Acontece no Hospital Regional da Santa Maria (HRSM) na área da odontologia, desde de 2019, o atendimento a pacientes encaminhados com necessidade de correção das deformidades faciais, sendo a porta de entrada a ortodontia. O serviço de ortodontia na Secretária de Saúde (SES) existe exclusivamente para pacientes com deformidades/anomalias faciais. A deformidade dentofacial é uma condição em que os ossos da face apresentam desvio da normalidade resultando em desproporção normalmente associada à deficiência estética e oclusal, interferindo na função habitual do sistema estomatognático e na qualidade de vida. Conforme o Ministério da Saúde, cerca de 40,7% das crianças, com 12 anos, já apresentam algum tipo de má-oclusão. Em aproximadamente 21% das crianças de mesma faixa etária se observa má-oclusão classificada como muito severa ou incapacitante, segundo os dados do ultimo levantamento nacional em saúde bucal – Projeto SB Brasil.
O paciente passa por uma triagem para estabelecimento dessa condição e caso seja necessário ele é admitido no serviço de deformidades faciais. Nesse serviço, caso integre os critérios de inclusão, o paciente, após adequação do meio bucal, é absorvido e aguarda para ser chamado.
Caso ele necessite e não tenha condições bucais adequadas, o paciente é direcionado ao atendimento de outras áreas, como cirurgia, periodontia e endodontia, para sua região, por meio de regulação do Sistema Único de saúde (SUS). Quando o paciente é admitido pelo Serviço e durante o tratamento, caso tenha procedimentos das especialidades solicitados, são inseridos na regulação, podendo ocorrer no Centro de especialidade Odontológica (CEO) do HRSM, a depender da demanda de casos daquela especialidade que o paciente necessite. O atendimento no CEO da HRSM é o que tem a menor fila do Distrito Federal em diversas áreas.
Após a entrada do paciente, o seu atendimento é otimizado para que a consulta seja integrada às áreas necessárias a seu tratamento. O atendimento é integrado e multiprofissional, fazendo parte da equipe: ortodontista, cirurgião bucomaxilofacial, fonoaudiólogo, psicólogo, além de contar com assistência de um otorrinolaringologista para as discussões de casos clínicos que ocorrem de 2 em 2 meses. No HRSM há a residência em cirurgia bucomaxilofacial, que oferece um apoio importante ao serviço. A cirurgia bucomaxilofacial do HRSM conta com os anestesiologistas com expertise em cirurgias ortognáticas. Nesse momento está em processo no MEC, em fase de estruturação e aprovação, a residência em Anomalias/deformidades faciais
Temos no Serviço de cirurgia bucomaxilofacial profissionais exímios, técnico-cientificamente, e com engajamento para a resolutividade dos pacientes com anomalias dentofaciais. Somado a isso, a estrutura do HRSM, centro cirúrgico, e profissionais da anestesiologia, fonoaudiologia e psicologia com interação com nossa equipe, e, também conhecimento voltado para o tratamento das anomalias dentofaciais, flui para que a realização desses atendimentos seja exitosa. Em síntese, uma equipe de profissionais com domínio para assumir esses pacientes, somado a infra-estrutura.
O objetivo principal do atendimento no HRSM à pacientes com deformidades faciais é o da melhora na qualidade de vidas dos mesmos, visando sempre o bem estar destes. Pacientes com anomalias dentofaciais, têm dificuldades na fala, na auto-imagem, no trabalho, nas funções oclusais e mastigação, comprometendo e limitando esses indivíduos. O objetivo é devolver as funções oclusais, mastigatórias, fala, estéticas, psicológicas e auto estima.
O trabalho se desenvolveu com base na necessidade dos pacientes e procura. O custo particular desse tratamento é inacessível para grande parte da população, e, a oferta do trabalho é viável por termos equipe especializada. No desenvolvimento do trabalho, fomos agregando profissionais em prol do serviço, e hoje temos uma equipe coesa, especializada, multiprofissional, e com os agendamentos em conjunto com foco no paciente, de forma a otimizar o tempo do paciente em cada vinda deste aos atendimentos.
Alcançamos os objetivo de concluir o tratamento dos pacientes que são admitidos , de forma multiprofissional , restabelecendo a função mastigatória, estética, psíquica e social.
A experiência é inovadora porque a perspectiva de um trabalho multiprofissional no cuidado do paciente com anomalias dentofaciais construiu uma realidade exitosa onde o paciente recebe cuidados desde o apoio psicológico, atendimento com a fonoaudiologia, atendimento na referência da ortodontia, suporte de multiespecialidades da odontologia, risco cirúrgico, exames pré-operatórios, centro cirúrgico, anestesistas com experiência técnico científica para pacientes com deformidades de face, equipe de cirurgia bucomaxilofacial , e se necessário unidade de cuidados intensivos. Tudo de forma ao procedimento ter minimizado seus riscos, e o procedimento ser executado com sucesso.