APSREDES

A influência da pandemia de COVID-19 no perfil de solicitações de interconsultas odontológicas no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Identificação do autor responsável
Nome Município
Carla Welch da Silva Fortaleza
Autores do relato
Nome Município
Eliardo Silveira Santos Fortaleza
Maria Franciele Soares Matos Fortaleza
Mariane Chaves Gomes Fortaleza
Ivyna Maria Cardins Falcão Fortaleza
Carla Welch da Silva Fortaleza
Contextualização/introdução
A pandemia de COVID-19 mudou completamente a realidade dos serviços de Saúde. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF) existe um sistema em que todas especialidades médicas podem solicitar interconsultas. Sendo assim, o serviço de Odontologia Hospitalar percebeu essa mudança pela alteração do perfil de interconsultas solicitados no período trans-pandemia comparado ao pré-pandemia.
Justificativa
Notou-se que os pacientes acometidos pela COVID-19 apresentavam alterações bucais e como o HGF já possuía um sistema informatizado instalado, com isso optou-se por fazer uma comparação do período pré-pandemia e trans-pandemia.
Objetivo(s):
Avaliar a quantidade de solicitação de pareceres médicos ao serviço de odontologia do Hospital Geral de Fortaleza em período equivalente ao da pré e trans pandemia COVID-19 no ano de 2019; Avaliar quais especialidades médicas e com que frequência as interconsultas foram solicitas durante os períodos supracitados; Verificar o tempo de resposta dos pareceres odontológicos para o serviço.
Metodologia e atividades desenvolvidas
Foi utilizado o sistema ARS VITAE para obtenção das informações a respeito das solicitações de interconsultas do período de 19 de março e finalizou em 16 de agosto de 2019, pré-pandêmico, e 19 de março a 16 de agosto de 2020, trans-pandêmico. Esses dados foram tabulados em uma planilha padrão do Microsoft Excel e a analise estatística foi obtida por meio dos teste exato de Fisher ou qui-quadrado de Pearson.
Quais os resultados alcançados
Um total de 1437 interconsultas foram avaliadas, a maioria no período pré-pandêmico (n=881) e apenas 556 no período pandêmico. Nessa pesquisa evidenciou-se que a maioria dos pacientes eram do sexo feminino, acima de 60 anos. A especialidade que mais solicitou interconsulta foi a clínica médica, e em 93% dos pareceres os pacientes foram avaliados a beira leito. De maneira geral verificamos que houve um aumento na solicitação de pareceres odontológicos no período pré-pandemia comparado ao período trans-pandemia e com isso a demanda de trabalho da equipe de odontologia hospitalar aumentou. Sendo assim, houve um maior contato e diálogo entre a equipe de odontologia hospitalar e a equipe multiprofissional e médica. Portanto, os objetivos foram atingidos.
Considerações finais
Essa experiência é importante para delinear a média de interconsultas que respondemos, saber qual a especialidade médica que mais solicita nossa avaliação. Nosso sistema permite que as interconsultas fiquem registradas e permite que o parecer seja enviado independente da área em que o profissional está no hospital. Como são poucos os hospitais que possuem um sistema informatizado à sua disponibilidade, esse fluxo fica inviável. Dificuldades: A equipe teve que ser reduzida pelo problema de saúde publica que estava sendo vivido. Lições: Notou-se uma melhor descrição clínica odontológica ao solicitar os pareceres, fazendo que a equipe dê uma resposta ágil e efetiva.
Galeria de Imagens