APSREDES

Ampliação dos atendimentos odontológicos a partir do estabelecimento de um processo de trabalho otimizado e multifacetado com ênfase na educação em saúde para equipe multiprofissional.

Identificação do autor responsável
Nome Município
Maurício Hidemi Shimada Dourados
Autores do relato
Nome Município
Maurício Hidemi Shimada Dourados
Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri Dourados
Contextualização/introdução

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, filial Ebserh (HU-UFGD/Ebserh) localizado no interior do Mato Grosso do Sul (MS) vem se consolidando como polo estratégico na formação de recursos humanos e na produção e na disseminação de ciência e tecnologia na área da saúde. Ao mesmo tempo, constitui-se como referência na assistência pública à saúde da população distribuída em 33 municípios da região da Grande Dourados, incluindo a população indígena e de fronteira (Paraguai), com 187 leitos credenciados.
O HU possui, em seu quadro funcional, 01 cirurgião dentista desde julho de 2014. Inicialmente lotado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto pretendia-se atuar ativamente na prevenção de pneumonias associadas à ventilação mecânica. Contudo, com o passar do tempo, como o quadro de odontologistas manteve-se inalterado, optou-se pela ampliação dos atendimentos por meio da condução de um trabalho tanto operacional quanto educacional, pautado em orientações da equipe multiprofissional.
Assim, o presente trabalho apresenta a evolução do serviço de odontologia e ampliação dos atendimentos odontológicos na instituição, identificando as ações desenvolvidas, desafios, enfrentamentos, resultados alcançados e ações que ainda estão em fase de implementação.

Justificativa

Durante a pandemia do Covid-19, a fim de diminuir o trânsito desnecessário e reduzir o contato e exposição entre as unidades de internação, e manter a cobertura de serviços odontológicos a todas as unidades o modelo de solicitação de interconsulta com as especialidades médicas foi adaptado ao contexto odontológico, com orientações (Protocolo) publicadas em Boletim de Serviço (BS) institucional.
Após a retomada gradual e normalização da rotina, diante da perpetuação de quadro funcional institucional reduzido, (01 cirurgião-dentista) e de acordo com a vivência do profissional de odontologia com a equipe multiprofissional percebeu-se a dificuldade de avaliação da saúde bucal e de entendimento das práticas odontológicas por toda equipe, ressaltando a necessidade de ações de orientação/ educação em saúde de maneira contínua, com profissionais de saúde, acadêmicos e residentes.

Objetivo(s):

Relatar a experiência de implementação, ainda em andamento, de um processo de trabalho otimizado e multifacetado visando a ampliação dos atendimentos odontológicos na instituição com ênfase na educação em saúde/orientações para equipe multiprofissional.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, a respeito da implementação, ainda em andamento, de um processo de trabalho otimizado e multifacetado com ênfase na educação em saúde/orientações para equipe multiprofissional que se encontra em execução com o propósito de ampliação dos atendimentos odontológicos na instituição.
Esse trabalho divide-se em dois momentos: a) ações implementadas; b) ações em andamento

a)Ações Implementadas

●Ampliação dos atendimentos odontológicos:
Foi realizada a mudança de lotação da UTI adulto para a Unidade Multiprofissional para que os atendimentos fossem direcionados para todo o público assistido no Hospital Universitário ao invés de realizar um atendimento direcionado aos pacientes internados na UTI adulto.
Atualmente, o serviço odontológico presta suporte à todas as unidades de internação através de interconsulta por solicitação médica e multiprofissional tanto para auxílio diagnóstico e terapêutico quanto para atendimento às urgências em saúde bucal, além de orientação das demandas por meio de contrarreferência para as Unidades Básicas de Saúde do município de Dourados e macrorregião.

●Ambulatório de odontologia:
O serviço de odontologia contou com um ambulatório para pacientes com necessidades especiais que necessitam de anestesia geral para tratamento dentário. Essa ação está suspensa desde a Pandemia da Covid-19. Todavia, os critérios e fluxos para submissão a anestesia geral para tratamento odontológico preservou-se e mantém-se ativo para a demanda intra-hospitalar.

