APSREDES

Implementação do Primeiro Centro de triagem contra o covid do Estado de Santa Catarina

Tema do relato:
Ações da Enfermagem para o enfrentamento da pandemia da COVID-19

Sua experiência está relacionada a que área:
Atenção em saúde

Instituição onde a experiência se desenvolve/desenvolveu (serviço/instituição)
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CRICIÚMA

Autor(es) Principal
EMILIA CRUZ DA CUNHA
Autor(es)
LARISSA ALVES
VANDERSON DA SILVA
LUARA A.P.A. DE SOUSA

Situação atual da experiência
Em estágio avançado de execução

Data de início da experiência
2021-03-19

Contextualização/introdução
Em 11 de março de 2020, a COVID -19 foi caracterizada pela OMS como pandemia, a europa era centro ativo da doença e alguns países começaram a decretar lockdown, como objetivo de promover o achatamento da curva epidemiológica, para que os sistemas de saúde pudessem se preparar para surgimento dos pacientes graves. Segundo dados da OMS, cerca de 3 bilhões ficaram em quarentena em todo o mundo, entre os meses de março a junho.
Mesmo com pouco conhecimento da doença, profissionais de saúde tentavam estabelecer medidas sanitárias para controle da dispersão da doença como: construção de hospitais de campanha, orientação sobre lavagem das mãos com sabão, uso intensivo de álcool gel para higienização, regra de distanciamento social. Os esforços eram voltados para a necessidade de identificar com rapidez e eficiência os indivíduos que estivessem portando a doença, isolados imediatamente para evitar a propagação do vírus. Mas também era necessário manter o cuidado dos pacientes que possuíam outros agravos a saúde com necessidade imediata de atendimento. Com isso o Município de Criciúma, em observância a práticas de outros países, decidiu por criar um centro de triagem como estratégia para combate ao coronavírus, onde o paciente que tivesse sintomas gripais pudesse buscar imediatamente esse serviço, evitando assim que circulasse por outro estabelecimento de saúde do município. A criação deste serviço também permitiria que os recursos humanos e materiais fossem concentrados, evitando assim o desperdício, visto que por conta do lockdown a escassez de equipamento de proteção individual era iminente.
O objetivo com a criação do centro de triagem foi garantir uma área de isolamento que garantisse a segurança e infraestrutura, para os pacientes com suspeita da COVID-19, evitando a dispersão do vírus e garantindo a continuidade da assistência outros agravos a saúde, onde todos os pacientes com síndrome gripal deveria ter uma entrada exclusiva ao sistema de saúde, concentrando assim todos os recursos humanos e materiais, que no momento eram escassos.
O Centro de Triagem Coronavírus (CT- Centro) foi implantado na estrutura da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, situada nas proximidades do Hospital São José (HSJ). Os serviços da unidade foram transferidos para a UBS Centro Dr. Antônio Pazini, localizada no Edifício Joacir José Milanez, na rua João Pessoa, no Centro. Inauguração dia 19/03/2020 como uma das ações de combate ao coronavírus (COV2/Covid-19). Entre outras medidas o decreto municipal suspendeu as atividades comerciais, ônibus, bloqueios intermunicipais, suspensão de aulas, desinfecção de ruas e monitoramento policial intensivo para fechar estabelecimentos abertos. Devido o centro ter sido inaugurado em caráter de urgência alguns dados foram perdidos, inicialmente nos primeiros dias utilizamos prontuários de papel, sendo que o formulário foi criado para atendimento da rede básica por uma enfermeira da ponta, sendo adaptado por 3 vezes ao sistema do CT. Com a informação da contaminação por papel iniciamos a informatização dom auxílio da Sala de Situação-UNESC, e ferramenta google forms na primeira semana até a adaptação do sistema CELK para notificações e acompanhamento dos casos. Iniciamos os trabalhos com 3 enfermeiros, 2 médicos, 3 técnicos, 1 auxiliar administrativo, 1 higienizadora, 1 serviços gerais. Iniciamos a criação dos fluxos conforme necessidades surgiam, recebemos apoio da Sala de Situação UNESC onde um enfermeiro recebia nossas demandas e nos auxiliava na criação dos fluxos. Necessidades de setor pessoal – Enf. Vanderson da Silva Necessidade de orientação de equipe – Enf. Larissa Alves Necessidade de higienização/EPIs – Enf. Emília Cruz da Cunha Necessidade aprimoramento de suporte em TI – Enf. Luara Souza
No primeiro mês de atendimento, o Centro de Triagem Coronavírus 24 horas, recebeu aproximadamente duas mil pessoas, entre realização de atendimentos, encaminhamentos e orientações. A partir dessa iniciativa, foi aberto mais um Centro de Triagem 24h no município, visando a descentralização e ampliação do acesso. Também pode se perceber que as ações todas na gestão da unidade promoveu segurança aos profissionais que lá estavam prestando assistência, após os primeiros 30 dias nenhum profissional foi diagnóstico ou esteve afastado por suspeita de covid. A unidade também foi modelo para os municípios menores criarem os seus próprios centros de triagem, desafogando assim as unidades hospitalares disponíveis, descentralizando atendimento e ampliando o acesso de forma segura. A equipe fundadora participou de forma voluntária na orientação para implantação de outros centros de triagem, fluxo de atendimento, uso correto de epis, criação de formulários eletrônicos e planilhas de controle dos casos, nos municípios da região da AMREC. Hoje unidade segue sendo apoio para combate ao covid-19, sendo referência em testagem e atendimento a casos suspeitos e confirmados, bem como suporte para o serviço de teleatendimento covid do município.
Enfermeira Larissa Alves conta como é a rotina no combate à Covid-19 em Criciúma
https://www.nsctotal.com.br/noticias/criciuma-tem-centro-de-triagem-24-horas-para-possiveis-casos-de-coronavirus http://engeplus.com.br/noticia/geral/2020/centro-de-triagem-para-acompanhamento-do-coronavirus-ja-funciona-em-criciuma https://dti.criciuma.sc.gov.br/pages/noticia/14703
Embora as dificuldades causadas tanto pelo desconhecimento da doença, quanto pela falta de recursos humanos e materiais que ocorreram no início da pandemia COVID-19. Através desse projeto a enfermagem mostrou ter sido pilar central no combate a doença no âmbito da assistência, da gestão e da produção de conhecimento, que se perpetuarão para as próximas gerações através dos registos realizados.

Galeria

Apresentação