APSREDES

A CONTINGÊNCIA NECESSÁRIA DO AMBULATÓRIO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL NO HOSPITAL GERAL DE LINHARES: a experiência de um hospital público municipal da região sudeste.

Identificação do autor responsável
Nome Município
Luis Fernando Gamboni Mello Linhares
Autores do relato
Nome Município
Luis Fernando Gamboni Mello Linhares
Itamar Francisco Teixeira Linhares
Denize Dantas Cardoso Linhares
Contextualização/introdução

Desde que foi implantado o serviço de odontologia no Hospital Geral de Linhares (HGL), em 2006, para o atendimento de pacientes com necessidades especiais, outras demandas odontológicas foram sendo incorporadas pelas características dos cirurgiões dentistas especialistas lotados no consultório dentário localizado no pronto socorro daquele hospital. Os pacientes com cardiopatias, hemofilia e com necessidade em estomatologia, entre outros, passaram a fazer parte do escopo assistencial daquele hospital.
Os traumas na região de cabeça e pescoço ocorridos no município e dos acidentes automobilísticos ao longo da rodovia BR 101, que atravessa a cidade de Linhares-ES de norte a sul, passaram a ser referenciados para o consultório de odontologia do HGL, além das urgências e emergências odontológicas e de outras demandas.
A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, por ser uma especialidade da odontologia que atua cirúrgica e conservadoramente nas diversas áreas do saber odontológico, passou a ser, gradativamente, mais um serviço oferecido pelo hospital, pela equipe de cirurgiões-dentistas lotados ali, devido à experiência adquirida de trabalho no pronto socorro, ao longo dos anos.
Assim, com a adaptação, remanejamento e aquisição de novos profissionais para a equipe de profissionais, o hospital passou a oferecer intervenções cirúrgicas em traumatologia e estomatologia e, de forma sistemática, aqueles traumas que poderiam ser conduzidos de forma conservadora no ambulatório de saúde bucal.
A partir de 2019, foi contratado um profissional cirurgião bucomaxilofacial para dar suporte, mentoria e supervisão das demandas de trauma e foi criado, ainda que forma contingencial e necessária, o ambulatório de cirurgia e traumatologia do HGL.

Justificativa

A justificativa de implantação do ambulatório de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial foram as contingências requeridas pelas necessidades das demandas crescentes em serviços odontológicos mais complexos, especializados e hospitalares no município e pela escassez de serviços advindos da regulação das referências estaduais para esse serviço.
A motivação para o desenvolvimento desse serviço foi, portanto, demandada a partir dos acidentes e acometimentos de afecções e infecções e das neoplasias na região face das pessoas do município e região. Os traumas, demanda crescente devido o aumento da violência no país, têm aumentado no município. Os traumas mais comuns são quedas de idosos e crianças, vítimas de agressões e acidentes motociclístico, automobilísticos e ciclísticos, fraturas de mandíbula, maxila, nariz e zigoma, órbita, entre outros.
As demandas de estomatologia e as infeciosas, de patologias da cavidade bucal e seus órgãos anexos, tais como glândulas salivares, ossos e tecidos moles da face passaram a ser requeridas à equipe do serviço de odontologia para investigações, diagnósticos e tratamentos, com a finalidade de fomentar apoio multidisciplinar às equipes médicas, de enfermagem, das rotinas das enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva, para seguimento de odontologia hospitalar, assim como para as demandas externas ao ambiente interno do hospital, oriundas dos encaminhamentos externos e de demandas espontâneas.

Objetivo(s):

Os objetivos são oferecer um serviço integral de atenção à saúde bucal em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e estomatologia no ambulatório de CTBMF do Hospital Geral de Linhares (HGL), com acesso, acolhimento, humanização e resolutividade de muitos casos dessa especialidade, impedindo que os pacientes façam grandes deslocamentos para outros municípios a procura desses serviços.
Criar precisão em referência e contrarreferência para os encaminhamentos para tratamentos e cirurgias bucomaxilofacial, estomatológicas e oncológicas da região de cabeça e pescoço, pois os pacientes, antes do encaminhamento, recebem a avaliação de uma equipe odontológica habilitada e especializada no próprio hospital.
Acolher, diagnosticar e tratar pacientes com demandas infecciosas, estomatológicas, comprometidos sistemicamente, com necessidades especiais, acamados, internados e vítimas de traumas na face e região de cabeça e pescoço, oriundos de demandas espontâneas ou encaminhados, principalmente para apoio técnico aos profissionais da atenção primária em saúde (APS).

