APSREDES

ASSISTÊNCIA COMPLEMENTAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICIPIO DE LINHARES, PROPORCIONANDO PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL AO PACIENTE COM COMPROMETIMENTO SISTÊMICO.

Identificação do autor responsável
Nome Município
JOSIMAR SANTORIO DA SILVEIRA Linhares
Autores do relato
Nome Município
JOSIMAR SANTORIO DA SILVEIRA Linhares
Gabriella Monteiro de Barros Linhares
Itamar Francisco Teixeira Linhares
Contextualização/introdução

Em 2004, com a publicação das diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente, reforçou-se o conceito do cuidado como eixo de reorientação do modelo de saúde bucal, respondendo a uma concepção de saúde centrada, sobretudo, na promoção da qualidade de vida, tanto pela incorporação de ações programáticas de uma forma mais abrangente quanto pelo desenvolvimento de ações intersetoriais (BRASIL, 2004).

Observa-se hoje que no Brasil existem inúmeros casos de problemas enfrentados com relação ao acesso aos serviços oferecidos na Atenção Básica. Quando a busca é por atenção em saúde bucal, a realidade aponta uma dificuldade ainda maior de acesso para o grupo dos pacientes com necessidades especiais (PNE). Esse é um problema que encontramos muitas vezes nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). O Ministério da Saúde, em seu Caderno de Atenção Básica Nº17 – Saúde Bucal, expressa que as Equipes de Saúde Bucal (ESB) na ESF deverão ser capacitadas para prestar assistência odontológica aos PNE e que estes só deverão ser encaminhados ao atendimento especializado nos casos em que extrapolem esta capacidade . Mas, essa não é a nossa realidade. Ainda há muito que ser feito para que se alcance a equidade da assistência a estes pacientes. O Ministério da Saúde define os PNE como todo usuário que apresente uma ou mais limitações, temporária ou permanente, de ordem mental, física, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser submetido a uma situação odontológica convencional.
A linha de cuidado implica um redirecionamento do processo de trabalho, sendo o trabalho em equipe um de seus fundamentos mais importantes. Esta estratégia de organização da atenção tem como pressuposto o princípio constitucional da intersetorialidade e, por seu potencial de resolutividade, possibilita o surgimento de laços de confiança e vínculo, indispensáveis para melhorar a qualidade das ações e dos serviços de saúde e aprofundar a humanização das práticas (BRASIL, 1989; BRASIL, 2004).
Buscando proporcionar atendimento integral e de qualidade às pessoas com necessidades especiais e ampliar a oferta de serviços às pessoas com deficiência, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 1.341, de 29 de junho de 2012, que criou incentivos adicionais para os CEO que fizerem parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Justificativa

Assistência complementar do Programa Brasil Sorridente com foco na atenção odontológica ao paciente com necessidades especiais em um Centro de Ensino Superior localizado no Município de Linhares.

Objetivo(s):

A proposta é de garantia da continuidade do trabalho realizado na atenção básica, inclusive pelas ESB, estabelecendo o fluxo de atendimento em um sistema de referência e contra referência. Desta forma, a porta de entrada de atenção aos pacientes com necessidades especiais deverá ser a Unidade Básica de Saúde (UBS), que deve buscar que estes pacientes tenham seu atendimento preferivelmente realizado em seu âmbito. Apenas pacientes não colaboradores ou com comprometimento severo devem ser encaminhados para o CEO.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Considerando o grande número de pacientes com deficiências e a dificuldade encontrada para o atendimento odontológico aos mesmos, visto que ainda hoje é um desafio para grande parte dos cirurgiões-dentistas, é fundamental que o meio acadêmico participe da inclusão social desses indivíduos, Sendo assim, existindo uma preocupação em preparar esse acadêmico de Odontologia para esta especialidade, a Faculdade Pitágoras de Linhares /ES, junto com o departamento de saúde bucal, desenvolve a abordagem a esse atendimento, através do ensino, pesquisa e extensão, com finalidade de promover, recuperar e manter a saúde bucal desses pacientes.

Quais os resultados alcançados

A Clínica Integrada de Atenção a Pessoa com Deficiência tem como objetivo , através da disciplina, reabilitar o paciente especial, utilizando de um enfoque preventivo e terapêutico, possibilitando sua integração à sociedade. Para isso são utilizadas atividades preventivas e clínicas.

Considerações finais

Esse tipo de atendimento revelam grande receptividade e envolvimento dos discentes e dos pacientes com todas as atividades propostas, num atendimento integrado a pacientes de várias idades, com diferentes condições especiais, da cidade de Linhares, e oriundos das regiões vizinhas, cumprindo o papel social de uma Instituição de ensino. Complementar a formação do aluno de graduação em odontologia no que se refere aos
conhecimentos gerais de genética, fisiopatologia humana e terapias das diversas alterações sistêmicas que fazem de alguns pacientes, pacientes com
necessidades especiais. Além disso, o aluno em graduação aprenderá a correlacionar as manifestações bucais com o estado geral do paciente, com o
objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no atendimento ambulatorial de pacientes com distúrbios neuro-psico-motores, doenças
infecto-contagiosas, doenças onco-hematológicas e doenças sistêmicas crônicas.

Galeria de Imagens