APSREDES

Integração da Vigilância do Óbito de Covid-19 e educação em saúde por meio da telerorientação, no munícipio de Recife.

Tema do relato:
Ações da Enfermagem para o enfrentamento da pandemia da COVID-19

Sua experiência está relacionada a que área:
Educação em saúde

Instituição onde a experiência se desenvolve/desenvolveu (serviço/instituição)
Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde de Recife

Autor(es) Principal
Carla Carolina Alexandrino Vicente da Silva
Autor(es)
Adriana Carla de Luna Ribeiro
Beatriz Matias da Silva
Conceição Maria de Oliveira
Natalia Goncalves Menezes Barros

Situação atual da experiência
Concluída/finalizada

Data de início da experiência
2020-03-17

Contextualização/introdução
A experiência ocorreu na cidade de Recife. A Secretaria de Saúde de Recife, visando adoção de medidas de rotina com a finalidade de instituir a vigilância do óbito por covid-19 como também reduzir a transmissão da doença, promoveu a integração de diversos setores da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, entre eles: Centro Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS), Divisão de Doenças Transmissíveis (DDT), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), principalmente e mais diretamente envolvidos, além da cooperação de outros setores, como o de doenças crônicas não transmissíveis e saúde do trabalhador. As ações de vigilância, com ênfase na identificação, notificação, monitoramento de casos e óbitos, além das ações de educação em saúde, a partir de orientação realizada a familiares/contatos de indivíduos que vieram a óbito pela covid-19, foi realizada por enfermeiros desses setores, compreendendo ser dentro do contexto da pandemia, esse o profissional mais habilitado, com competência técnica e legal para desenvolver atividades de vigilância, bem como possuir manejo na comunicação a partir de resgate de informações sociodemográficas, clínicas e laboratoriais. Corroborando que se trata de um profissional que conhece processo saúde/doença, e habitualmente possui atividades de monitoramento e educação em saúde em sua prática profissional.
No contexto da pandemia pelo novo coronavírus, as ações de vigilância epidemiológica assumiram papel fundamental ao fornecer informações oportunas e qualificadas aos gestores para a tomada de decisão. Tão importante quanto ações de vigilância e monitoramento, as ações de educação em saúde, em que um dos objetivos consiste em estimular a adoção de medidas não farmacológicas de contenção e orientação quanto ao distanciamento social, vacinação, diagnóstico precoce, entre outras, formaram estratégias fundamentais para enfrentamento e controle da COVID-19. Assim, no Recife, enquanto desdobramento da vigilância epidemiológica, a vigilância dos óbitos por covid-19 foi identificada como forma de oportunizar diálogo, de forma a fornecer apoio e orientação aos contatos/familiares de óbitos, em um contexto de pandemia, cujo conhecimento a respeito da doença ainda não era disseminado e constantemente novas medidas sanitárias eram adotadas de acordo com a realidade epidemiológica.
Utilizar o contato telefônico, por meio de ligação telefônica, como ferramenta tecnológica para realizar vigilância do óbito, monitoramento, bem como ação de educação em saúde, a partir do diálogo entre profissional enfermeiro e familiares/contatos de óbitos por covid-19, a fim de promover orientação sobre medidas de prevenção e proteção individual e coletiva, identificação de sintomas de gravidade, encaminhamentos pertinentes e apoio durante a pandemia. Assim, as ações realizadas pela vigilância epidemiológica do município, além de ampliar o acesso à informação para familiares/contatos sobre a doença, buscou estabelecer comunicação efetiva e acolhimento entre os enfermeiros e usuários, como também a partir do compartilhamento da informação, otimizar recursos e reduzir a cadeia de transmissão a partir de orientações em tempo oportuno seguindo as indicações dos protocolos sanitários.
As ações de educação em saúde se deram a partir de orientações fornecidas pela equipe de enfermeiros da vigilância epidemiológica da Covid-19 do Recife composta por 15 profissionais, que realizaram ao menos uma ligação para o público alvo. Estas ações/ligações ocorriam em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O público alvo das atividades foram os contatos ou familiares de todos os óbitos de covid-19 ocorridos no município, desde março de 2020. Nos atendimentos por telefone, os principais aspectos abordados foram: 1) informações sobre a covid-19 fossem elas relacionadas a fatores clínicos, laboratoriais ou epidemiológicos; 2) orientações sobre medidas sanitárias vigentes; 3) orientação aos familiares, a depender do caso, para busca de serviço de saúde da área de cobertura para avaliação ou realização de exame diagnóstico da covid-19; e 4) oferta com direcionamento ao atendimento psicológico quando necessário. Deste modo lançou-se mão de estratégias para interrupção da cadeia de transmissão e suporte aos familiares/contatos de óbitos de covid-19, a partir do cuidado e de promoção da saúde e prevenção da doença.
De março de 2020 até outubro de 2021, enfermeiros realizaram teleorientações sobre a doença, medidas sanitárias, locais e horários para realização de testagem para covid-19, auxílio psicológico e posteriormente orientações sobre a vacina. Os usuários, que no momento da ligação apresentavam sintomas eram orientados a testagem, com informação de local, horário e modo de agendamento do exame, além de orientação quanto a identificação de sinais de alerta, para busca de atendimento em serviço de saúde, sendo orientado qual serviço mais próximo de sua residência. Assim, a partir dessa experiência pode-se aumentar a disseminação de informação, bem como acesso a diagnóstico precoce e com vistas a interrupção da cadeia de transmissão.
Ações de educação em saúde e orientações por meio do contato telefônico realizados por enfermeiros, considerando o contexto de isolamento social imposto pela pandemia e necessidade de divulgação de informações pertinentes a cerca de uma nova doenças, ligada a uma vigilância do óbito mostraram-se como uma prática inovadora, em que realizada de forma conjunta potencializaram o acesso a informações, tornando-se resolutiva por promover a acessibilidade do usuário a enfermeiros, em um momento de maior fragilidade, reconhecendo a partir de uma escuta qualificada as demandas, realizando os encaminhamentos necessários, contribuindo para a promoção da saúde no enfrentamento à covid-19 em Recife.

Apresentação