●Educação em saúde com equipe multiprofissional
Com a realização das interconsultas e a disseminação da importância da solicitação de uma avaliação especializada, identificou-se esse momento como oportuno para realizar pequenas ações de educação em saúde com a equipe multiprofissional presente no posto de trabalho, em especial a equipe de enfermagem, por realizar um cuidado direto e contínuo aos pacientes.
São realizadas orientações de higiene bucal para o paciente acamado/dependente, interações entre as condições de saúde bucal e suas complicações sistêmicas, sinais e sintomas para focos de infecção dentários e periodontais.

●Escalas de visitas:
Com vistas ao aprimoramento e melhoria da qualidade do serviço odontológico prestado na instituição e estabelecer um elo entre o modelo assistencial da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) para a comunidade hospitalar, criou-se uma escala de visitas semanais às Unidades, onde são realizadas, discussões de casos clínicos com acadêmicos, residentes e preceptores dentro das linhas de cuidado.

●Atividades operacionais realizadas
Higiene bucal do paciente acamado: Realização de higiene bucal à beira leito. Durante a higiene bucal é proporcionado aos acadêmicos e cuidadores orientações sobre como proceder a higienização bucal para estes pacientes.
Cirurgias odontológicas: Durante a internação, quando diagnosticado foco de infecção dentário ou periodontal, ou necessidade de auxílio diagnóstico para lesões orais, discute-se com a equipe médica e multiprofissional e familiar quanto a necessidade de tratamento em ambiente hospitalar e suas alternativas de tratamento. Em casos de não necessidade de tratamento em ambiente hospitalar ou de possibilidade de melhor atendimento na atenção básica ou secundária, faz-se a contrarreferência.
Anquiloglossia e frenectomia: Após avaliação de elegibilidade, os recém-nascidos podem ser abordados à beira leito ou em sala de procedimentos, e preferencialmente é ofertado seio materno no pós-operatório para avaliação materna e da equipe sobre a melhora ou não na qualidade de pega e sucção do bebê e se há melhora na dor ou desconforto ao mamar.

b)Ações em andamento

●ebook: Condições mais comuns que necessitam de solicitação de interconsulta odontológica
Durante as discussões clínicas multiprofissionais, foi identificado dificuldade no estabelecimento de uma comunicação assertiva pela existência de terminologias específicas inerentes de cada formação. Para superar a barreira da linguagem e dinamizar a multiplicação do conhecimento, aumentando a cobertura de serviços aos pacientes internados, está sendo produzido um material (ebook) contendo texto informativo, fluxogramas e imagens ilustrando as situações comuns para solicitação de interconsulta odontológica em formato físico e digital.

Quais os resultados alcançados

O principal resultado já alcançado com as interconsultas odontológicas foi uma maior integração do serviço de odontologia hospitalar junto a equipe multiprofissional, acadêmicos e residentes.
O entendimento da transversalidade das ações da PNSB, entre a atenção básica, o Centro de Especialidades Odontológicas e atenção terciária, pela comunidade hospitalar torna mais assertiva as solicitações de interconsultas para casos que necessitem da atenção sob resguardo hospitalar. As visitas e discussões de rotina contribuem para a educação em saúde bucal e reordenação das demandas.
As abordagens para diagnósticos de anquiloglossia e frenectomia realizados no puerpério antes da alta hospitalar contribuíram para a diminuição de internações por desidratação ou transferências entre as unidades Alojamento Conjunto (AC) e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN).
Os Diagnósticos das crianças nascidas com dentes (dentes natais e neonatais) e contrarreferência às Unidades Básicas e/ou anotação no sumário de alta vem prevenindo futuras intercorrências.
Espera-se ainda que a promoção de orientação/ educação em saúde com a equipe multiprofissional e disponibilização e utilização do ebook possa ampliar as avaliações e proporcionar melhor qualidade assistencial.