Metodologia e atividades desenvolvidas

O atendimento ao paciente é realizado no ambulatório de CTBMF, a partir do encaminhamento interno pelo médico plantonista ou pelo profissional assistente das enfermarias, sala de emergência e UTIs e, ainda, por aqueles encaminhados da APS ou provenientes de demandas espontâneas do pronto socorro.
Os politraumatizados são atendidos concomitantemente por equipe multidisciplinar, médica, odontológica e de enfermagem e equipe cirúrgica de plantão do pronto socorro do hospital. Após a estabilização hemodinâmica e dos sistemas fisiológicos, a internação, a consulta da equipe odontológicas, os casos de traumas na face permanecem no ambulatório de CTBMF para condução clínica, internação para tratamento, proservação, encaminhamento ou alta.
Os pacientes de estomatologia clínica têm o mesmo tipo de condução das provenientes de trauma e, aqueles oncológicos, em vários casos, se faz necessária a realização de biópsia e são encaminhados para centros especializados de tratamento.
Os muitos casos de pacientes com distúrbios da articulação temporomandibular (DTM) tem uma demanda aumentada e exigem uma atenção especial, uma vez que trata as alterações dessa articulação, que podem ter origem em alterações de oclusão dentária, stress, ausências dentárias, hábitos parafuncionais, distúrbios sistêmicos e reumatológicos, entre outros. Esses pacientes são tratados e proservados pela equipe do ambulatório de odontologia e, nos casos cirúrgicos, encaminhados para as referências estaduais.
No ambulatório foram mantidos os serviços de cirurgia oral menor que tem como os procedimentos as exodontias dos distúrbios de erupção do terceiro molar, extrações simples e complexas, excisão de fenômenos de retenção de glândulas salivares e cistos, além das biópsias, remoção de dentes inclusos, supranumerários, cirurgias apicais, tracionamentos ortodôntico-cirúrgico, reimplantes dentários, acesso à polpa dentária, alívio cirúrgico de dor, frenectomias preventivas ou corretivas de língua e lábio. As drenagens de abcessos, tratamento de hemorragias, pericoronarites, alveolites, remoção de corpo estranho e intercorrências na região de cabeça e pescoço e dos ossos próprios da face, também são amplas demandas do ambulatório.
Ainda, o ambulatório do HGL faz o atendimento de vítimas de trauma e de suas sequelas, das deformidades esqueléticas, diagnósticos das síndromes que acometem o crâneo, doenças maxilofaciais e atendimento odontológico por anestesia geral ao paciente com necessidades especiais.

Quais os resultados alcançados

O Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no HGL trouxe tranquilidade aos pacientes e segurança para as equipes de saúde do hospital, que passou a contar com apoio contínuo e resolutivo dos procedimentos cirúrgicos e conservadores odontológicas. A gestão passou a contar com o atendimento integral da população e com a ampliação da rede de serviços em saúde bucal.
O aporte de novos profissionais e a extensão do serviço para 24 horas trouxeram a oportunidade de maior acesso da população aos serviços, incrementando uma maior possibilidade de resolutividade das demandas estomatognáticas do hospital e frentes de trabalho e maior empregabilidade para profissionais de saúde bucal.
As equipes médicas e de enfermagem puderam contar, portanto, com o apoio e mentoria da equipe de odontologia para auxiliar em suas demandas, de forma multidisciplinar e colaborativa, em uma dinâmica relação de confiança pelo compartilhamento dos saberes, diagnósticos e recursos terapêuticos.
Linhares é um município localizado ao norte do Espírito Santo, no interior do estado, com uma população média de 190 mil habitantes e com vários municípios circunvizinhos dependentes de suas ofertas de serviços e que necessitava de um serviço ambulatorial de CTBMF anexo ao único hospital público do município.
Portanto, os objetivos de ampliação do acesso, resolutividade das demandas, integralidade de cuidados, regulação, referência e contrarreferência de casos complexos, acolhimento à população local, humanização dos serviços, apoio e colaboração, incremento e suporte aos serviços de saúde bucal e da odontologia hospitalar do HGL foram atingidos com a implantação e implementação do ambulatório de CTBMF.

Considerações finais

A experiência foi inovadora e considerada importante, porque trouxe uma mudança de paradigma operacional dentro do hospital. O ambulatório de CTBMF traz a metodologia e filosofia de trabalho colaborativa, concêntrica multidisciplinar para o corpo clínico do hospital, refutando a independência de atuação das especialidades. Traz a ideia de trabalho coletivo e concomitante, operacionalmente colaborativo e intimamente ligado às rotinas das equipes, clínica ampliada, cuidado integral e centrado na pessoa. Traz a visão integrativa do ambiente hospitalar e do enfermo, atuando nos seus determinantes de saúde-doença e nos seus impeditivos da evolução terapêutica.
Inicialmente, criado por necessidades contingenciais, o ambulatório de CTBMF se tornou permanente, estruturado e muito necessário para o hospital, para as equipes de saúde e para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas demandas são imprescindíveis e expõem a alta dependência da população desses serviços em seu território, doravante.
O desafio, agora, é manter esse ambulatório ativo, atendendo às necessidades da população e das equipes de saúde, fornecendo segurança operacional e sanitária ao território, assim como bem-estar e qualidade de vida à população do município e região.
As dificuldades de manutenção desse serviço podem ser sanadas com o apoio dos gestores, criando estratégias de enfrentamento responsável para a sedimentação desse serviço de saúde bucal, como uma política pública necessária e importante para o Hospital Geral de Linhares e para a população linharense.
As lições aprendidas foram que as equipes do hospital e os profissionais da odontologia passaram a atuar de forma multi e interdisciplinar, atendendo à universalidade dos pacientes do hospital, promovendo cuidado odontológico integral, humanização dos serviços de saúde, a todo e a qualquer tempo, independente dos níveis de atenção e de complexidade dos procedimentos e a percepção de que a saúde bucal e a odontologia hospitalar são imprescindíveis para a continuidade dos cuidados em saúde coletiva.
Por fim, é recomendatório que os hospitais públicos dos municípios brasileiros criem ou ampliem os seus serviços de odontologia hospitalar e ambulatoriais em saúde bucal, para atenderem as afecções da face e a cabeça e o pescoço. A experiência exitosa do município de Linhares-ES de criação dos serviços odontológicos no HGL expõe a simples possibilidade real do benefício de manutenção e recuperação da saúde humana e do enorme ganho que esse serviço proporciona para a população, profissionais de saúde e, principalmente, para os gestores.

Galeria de Imagens