APSREDES

Teleconsulta como alternativa metodológica para a assistência à mulher no processo de amamentação durante o enfrentamento a COVID-19

Tema do relato:
Ações da Enfermagem para o enfrentamento da pandemia da COVID-19

Sua experiência está relacionada a que área:
Atenção em saúde

Instituição onde a experiência se desenvolve/desenvolveu (serviço/instituição)
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes- Universidade Federal do Espírito Santo

Autor(es) Principal
Lucimar Andrade Cardoso Muri
Autor(es)
Cândida Caniçali Primo
Fabíola Zanetti Resende
Janaína de Alencar Nunes
Míriam Carmo Rodrigues Barbosa
Mônica Barros de Pontes
Sandra Willéia Martins

Situação atual da experiência
Em estágio avançado de execução

Data de início da experiência
2020-10-05

Contextualização/introdução
O Centro de Referência Estadual de Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (CRE-BLH/HUCAM) é um serviço especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, mediante atendimento clínico às mulheres com dificuldades na amamentação, captação do leite humano doado, pasteurização e distribuição desse leite humano com prioridade para os bebês prematuros internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). Diante do período longo de pandemia do Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), as rotinas do BLH/HUCAM foram reestruturadas para garantir o atendimento de qualidade e de forma segura às doadoras de leite humano, nutrizes, lactentes, família e equipe de saúde. Uma alternativa está sendo o uso da Telessaúde da Instituição. Desde maio de 2020, o CRE-BLH/HUCAM realiza as tele consultas em tempo real, por videoconferência, três ou mais vezes por semana, com a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiras e médica do CRE-BLH/HUCAM, em parceria com docentes e discentes da graduação de Enfermagem, Fonoaudiologia e Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo ( UFES). A proposta é diminuir a circulação e aglomeração de pessoas, mas com a garantia da continuidade da assistência, identificar precocemente as intercorrências mamárias, sanar dúvidas e oferecer a promoção do aleitamento materno, evitando desta forma o desmame precoce e o deslocamento da família até o hospital.
A Telessaúde é uma ferramenta muito utilizada como veiculo de conexão do conhecimento permitindo que atividades de relação a saúde e o cuidado, sejam realizadas a distância. A Resolução COFEN n. 634/2020 autoriza e normatiza a telenfermagem e os meios eletrônicos utilizados na prática da teleconsulta por enfermeiros nas dimensões assistencial, educacional e ou de pesquisa (COFEN, 2020). Neste sentido, inovamos com a experiência de atendimento na modalidade virtual por teleconsulta para atender os requisitos de garantir a continuidade da assistência às puérperas e nutrizes e realizar sensibilização para doação de leite humano de forma segura e com qualidade no atendimento. A motivação para realizar essa estratégia assistencial decorreu de uma baixa procura assistencial das mulheres lactantes e doadoras, no auge da pandemia COVID-19, em função do medo de se deslocarem até o Hospital. Neste sentido, buscamos a teleconsulta como uma estratégia para não deixarmos as usuárias do serviço desassistidas no processo da amamentação. A relevância do estudo repousa na intenção de gerar dados e fontes documentais que fortaleçam o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na assistência de enfermagem, transpondo barreiras, sobretudo as geográficas, para que a informação e o cuidado cheguem à toda população.
Relatar uma vivência obtida pela equipe multiprofissional do Banco de Leite Humano/CRE-BLH/HUCAM com a teleconsulta/teleduação como parte das atividades assistências durante a pandemia COVID-19.
