APSREDES

Implantação da Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no Planejamento Reprodutivo na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista-RR.

Tema do relato:
Enfermagem no contexto das Redes de Atenção à Saúde/do SUS

Sua experiência está relacionada a que área:
Gestão em saúde

Instituição onde a experiência se desenvolve/desenvolveu (serviço/instituição)
Atenção Primária/ Secretária Municipal de Saúde

Autor(es) Principal
Gabrielle Almeida Rodrigues
Autor(es)
Tarcia Millene de Almeida Costa Barreto
Vadecyr Herdy Alves
Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi
Elisanete de Lourdes Carvalho de Sousa

Situação atual da experiência
Em estágio avançado de execução

Data de início da experiência
2020-10-08

Contextualização/introdução
A experiência acontece no Município de Boa Vista/Roraima, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, nas 34 Unidades Básicas de Saúde que compõem a rede do município. A inovação foi efetivada a partir da Cooperação técnica firmada entre a secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (COREN/RR) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por intermédio da Comissão Nacional de Saúde das Mulheres, que visou inicialmente a capacitação de 10 (dez) enfermeiros multiplicadores na consulta de enfermagem ginecológica com ênfase no planejamento Reprodutivo com a inserção do Dispositivo Intrauterino- DIU, no ano de 2020. Vale ressaltar que não era realizada a consulta de enfermagem ginecológica com inserção do DIU na atenção básica, as mulheres tinha dificuldade de acesso ao método e este procedimento era realizado na média complexidade com limitações. Destaca-se que o município vinha se preparando para implantação do serviço e adquirindo os insumos necessários, elaborando protocolo onde o cuidado é centrado nas mulheres e não somente na vida reprodutiva, a parceria com o conselho Regional de Enfermagem foi essencial para sua efetivação e garantiu a aceleração do processo de fortalecimento da Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo e ampliação do acesso ao Dispositivo Intrauterino na Atenção Primária à Saúde e com o foco na integralidade da mulher.
A enfermagem tem um papel importante na efetivação de políticas pública voltada redução da mortalidade materna, redução dos abortamentos inseguros e uma qualidade de vida reprodutiva. A Atenção Primaria como a porta de entrada do sistema de saúde, necessita da ampliação das praticas assistenciais com evidências científicas pelos enfermeiros para resolutividade e fortalecimento do Sistema único de Saúde. O presente trabalho justifica-se por entender que a capacitação de enfermeiros na Consulta de Enfermagem ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo é fundamental para garantir acesso às mulheres aos métodos contraceptivos, promoção da vida reprodutiva qualificada e segura, e a enfermagem pode contribuir com efetividade nesse processo.
Objetivos Geral: -Implantar a Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no Planejamento Reprodutivo ampliando a acessibilidade como direito a vida reprodutiva qualificada e segura para as mulheres em idade fértil na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista-RR. Objetivos Específicos: -Qualificar a Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no Planejamento Reprodutivo com foco nos métodos contraceptivos na Atenção Primária à Saúde de Boa Vista-RR. -Ampliar o acesso às mulheres do município de Boa Vista a Consulta de Enfermagem ginecológica com ênfase ao acesso do DIU quando o mesmo for elegível para as mulheres assistidas pela Enfermagem . -Garantir a avaliação e monitoramento dos processos de cuidados ofertados na Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no Planejamento Reprodutivo pela enfermagem no município de Boa Vista
A inovação teve inicio a partir de solicitação para COREN/RR pela Secretaria Municipal de Saúde, para realização de capacitação aos profissionais enfermeiros da Atenção Básica, pois a gestão entendia a necessidade de qualificar os enfermeiros na integralidade do cuidado à mulher. Essa solicitação foi contemplada com o apoio do Cofen para capacitação de multiplicadores em Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento reprodutiva. Após esta etapa foram realizadas reuniões com representantes da Secretaria de Saúde, COREN e Cofen para alinhamento do processo de capacitação e assinatura do termo de cooperação técnica. Na sequencia foi realizado pela gestão, a indicação de 10 profissionais para participar da capacitação que teve inicio em dezembro de 2020. O processo de capacitação teve carga horária de 200 horas divididas entre as aulas teóricas e práticas. Utilizou-se da estratégia de ensino hibrido. As aulas foram divididas em 4 módulos totalizando 26 horas, organizados da seguinte forma: Módulo I- Direitos sexuais e Reprodutivos, Modulo II- Consulta de Enfermagem