificativa

Os familiares desses pacientes com deficiência ficam dispersos , sem ter referência de local para atendimento odontológico ficam angustiados com o sofrimento de seus entes queridos e, dentro do âmbito hospitalar, há possibilidade de apresentar ao paciente segurança para intervençôes odontológicas, uma vez que, na maioria das vezes, eles apresentam movimentos involuntários que levam ao risco de acidentes durante o atendimento, devido a especificidade dos procedimentos e os instrumentos utilizados para execução.

Objetivo(s):

Oferecer atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais e deficiência, com segurança aos pacientes e familiares, resolutividade e, ao mesmo tempo, trabalhar munido de segurança do suporte técnico do ambiente hospitalar, reduzindo ao máximo a necessidade de sedação do paciente, proporcionado qualidade de atendimento, com conforto para o paciente e segurança emocional e operacional para os familiares. Dessa maneira a possibilidade de sucesso no procedimento torna-se mais favorável, podendo na necessidade de recorrência, já ter a porta de entrada direcionada.

Metodologia e atividades desenvolvidas

A auxiliar de saúde bucal faz o primeiro acolhimento ao paciente e seus familiares, orientando a possibilidade de haver o atendimento do paciente sem envolver sedação e informando e orientando aos familiares ou acompanhantes, como será desenvolvido o atendimento odontológico e de como a técnica do envelopamento do paciente com lençol de tecido será conduzida durante o atendimento. Essa tranquilização aos familiares se faz necessária, pois é preciso obter o consentimento e liberação para essa manobra e para os procedimentos odontológicos. A técnica do envelopamento ocorre de forma onde o lençol de tecido, preparado previamente na cadeira odontológica para que o paciente se deite sobre ele, antes do procedimento. Logo após, o paciente é envolvido pelas pontas livres desse lençol, como se o paciente ficasse envolvido em um casulo de tecidos, de modo a impossibilitar os movimentos dos membros superiores e inferiores. Essa técnica não traz desconforto ao paciente, não traumatiza e nem causa dano nenhum a integridade física do paciente e permite aos profissionais de saúde bucal, cirurgião-dentista e auxiliares, o acesso livre à cabeça e à cavidade oral do paciente para a execução dos procedimentos. Essa manobra permite, inclusive, os procedimentos odontológicos mais invasivos.

Quais os resultados alcançados

A criação de uma porta aberta para o acesso desse público, principalmente durante a pandemia, resultou em melhor qualidade para execução dos procedimentos odontológicos. A possibilidade de resolutividade sem envolvimento de sedação, que muitas vezes traz a impossibilidade de alta do paciente imediatamente após o procedimento; o bem estar devolvido ao paciente pelo alívio imediato do quadro de dor e infecções; O alívio emocional dos familiares e acompanhantes pela apreensão de espera pela finalização retorno do paciente à consciência após a sedação; E a satisfação e sentimento de gratidão e felicidade dos familiares pela resolução do caso do paciente.

Considerações finais

A presença de um consultório odontológico com uma equipe treinada para execução da técnica do envelopamento com lençol de tecido, dentro do âmbito hospitalar, possibilita a realização de diversas formas de atendimento e procedimentos, com o caráter de segurança e acolhimento centrado na pessoa, que esse ambiente proporciona, favorecendo a oferta de uma técnica inovadora que permite realização de procedimentos invasivos ou não. Os casos clínicos que geram desconforto intenso aos pacientes e seus familiares, podem ser sanados com mais facilidade e segurança, principalmente porque podem se tornar crônicos, agravando-se e aumentando os danos que esses podem causar. Outro benefício é a alta imediata desse paciente do consultório dentário, evitando que ele permaneça internado ou sedado, o que traz otimização do procedimento de forma confortável para o paciente, podendo ser realizado inclusive com a presença e acompanhamento dos familiares. A técnica do envelopamento do paciente pelo lençol de tecido pode ser replicada em outros ambientes menos complexos, possibilitando a ampliação e universalidade do cuidado à população com essas características. Traz o resultado de altos benefícios e resolutividade com baixo baixo custo operacional. Apenas um bom treinamento da equipe envolvida, poucos e simples equipamentos são necessários para realizar essa técnica inovadora e exitosa. A condução de um bom acolhimento pela equipe de saúde bucal, tanto do paciente, cuidadores, como dos familiares é o suficiente para o sucesso do tratamento e cuidado quando se utilização da técnica do envelopamento do paciente, sem trazer grandes transtornos operacionais durante o ato odontológico. O Hospital Geral de Linhares (HGL) se mantém como referência para este trabalho e manobra e recomenda a replicação dessa maneira de acesso e acolhimento para os serviços odontológicos para os pacientes com necessidades especiais e com deficiência em outras unidades de saúde e municípios.

Galeria de Imagens