APSREDES

A INTEGRAÇÃO MULTIPROSSIONAL NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO HOSPITALAR AO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA

Identificação do autor responsável
Nome Município
DIEGO SINDEAUX FIGUEIRA BRASÍLIA
Autores do relato
Nome Município
DIEGO SINDEAUX FIGUEIRA BRASÍLIA
DRYELE FERREIRA FLORES BRASÍLIA
VICENTE DE PAULO GONTIJO BRASÍLIA
ERIKA MAURIENN PINHEIRO DE FRANCO BRASÍLIA
Contextualização/introdução

A ODONTOLOGIA DO HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA CONTA COM VÁRIOS SERVIÇOS INTEGRADOS: CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS, ATENDIMENTO A UTI, RADIOLOGIA, CIRURGIA HOSPITALAR BUCOMAXILOFACIAL E ATENDIMENTO HOSPITALAR AO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA.
OS PROFISSIONAIS QUE ATENDEM OS PACIENTES COM NECESSIDADE ESPECIAL ATUAM TANTO EM NÍVEL AMBULATORIAL QUANTO HOSPITALAR. O QUE POSSIBILITOU UMA MAIOR RESOLUTIVIDADE E ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRAL AO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA. POR ISSO, QUASE A TOTALIDADE DOS PACIENTES ENCAMINHADOS AO HOSPITAL DE SANTA MARIA SÃO ATENDIDOS E TEM SUA DEMANDA ODONTOLÓGICA RESOLVIDA.
NO INÍCIO, HAVIA GRANDE DIFICULDADE NA LOGÍSTICA PARA ALOCAÇÃO DOS PACIENTES COM DEFICIÊNCIA COM NECESSIDADE DE ATENDIMENTO SOB ANESTESIA GERAL, DEVIDO A PRÓPRIA CONDIÇÃO DOS MESMOS: A MAIORIA NÃO CONSEGUIA FAZER CORRETAMENTE OS EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS – IMPOSSIBILIDADE DE REALIZAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA, RADIOGRAFIAS – HAVIAM DIFICULDADES DURANTE A INTERNAÇÃO. A DISPONIBILIDADE DE SALAS DE CENTRO-CIRÚRGICO TAMBÉM ERA UM NÓ CRÍTICO A SER RESOLVIDO.
COM O PASSAR DOS ANOS O SERVIÇO FOI SE FORTALECENDO E SE ESTRUTURANDO. A EQUIPE DE ODONTOLOGIA MELHOROU A COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO COM A EQUIPE DO CENTRO CIRÚRGICO, EM ESPECIAL COM A ANESTESIOLOGIA QUE PASSOU A CONHECER MELHOR O PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO E SUAS LIMITAÇÕES E ESPECIFICIDADES. A INTEGRAÇÃO AMBULATORIAL-HOSPITALAR, CARACTERÍSTICA DO PRÓPRIO SERVIÇO FACILITOU O ENCAMINHAMENTO MAIS ÁGIL E MAIOR RESOLUTIVIDADE DOS CASOS. OS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ESPECIALIDADE AUXILIAM SEMPRE QUE POSSÍVEL EM CASOS MAIS COMPLEXOS DOS PACIENTES EM SUAS DEVIDAS ESPECIALIDADES – EXTRAÇÃO DE DENTES INCLUSOS, TRATAMENTO ENDODÔNTICO, CIRURGIA PERIODONTAL, BIÓPSIAS E TRATAMENTO DE CISTOS E TUMORES ODONTOGÊNICOS.
HOJE, A EQUIPE DO LABORATÓRIO ESTÁ MAIS PREPARADA PARA O ATENDIMENTO DO PCD, A INTERNAÇÃO APRENDEU A MANEJAR MELHOR E FACILITAR A ENTRADA E PERMANÊNCIA DOS PACIENTES NO HOSPITAL, A EQUIPE DE ANESTESIOLOGIA FAZ AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA DENTRO DOS LIMITES DE CADA PACIENTE JUNTO A EQUIPE DE CARDIOLOGIA DO HOSPITAL. RESULTANDO NO AUMENTO DA QUANTIDADE E MELHORA NA QUALIDADE DOS ATENDIMENTOS. TORNANDO-SE REFERÊNCIA PARA O ATENDIMENTO HOSPITALAR AO PCD DE TODO O DISTRITO FEDERAL.

Justificativa

BUSCAR A DISSOLUÇÃO DOS NÓS CRÍTICOS QUE IMPEDIAM O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRAL AOS PACIENTES COM DEFICIÊNCIA NO DISTRITO FEDERAL.

Objetivo(s):

– POSSIBILITAR A INTEGRALIDADE DO ATENDIMENTO
– AUMENTAR A RESOLUTIVIDADE DOS CASOS
– PROMOVER A INTEGRAÇÃO DO SERVIÇO COM OUTRAS ESPECIALIDADES
– OFERECER MAIOR QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PCD

Metodologia e atividades desenvolvidas

A INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE A ODONTOLOGIA E OS OUTROS SETORES DO HOSPITAL ENVOLVIDOS NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA PROPORCIONOU UMA MAIOR RESOLUÇÃO DOS CASOS. O ESTUDO DE CASOS E PLANEJAMENTO CONJUNTO E INDIVIDUALIZADO A CADA NECESSIDADE INDIVIDUAL QUE SE APRESENTAVA POSSIBILITOU UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM PROBLEMAS E DISSOLUÇÃO DOS NÓS CRÍTICOS QUE IMPEDIAM A REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS.

Quais os resultados alcançados

O AUMENTO NO NÚMERO DE PACIENTES COM DEFICIÊNCIA COM NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO HOSPITALAR ATENDIDOS NO DISTRITO FEDERAL. COM ESSA EXPERIÊNCIA A INTEGRAÇÃO DA ODONTOLOGIA COM OS OUTROS SETORES DO HOSPITAL SE FORTALECEU O QUE POSSIBILITOU UM ATENDIMENTO MAIS HUMANIZADO AO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA.

Considerações finais

ESTA EXPERIÊNCIA FOI IMPORTANTE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES. HOUVE VÁRIOS EXEMPLOS DE PACIENTES QUE NUNCA TIVERAM A OPORTUNIDADE DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DURANTE TODA A SUA VIDA E QUE CONSEGUIRAM O ATENDIMENTO INTEGRAL NO HOSPITAL DE SANTA MARIA. HOUVE TAMBÉM UM AUMENTO IMPORTANTE NO NÚMERO DE ATENDIMENTOS A PACIENTES ESPECIAIS EM NÍVEL HOSPITALAR O QUE DIMINUIU A DEMANDA DE TODO O DISTRITO FEDERAL. ISSO SÓ FOI POSSÍVEL DEVIDO AO TRABALHO EM EQUIPE DE TODO O PESSOAL ENVOLVIDO DIRETA OU INDIRETAMENTE COM O ATENDIMENTO DO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA NO HOSPITAL, EM ESPECIAL A EQUIPE ODONTOLÓGICA, MÉDICA E DE ENFERMAGEM.

Galeria de Imagens