APSREDES

A IMPORTÂNCIA DA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA DIGITAL E SEU ACOLHIMENTO VIA CHAT BOX NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Identificação do autor responsável
Autores do relato
Nome Município
Rodrigo Maraccini Franco Barra Velha
adriana cristina silveira pereira franco massaranduba
luciana lourenço ribeiro lençois paulista
Contextualização/introdução

Atualmente o município de Barra Velha/SC apresenta o atendimento radiológico digital em uma UBS/Pedras Brancas. Foi proposto este modelo com vistas a favorecer mais rapidamente o diagnóstico odontológico dos demais profissionais e servir a regulação dos serviços especializados, sejam pacientes em caráter de urgência ou demanda espontânea. Verificando se também a real necessidade dos procedimentos serem executados em centros especializados (CEO) ou na Atenção Básica e análise da capacidade resolutiva de cada Cirurgião-dentista em relação aos seus pacientes. Alguns dos protocolos do CEO demandam a apresentação das imagens radiográficas para facilitar o atendimento, e em alguns casos, os pacientes acabavam perdendo quando executadas da forma analógica. Outra desvantagem deste modelo anterior é danificar a imagem conforme o armazenamento e a qualidade de revelação. Assim, o investimento e proposição deste modelo digital visou um atendimento mais eficiente, com menor tempo de execução da tomada radiográfica, maior qualidade da imagem, o que por si só, favoreceria o diagnóstico pelo profissional. Também, encontrou-se excelentes resultados em satisfação do usuário e na agilidade do atendimento, executado de forma digital e com comunicação via CHAT BOX, desde o acolhimento à entrega do exame. Assim, essa experiência exitosa do nosso município demonstrou ser de rápida implementação no setor de Odontologia gerando enorme satisfação do usuário e economia em relação ao modelo anterior.

Justificativa

O presente modelo de acolhimento e encaminhamento de entrega do arquivo digital do rx odontológico e respectiva pesquisa de satisfação do usuário via chat box, justifica se por agilizar o atendimento descentralizado das UBS, com um recurso mínimo que amplia o acesso ao exame que muitas vezes o município não pode ter em todas as unidades de forma adequada. Tanto por custos altos relativos às exigências sanitárias, como também aos encargos trabalhistas e passivos gerados caso fosse disponibilizado em todas as UBS.

Objetivo(s):

O objetivo deste modelo digital de atendimento radiológico em odontologia, associado ao acolhimento do paciente via Chat Box, foi propiciar maior agilidade e qualidade no diagnóstico com imediatismo necessário que alguns casos clínicos requerem e contribuir para uma melhor rotina de atendimento dos usuários nas unidades de saúde com introdução de comunicação de saúde digital, refletindo na satisfação do usuário em relação ao acolhimento e resolução da necessidade odontológica. Também ser um modelo que gera menor exposição radiológica ao paciente, menores custos sanitários e por ser menos poluente.

Metodologia e atividades desenvolvidas

Da mesma forma que utilizamos o chat box para receber os encaminhamentos dos pacientes e enviar as radiografias, usamos o mesmo veículo de comunicação como metodologia para avaliar a satisfação do paciente e sua percepção em relação a inovação do serviço e o processo deste trabalho na odontologia,. Para tanto, foi formulado um questionário com 5 perguntas e uma escala numérica de resposta com opções: 1.Bom, 2.Regular e 3.Ruim.
As mensagens da pesquisa foram encaminhadas via Chat box do mesmo serviço, correspondentes aos encaminhamentos no período de 01 março a 07 abril de 2022 (37 mensagens). descritas abaixo:
Prezado paciente ou responsável peço por gentileza contribua com o aprimoramento de nossos serviços participando desta breve pesquisa de satisfação atribuindo uma opção a cada item perguntado, sendo 1. Bom , 2. Razoável , 3. Ruim ( ex: 11231). Agradecemos desde já sua preciosa colaboração e seguem as perguntas abaixo :
A.Como avalia a marcação e execução da radiologia odontológica do município ?
B.Como avalia o exame odontológico radiológico do município?
C.Acredita que o exame digital propiciou rapidez no atendimento na sua UBS?
D.Acredita que o exame radiológico digital facilitou ou facilitará a resolução do seu caso? E. Diante os demais atendimentos realizados no município como avalia o atendimento radiológico odontológico digital?

Quais os resultados alcançados

Conforme o envio, responderam através de mensagens 32 pacientes ou responsáveis perfazendo 86,5% dos usuários no período avaliado. Conforme a escala de respostas numérica temos os seguintes resultados :
A.100% CONSIDERARAM BOM a marcação e execução da radiologia; odontológica do município;
B.96,29% CONSIDERARAM BOM exame odontológico radiológico do município C. 100% CONSIDERARAM BOM o exame digital propiciar rapidez no atendimento na sua UBS
D.96,29% CONSIDERARAM BOM o exame radiológico digital facilitar a resolução do seu caso
E.100% CONSIDERARAM BOM o atendimento radiológico odontológico digital comparados a outros atendimentos realizados no município;

Considerações finais

A radiologia digital odontológica com acolhimento e distribuição via Chat box contribuiu significativamente para satisfação do usuário na percepção da otimização e reorganização dos processos de trabalhos na odontologia do município, desde o acolhimento, entrega dos exames à resolução do caso clínico. Também podemos considerar que gerou economia de recursos destinados a compra de materiais, regularizações sanitárias, descarte lixo radiológico em comparação ao modelo analógico de revelação. Por ser uma experiência que demonstrou ser totalmente viável e um modelo de rápida implantação, acessível a todos os municípios e caracterizando-se como uma forma de introdução de Saúde Digital na Atenção Básica, sugerimos como próximo passo, que os prontuários eletrônicos que alimentam a base SUS habilitem acesso destes arquivos digitais de imagem em seus sistemas, corroborando com o diagnóstico em qualquer nível de atenção.

Galeria de Imagens