Trata-se de um Relato de experiência, onde foram realizados 305 atendimentos virtuais a usuários do BLH na grande Vitória. A estratégia nos permitiu atender as clientes e seus familiares com discussões clínicas, monitoramento e devolutiva ao cliente através do método a distancia. Respeitando o Decreto n. 9795/2019 que estabeleceu as diretrizes para a telessaúde no Brasil e a Resolução COFEN 634/2020 que normatiza o teleatendimento no contexto da pandemia COVID-19, utilizamos os princípios fundamentais para prestação do cuidado integral, conforme fluxo de atendimento descrito: O agendamento é realizado por telefone, a avaliação inicia-se com escuta qualificada do enfermeiro para triagem do tipo de atendimento (online ou presencial). Realiza-se uma ficha de pré cadastro no serviço com os dados pessoais e e-mail da cliente. Após consentimento verbal é enviado por e-mail ou whatssap o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o termo de uso de imagem que precisam ser respondidos e assinados antes da consulta. Em seguida é enviado o passo a passo para baixar a plataforma Teams, e a mulher recebe o link para acessar a teleconsulta no dia e horário agendado. Para que ocorra a interação, as clientes utilizam os seus computadores pessoais, tablets ou smartphones da sua própria residência com câmera. No momento da teleconsulta a equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, fonoaudióloga, nutricionista, médico e graduandos /residentes, se revezam e realizam o acolhimento virtual, e as clientes compartilham as suas queixas, angústias e dificuldades encontradas na amamentação, cabendo aos profissionais de saúde, nesta ocasião, realizar uma escuta diferenciada com o cuidado de assegurar a conduta adequada individualmente. Quando há a necessidade de intervenção especializada, a equipe do CRE-BLH/HUCAM disponibiliza a consulta presencial, e os profissionais de saúde realizam os procedimentos necessários para garantir a biossegurança de todos no Setor. Todas as mulheres atendidas no Serviço de Telessaúde possuem um prontuário eletrônico e as evoluções clínicas são realizadas após cada sessão.
Essa metodologia permitiu as usuárias acesso a um acompanhamento especializado no processo da amamentação não ficando desassistidas perante as primeiras dificuldades da maternagem. Também proporcionou a continuidade da integração serviço, ensino e comunidade com a presença remota de discentes e docentes contribuindo na continuidade do aprendizado e formação profissional. Foram realizadas até o presente momento 305 atendimentos por teleconsultas, com média de 22 consultas online por mês, no período de maio de 2020 a outubro de 2021. As queixas principais foram: dúvidas quanto a capacidade materna de amamentar; dificuldades anatômicas e fisiológicas na amamentação; preparo de gestante para amamentação. Os serviços prestados nessa modalidade foram: atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento/seguimento e diagnóstico, com acolhimento e escuta qualificada, apoio no processo de amamentação e sensibilização para doação de leite humano, sendo agendado o atendimento presencial quando necessário.
O atendimento por teleconsulta diminui a circulação de pessoas no serviço, mostrando ser um recurso eficiente para a manutenção do atendimento à clientela que procuram ajuda no BLH. Proposta inovadora de consulta online, utilizando recursos audiovisuais, bonecos e outros materiais necessários. Desta forma, possibilita ofertar atendimento remoto com a mesma qualidade que o atendimento presencial, demonstrando ser um recurso eficiente na área da promoção e apoio ao aleitamento materno. O atendimento por teleconsulta propicia atendimento de pessoas mais distantes, com dificuldades de locomoção, e acredita-se que com os resultados positivos adquiridos no nosso serviço, sirva de modelo e inspiração para implantação em outros bancos de leite humano da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. Algumas dificuldades para implantação dessa modalidade de atendimento surgiramcom relação às puérperas que não estavam muito familiarizadas com a tecnologia, demanda burocrática para agendamento com envio do TCLE, termo de uso de imagem. Desvantagens apontadas pela equipe de saúde que, em alguns casos, a falta do exame físico da mãe e do bebê, que foram obstáculos importantes, que não podem ser realizados no atendimento virtual. Para mitigação das barreiras, contou com suporte técnico de orientações para preenchimento dos documentos necessários para agendamento da consulta, apoio via WhatsApppara clientes com dificuldade de acesso a consulta via plataforma Teams. E a equipe multidisciplinar como método de enfrentamento das barreiras, após o primeiro atendimento online agendava presencialmente os casos mais complexos. Diante dos resultados encontrados, essa experiência positiva está sendo uma alternativa para evitar deslocamento desnecessário com satisfação plena das usuárias otimizando tempo de forma segura, oportuna, efetiva, eficiente e centrada na clientela do BLH.

Galeria

Apresentação