SOBRE O EpiLab

O Laboratório de Inovação em Saúde – Iniciativas Educacionais em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde (EpiLab) é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (CGDEP/Daevs/SVSA/MS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) que considera o papel estratégico da epidemiologia aplicada nas práticas de vigilância em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A OMS destaca a formação em epidemiologia como um componente essencial para o fortalecimento dos sistemas de saúde públicos. Porém, a carência de conhecimento sobre metodologias bem-sucedidas de formação em epidemiologia, aplicadas aos serviços de saúde, dificulta a formulação de estratégias efetivas. Por isso, considerando a atribuição do Daevs/SVSA/MS de formar recursos humanos em epidemiologia, o EpiLab busca sistematizar iniciativas educacionais em epidemiologia já implementadas ou em andamento no âmbito do SUS e compartilhar experiências bem-sucedidas.

OBJETIVOS DO EpiLab

O EpiLab tem como objetivo mapear as iniciativas educacionais em epidemiologia aplicada, desenvolvidas por instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos em todo o território brasileiro, para sistematizar esses saberes e construir um panorama das práticas de formação profissional em epidemiologia que estão sendo desenvolvidas no âmbito do SUS, possibilitando o compartilhamento de experiências e a reprodução em contextos sociais e sanitários semelhantes.

Poderão participar trabalhadores(as) e gestores(as) de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. As iniciativas poderão ser apresentadas de forma colaborativa, articulando diferentes organizações ou instituições, e devem tratar de iniciativas desenvolvidas com foco na qualificação de estudantes, trabalhadores(as) e gestores(as) para o fortalecimento do uso prático da epidemiologia no âmbito do SUS.

O que queremos

  • Iniciativa educacional implementada nos últimos 6 anos (2020-2025), em qualquer Unidade Federativa do Brasil;
  • Possuir carga horária mínima de 20 horas;
  • Voltada para a qualificação de estudantes, trabalhadores(as) e gestores(as) do SUS para aplicação da epidemiologia nas ações do serviço de saúde;
  • Iniciativas educacionais que contenham a epidemiologia como tema central, com contribuição direta para a prática de ações em vigilância em saúde;
  • Iniciativas já implantadas, em andamento ou finalizadas na data de publicação deste edital;
  • Iniciativas desenvolvidas para o SUS;
  • Iniciativas que contribuam para o fortalecimento das capacidades locais e regionais de vigilância em saúde para enfrentamento dos problemas de saúde pública;
  • Resultados concretos, ainda que parciais.

O que não queremos

  • Iniciativas planejadas, que ainda não foram implantadas;
  • Capacitações de curta duração e sensibilização, como oficinas, palestras, workshops, webinários e outros com carga horária menor a 20 horas;
  • Formações focadas apenas em atividades teóricas que não contribuam para mudanças nas práticas profissionais ou não sejam aplicáveis ao SUS;
  • Experiências limitadas à vigilância específica de algum agravo ou doença;
  • Experiências de funcionamento ou implementação de vigilância epidemiológica em salas de situação em saúde.
Eixo 1 – Formação acadêmica em epidemiologia aplicada

Iniciativas educacionais em epidemiologia, realizadas por meio de cursos técnicos, de graduação, extensão universitária, pós-graduação lato sensu (especialização e residência) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Essas iniciativas devem ter como foco o desenvolvimento de competências e oferecer subsídios para a aplicação direta dos conhecimentos na prática profissional em qualquer nível de atenção à saúde no âmbito do SUS.

Formação de trabalhadores(as) em situações práticas, desenvolvidas no próprio território, com atuação em análise epidemiológica da situação de saúde, coleta e interpretação de dados, com foco em resposta a surtos e a emergências em saúde pública. Objetiva o desenvolvimento de competências em epidemiologia em tempo real de forma integrada aos serviços do SUS.

Formação de trabalhadores(as) para qualificação contínua, com atuação em análise epidemiológica, a partir da observação, coleta de dados, análise e interpretação sobre situação de saúde, com foco em planejamento, implementação e avaliação de medidas em saúde pública.

Formação para gestores(as) e possíveis gestores(as) do SUS, voltada para a aplicação de conhecimento da epidemiologia, gestão de dados e sínteses de evidências para análise de situação de saúde, planejamento e avaliação de ações no contexto da tomada de decisão.

Como se inscrever

Acesse o tutorial: passo a passo para realizar a inscrição

Link para inscrição: Acesse aqui
08 de outubro de 2025
Abertura do Edital
08 de outubro de 2025
08 de outubro a 07 de novembro de 2025
Período de inscrições
08 de outubro a 07 de novembro de 2025
10 de novembro a 26 de novembro de 2025
Etapa de homologação
10 de novembro a 26 de novembro de 2025
27 de novembro de 2025
Resultado preliminar da etapa de homologação
27 de novembro de 2025
28 de novembro de 2025 a 01 de dezembro de 2025
Recurso da etapa de homologação
28 de novembro de 2025 a 01 de dezembro de 2025
04 de dezembro de 2025
Resultado final da etapa de homologação
04 de dezembro de 2025
05 de dezembro de 2025 a 13 de janeiro de 2026
Etapa de classificação
05 de dezembro de 2025 a 13 de janeiro de 2026
14 de janeiro de 2026
Resultado preliminar da etapa de classificação
14 de janeiro de 2026
15 a 16 de janeiro de 2026
Recurso da etapa de classificação
15 a 16 de janeiro de 2026
21 de janeiro de 2025
Resultado final da etapa de classificação
21 de janeiro de 2025
Primeiro semestre de 2026
Apresentação das iniciativas educacionais em webnário
Primeiro semestre de 2026
Primeiro semestre de 2026
Organização da publicação das experiências selecionadas
Primeiro semestre de 2026
Publicação do documento técnico contendo relato das experiências oriundas do EpiLab
Segundo semestre de 2026
Publicação do documento técnico contendo relato das experiências oriundas do EpiLab

E-mail para dúvidas

Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)

Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (CGDEP/Daevs/SVSA/MS)