Considerações finais

Por que essa experiência foi importante?
O amadurecimento dos serviços de odontologia hospitalar possibilita uma abordagem integral nos cuidados em todos os níveis de complexidade, observamos uma quantidade importante de pacientes com demandas em saúde bucal acumuladas e que puderam ser sanadas/melhoradas durante a internação. A integração com as equipes ilustra para a comunidade médica as experiências exitosas de saúde bucal e sua relação com a saúde sistêmica, diminuindo o tempo de internação, resolvendo casos em que a etiologia do comprometimento sistêmico se originaram de focos odontogênicos.
As orientações de Saúde Bucal para a residência multiprofissional têm possibilitado outra ótica nos atendimentos com melhora nas condições de cuidado, dietética e de autoestima para o paciente.
A interação com a odontologia hospitalar durante a formação insere toda a complexidade do programa Brasil Sorridente, possibilita o contato e sensibiliza a equipe para a importância da odontologia hospitalar, fomentando essa visão integrada com a equipe multiprofissional, acadêmicos e residentes. Destarte os futuros profissionais terão experiências que possibilitaram uma nova perspectiva em relação a importância da odontologia hospitalar.

Por que pode ser considerada inovadora?
As ações que já foram e que ainda estão sendo implementadas no serviço de odontologia hospitalar do HU são inovadoras por utilizar conceitos simples que já existem de uma maneira diferente do que vinha sendo realizado no modelo assistencial vigente, ampliando as atividades do profissional de odontologia na formação de profissionais na promoção da saúde bucal e identificação da necessidade de interconsulta odontológica com consequente melhora na performance institucional e mudança gradativa da cultura organizacional em relação ao serviço de odontologia.

Quais as perspectivas de aplicação das práticas desenvolvidas em outros locais ou instituições?
As dificuldades político-institucionais, relacionadas à odontologia hospitalar tanto para o profissional quanto para as equipes são dinâmicas pois dependem do conhecimento da equipe, da transversalidade das ações e do nível de maturidade do serviço percebidos tanto pela comunidade quanto pela gestão. O presente trabalho pode contribuir como exemplo da evolução da temática em nossa instituição e inspiração para as demais, uma vez que a otimização do processo de trabalho multifacetado implementado no HU pode ser replicada em outras instituições da rede onde há um profissional de odontologia.
Análise das principais dificuldades e estratégias de enfrentamento.
Ao longo da implementação das ações que envolveram a otimização do processo de trabalho, houve alguns desafios a serem superados, como:
●Uma cultura institucional incipiente em relação a inclusão da odontologia no cuidado integral ao paciente;
●Falta de conhecimentos da equipe multiprofissional da PNSB e que lesões ou sinais necessitam atenção de saúde bucal;
●Divergência de termos técnicos inerentes a cada profissão que dificultou a comunicação clara e interpretações das informações;
●Quadro funcional institucional reduzido, o que gerou morosidade na implementação das ações e alcance de metas e mudança de realidade além da descontinuidade do serviço em situações de ausências trabalhistas;
●Sensibilização da equipe multiprofissional da importância da saúde bucal, justamente devido a cultura organizacional instituída em relação à odontologia.

Lições aprendidas e recomendações
O entendimento das políticas públicas quanto à gestão do SUS e referência para quais especialidades o hospital é referência muda o tipo de paciente e quais serviços devem ter maior atenção.
A interação interpessoal em um ambiente coletivo, como o hospitalar, ainda é incipiente na formação tradicional em odontologia. A experiência multiprofissional é importante e traz possibilidades de processos de trabalho eficazes e novas abordagens no contexto odontológico.
Além disso, a capacitação contínua é primordial diante da complexidade do ambiente hospitalar que conta com um arsenal terapêutico e tecnológico no entendimento e no planejamento da oferta de serviços odontológicos.

Galeria de Imagens