APSREDES

Atendimento a pacientes com deformidades dentofaciais

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
Paulo de Tarso Neves dos Santos Brasília
Arnolfo de Carvalho dos Santos Brasília
Erika Maurienn Pinheiro de Franco Brasília
Sergio Alves Oliveira Brasília
Contextualização/introdução
Acontece no Hospital Regional da Santa Maria (HRSM) na área da odontologia, desde de 2019, o atendimento a pacientes encaminhados com necessidade de correção das deformidades faciais, sendo a porta de entrada a ortodontia. O serviço de ortodontia na Secretária de Saúde (SES) existe exclusivamente para pacientes com deformidades/anomalias faciais. A deformidade dentofacial é uma condição em que os ossos da face apresentam desvio da normalidade resultando em desproporção normalmente associada à deficiência estética e oclusal, interferindo na função habitual do sistema estomatognático e na qualidade de vida. Conforme o Ministério da Saúde, cerca de 40,7% das crianças, com 12 anos, já apresentam algum tipo de má-oclusão. Em aproximadamente 21% das crianças de mesma faixa etária se observa má-oclusão classificada como muito severa ou incapacitante, segundo os dados do ultimo levantamento nacional em saúde bucal – Projeto SB Brasil. O paciente passa por uma triagem para estabelecimento dessa condição e caso seja necessário ele é admitido no serviço de deformidades faciais. Nesse serviço, caso integre os critérios de inclusão, o paciente, após adequação do meio bucal, é absorvido e aguarda para ser chamado. Caso ele necessite e não tenha condições bucais adequadas, o paciente é direcionado ao atendimento de outras áreas, como cirurgia, periodontia e endodontia, para sua região, por meio de regulação do Sistema Único de saúde (SUS). Quando o paciente é admitido pelo Serviço e durante o tratamento, caso tenha procedimentos das especialidades solicitados, são inseridos na regulação, podendo ocorrer no Centro de especialidade Odontológica (CEO) do HRSM, a depender da demanda de casos daquela especialidade que o paciente necessite. O atendimento no CEO da HRSM é o que tem a menor fila do Distrito Federal em diversas áreas. Após a entrada do paciente, o seu atendimento é otimizado para que a consulta seja integrada às áreas necessárias a seu tratamento. O atendimento é integrado e multiprofissional, fazendo parte da equipe: ortodontista, cirurgião bucomaxilofacial, fonoaudiólogo, psicólogo, além de contar com assistência de um otorrinolaringologista para as discussões de casos clínicos que ocorrem de 2 em 2 meses. No HRSM há a residência em cirurgia bucomaxilofacial, que oferece um apoio importante ao serviço. A cirurgia bucomaxilofacial do HRSM conta com os anestesiologistas com expertise em cirurgias ortognáticas. Nesse momento está em processo no MEC, em fase de estruturação e aprovação, a residência em Anomalias/deformidades faciais
Justificativa
Temos no Serviço de cirurgia bucomaxilofacial profissionais exímios, técnico-cientificamente, e com engajamento para a resolutividade dos pacientes com anomalias dentofaciais. Somado a isso, a estrutura do HRSM, centro cirúrgico, e profissionais da anestesiologia, fonoaudiologia e psicologia com interação com nossa equipe, e, também conhecimento voltado para o tratamento das anomalias dentofaciais, flui para que a realização desses atendimentos seja exitosa. Em síntese, uma equipe de profissionais com domínio para assumir esses pacientes, somado a infra-estrutura.
Objetivo(s):
O objetivo principal do atendimento no HRSM à pacientes com deformidades faciais é o da melhora na qualidade de vidas dos mesmos, visando sempre o bem estar destes. Pacientes com anomalias dentofaciais, têm dificuldades na fala, na auto-imagem, no trabalho, nas funções oclusais e mastigação, comprometendo e limitando esses indivíduos. O objetivo é devolver as funções oclusais, mastigatórias, fala, estéticas, psicológicas e auto estima.
Metodologia e atividades desenvolvidas
O trabalho se desenvolveu com base na necessidade dos pacientes e procura. O custo particular desse tratamento é inacessível para grande parte da população, e, a oferta do trabalho é viável por termos equipe especializada. No desenvolvimento do trabalho, fomos agregando profissionais em prol do serviço, e hoje temos uma equipe coesa, especializada, multiprofissional, e com os agendamentos em conjunto com foco no paciente, de forma a otimizar o tempo do paciente em cada vinda deste aos atendimentos.
Quais os resultados alcançados
Alcançamos os objetivo de concluir o tratamento dos pacientes que são admitidos , de forma multiprofissional , restabelecendo a função mastigatória, estética, psíquica e social.
Considerações finais
A experiência é inovadora porque a perspectiva de um trabalho multiprofissional no cuidado do paciente com anomalias dentofaciais construiu uma realidade exitosa onde o paciente recebe cuidados desde o apoio psicológico, atendimento com a fonoaudiologia, atendimento na referência da ortodontia, suporte de multiespecialidades da odontologia, risco cirúrgico, exames pré-operatórios, centro cirúrgico, anestesistas com experiência técnico científica para pacientes com deformidades de face, equipe de cirurgia bucomaxilofacial , e se necessário unidade de cuidados intensivos. Tudo de forma ao procedimento ter minimizado seus riscos, e o procedimento ser executado com sucesso.
Galeria de Imagens