APSREDES

ELPO App: Inovação para avaliação de risco de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico

Tema do relato:
Enfermagem no contexto das Redes de Atenção à Saúde/do SUS

Sua experiência está relacionada a que área:
Atenção em saúde

Instituição onde a experiência se desenvolve/desenvolveu (serviço/instituição)
Universidade Federal do Rio de janeiro

Autor(es) Principal
Camila Mendonça de Moraes
Autor(es)
Camila Mendonça de Moraes

Situação atual da experiência
Concluída/finalizada

Data de início da experiência
2021-03-03

Contextualização/introdução
O posicionamento cirúrgico é um procedimento essencial para o desenvolvimento de qualquer cirurgia de responsabilidade de toda a equipe de Enfermagem e Anestésico-cirurgica. Este procedimento, quando não realizado de maneira adequada, pode causar inúmeras lesões e complicações no paciente, com comprometimento em todos os sistemas corporais. complicações estas que podem ser extremamente graves e que são 100% evitáveis. Portanto, nosso dever para garantir a segurança do paciente cirúrgico é desenvolver práticas de cuidados durante o posicionamento do paciente. A ELPO é uma Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico que foi construída e validada durante meu doutorado, baseada nas melhores evidências científicas que relacionam os fatores de risco intrínsecos e extrínsecos específicos do paciente cirúrgico. O objetivo principal da utilização desta escala é direcionar os profissionais da saúde a reconhecerem os pacientes em risco de desenvolvimento de complicações relacionadas à posição que este assume durante a cirurgia, além de facilitar e agilizar a tomada de decisão sobre os cuidados que devem ser implementados. Ela contem 7 itens, com 5 subitens cada, e deve ser aplicada ao posicionar o paciente em mesa operatória, após a somatória dos itens o paciente recebe uma nota que varia de 7 a 35, quanto maior o escore, maior o risco de desenvolvimento de lesões. Dessa forma, é possível realizar um cuidado de excelência, impedir e/ou minimizar complicações e garantir a segurança do paciente cirúrgico. A ELPO já é utilizada em mais de 90 hospitais em todos os estados brasileiros e também em outros 7 países (Portugal, França, Itália, Irlanda, Turquia, China, Estados Unidos) na forma impressa ou inserida no prontuário eletrônico. Inúmeros estudos em todo o mundo reafirmam a validade preditiva desta escala tão importante para a prevenção de lesões em nossos pacientes. O desenvolvimento do aplicativo para dispositivos móveis, chamado ELPO App visa trazer de forma prática, rápida, didática e visual o preenchimento dos itens da ELPO, apresentando assim a somatória automática dos itens e a indicação do risco do paciente em desenvolver lesões de posicionamento. O grande diferencial do ELPO App é que além de apresentar o risco, de acordo com os itens selecionados e as especificidades de cada paciente, o aplicativo apresenta as práticas recomendadas baseadas em evidências para aquela posição e de forma visual e sinalizada os cuidados especiais para o paciente que está sendo avaliado, já que combina de forma inteligente a informação e a seleção dos itens durante a avaliação. Assim, acreditamos que a utilização do ELPO App pode auxiliar as boas práticas durante o posicionamento do paciente, além de subsidiar o desenvolvimento de protocolos institucionais de prevenção de lesões.
O intuito deste projeto é potencializar a visibilidade de ferramenta tão importante, gratuita, de fácil uso e fácil acesso a mais profissionais e que estes possam realizar a implementação da utilização da ELPO e favorecer a elaboração de protocolos institucionais para a prevenção de lesões pós-operatórias.
O objetivo principal da utilização do ELPO App é apresentar de maneira rápida e prática a somatória do escore da ELPO direcionar os profissionais da saúde a reconhecerem os pacientes em risco de desenvolvimento de complicações relacionadas à posição que este assume durante a cirurgia, além de facilitar e agilizar a tomada de decisões sobre os cuidados que devem ser implementados.
Este é projeto de desenvolvimento tecnológico de uma aplicação móvel educacional através do rigor científico. A construção seguiu as etapas: contextualizar (problema); Projeto; codificação (uso de ferramentas de programação); teste. Todo o desenvolvimento do projeto seguiu minuciosamente os preceitos de utilização da ELPO, bem como sua relevância e contextualização com o ambiente em que é utilizado, o Centro Cirúrgico. O desenvolvimento das telas do aplicativo incluiu as telas com a descrição e imagem dos sete itens que consideram fatores de risco intrínsecos e extrínsecos para o desenvolvimento de lesões relacionadas ao posicionamento do paciente. Durante a fase de testes percebemos que a utilização da ELPO pode facilitar o trabalho do enfermeiro perioperatório, bem como de toda a equipe anestésico-cirúrgica na análise de quem é o paciente de maior risco, direcionando o cuidado e garantindo a segurança do paciente cirúrgico. O uso dessa escala em formato digital pode tornar esse processo ainda mais fácil. O aplicativo ELPO permite a seleção de itens de forma interativa. O software soma as pontuações dos subitens selecionados e, ao final, mostra as pontuações totais e as recomendações de cuidados baseadas em evidências.
O ELPO App foi desenvolvido em dois idiomas, a versão em português e a versão em inglês, e pode ser baixado gratuitamente nas plataformas digitais dos aplicativos móveis e até o presente momento já tem mais de 2.000 downloads com com uma avaliação excepcional por parte dos usuários.
Acreditamos na potencialização da divulgação científica e de utilização prática desta ferramenta inovadora como uma forma de incentivar ações de Enfermagem que possam impulsionar a excelência da assistência e sobretudo garantir a segurança do paciente.

Galeria

Apresentação