APSREDES

Agregando tecnologia ao CEO regional para aumento da resolutividade

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
AUGUSTO CESAR SOUSA RAIMUNDO São Gonçalo do Sapucaí
Contextualização/introdução

A odontologia é uma profissão que demanda a utilização de uma quantidade significativa de materiais e equipamentos específicos. Os recursos destinados pelo Ministério da Saúde são, em geral, para custeio das ações não podendo ser direcionados à compra de bens de capital que normalmente são realizadas via emendas parlamentares ou recursos próprios do município. Alguns municípios aderiram às emendas impositivas, das quais 50% são destinadas à saúde o que criou oportunidades de investimento.

Justificativa

O município de Varginha possui um CEO regional que fica responsável por 5 município mas dá apoio a 50 municípios, sendo que compra serviços de imaginologia, principalmente panorâmicas, sendo que não supre a necessidade do serviço.

Objetivo(s):

Adquirir um aparelho de radiografias panorâmicas, com distribuição estritamente digital entre os profissionais.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Foi feito contato com alguns vereadores demonstrando a necessidade do equipamento e a impossibilidade de se adquirir de outra forma. Foi demonstrada a importância que o CEO de Varginha tem, não só no município, mas na região toda. Foi feito um projeto e apresentado.

Quais os resultados alcançados

Um dos vereadores foi convencido a direcionar parte de sua emenda para que a odontologia fizesse a compra. Além disso, a própria secretaria de saúde adaptou a sala com todas as características exigidas pela VISA municipal. Dessa forma, passamos de 10 panorâmicas mensais, para 52 e foi bem no momento da pandemia, onde a indicação era de se fazer raio x com técnica extra bucal.

Considerações finais

O sistema público de saúde exige habilidades múltiplas da gestão, uma delas é a captação de recursos para melhoria do serviço demonstrando a viabilidade, além dos melhores prognósticos alcançados com tecnologias já incorporadas na rotina profissional. Junto a isso é imprescindível que exista uma coordenação proativa que conheça os materiais e equipamentos disponíveis que possam impactar positivamente na atenção à população, sempre respeitando a relação entre custo e efetividade. Por fim, a busca por recursos e meios de financiamento deve ser incentivada uma vez que a odontologia ainda carece de destinação específica e recursos robustos. Por fim, evita deslocamentos desnecessários dos usuários, fazendo-o economizar.

Galeria de Imagens