Ginecológica e Anticoncepção, Módulo III- Dispositivo Intrauterino- DIU e a Oficina de Simulação prática das técnicas de inserção e remoção do DIU. Na sequência os alunos realizaram imersão na prática totalizando 174 horas, em 5 unidades básicas de Saúde, tendo sido realizadas 1137 Consulta de Enfermagem Ginecológica. Concluíram a formação 09 profissionais multiplicadores. A atuação desses profissionais iniciou logo após a formação inserindo nas praticas diárias dos profissionais a consulta de enfermagem ginecológica com o foco na integralidade da mulher, e realizando a inserção do DIU nas mulheres aptas no momento das consulta das mulheres que assim desejarem. No momento já está no processo de multiplicação e ampliação da consulta de enfermagem onde já foram capacitados mais 6 em enfermeiros e estamos no processo de capacitação de mais 19 enfermeiros para ampliação para todas Unidades Básicas de Saúde.
A consulta de enfermagem ginecológica ampliou o acesso as mulheres aos métodos contraceptivos disponíveis no SUS e uma consulta de enfermagem sistematizada e centrada na singularidade das mulheres. Entre os resultados, destacamos que durante a realização da capacitação foram realizadas 1137 Consulta de Enfermagem Ginecológica, com inserção de DIU. Após o termino da capacitação os profissionais capacitados seguiram realizando atendimentos e já realizaram 6273 Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase no planejamento reprodutivo, realizado 830 inserções de DIU e 220 retirada do Dispositivo. Bem, como a capacitação já foi multiplicada para outros 6 profissionais, e segue em processo de capacitação de mais 19 enfermeiros até que as 34 unidades básicas de saúde sejam contempladas. Os dados apresentam efetividade nos alcances dos objetivos, e a proposta será implementada em todas as Unidades básicas de Saúde do município, com a possibilidade de multiplicação em outros municípios do Estado. Ademais, o processo possibilitou aproximação dos gestores municipais com o Coren/RR, e contribui para o fortalecimento do SUS produzindo ampliação da qualidade assistencial ofertada pelos Enfermeiros as mulheres, estimulando a consolidação do trabalho no modelo colaborativo e em rede.
O projeto possibilitou a ampliação do acesso às mulheres de Boa Vista a Consulta de Enfermagem ginecológica, bem como a ampliação das práticas de enfermagem na Consulta de Enfermagem ginecológica, uma vez que o envolvimento de profissionais qualificados para ações de planejamento sexual e reprodutivo aumenta a possibilidade das mulheres de obterem acesso aos métodos contraceptivos. Além de ter contribuído para o modelo de trabalho colaborativo, com a articulação de diferentes entes para estruturação da ação, o que torna o projeto inovador e será multiplicado no município de Ji-Paraná-RO em parceria com Cofen,com início previsto para novembro de 2021. Vale ressaltar que Roraima vem enfrentando um processo de imigração importante desde 2017. Essa migração em massa tem impactado significativamente em Boa Vista, especialmente no sistema de saúde. Fortalecer o serviço de saúde reprodutiva e ao planejamento reprodutivo que é um direito humano que contribui na qualidade de vida dos cidadãos e no desenvolvimento econômico e social, é estratégico para diminuir o impacto na sociedade e a qualificação da enfermagem no campo da saúde sexual tem um potencial para auxiliar neste processo. Outro ponto a ser destacado foi o desafio de efetivar o projeto durante a pandemia, preparar a logística e estruturar as aulas, só foi possível pela organização e planejamento das atividades, onde todos os protocolos sanitários foram seguidos para segurança dos alunos, preceptores e mulheres que foram e estão sendo atendidas nas Unidades Básicas de Saúde. Observou-se a grande importância do papel do COREN/RR, para o fortalecimento da Politica de Atenção à Saúde da Mulher no município de Boa Vista, uma vez que essa intervenção se traduz na força politica e no protagonismo da enfermagem para a redução de danos na vida reprodutiva das mulheres residentes no município. Para a gestão municipal, o fortalecimento da Atenção Básica com o apoio do COREN/RR tem sido um marco importante que se solidifica o trabalho em rede e reflete na melhoria dos serviços à população. Por fim, consideramos que resultados obtidos neste projeto não esgotam o tema, uma vez que o município segue o processo de capacitação até que sejam alcançados todos os enfermeiros das 34 Unidades Básicas de Saúde. Ressalta-se também a necessidade de ampliar estudos e análises, sobre a percepção das mulheres e dos profissionais envolvidos no processo, para uma avaliação completa do projeto e com isso possibilitar abertura para ações futuras que instiguem a capacidade de atuação dos profissionais de enfermagem no cenário da assistência à saúde sexual e reprodutiva da mulher na Atenção Básica.

Galeria

Apresentação