APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

VAMOS ÁS COMPRAS

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
FRANCISCA MARIANE CARNEIRO MARIANO Nutricionista Itapipoca
Maria Sara Teixeira Albuquerque Acadêmico de nutrição Itapipoca
Ana Caroline Nascimento de Sousa Acadêmico de nutrição Itapipoca
Deivyson Carneiro Freitas Acadêmico de nutrição Itapipoca
Francisco Ferreira Sales Neto Acadêmico de nutrição Itapipoca
Sarah Walleska Matias De Freitas Acadêmico de nutrição Itapipoca
Soraya Maria Feitosa Almeida Acadêmico de nutrição Itapipoca
Vinicius Marinho de Souza Acadêmico de nutrição Itapipoca

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
EEB JOSÉ IRANIR MENDES

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Ceará Itapipoca

1.5 Região do país

Nordeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Francisca Mariane Carneiro Mariano Nutricionista Itapipoca

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 5 a 10 anos
Nutricionista RT do PNAE e Acadêmicos do curso de nutrição da faculdade UNINTA.

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Ensino Fundamental
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável

Por favor justifique/comente sua resposta

Todo mundo independente de cor, raça, etnia … tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é Segurança Alimentar e Nutricional.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Avaliar os hábitos alimentares das crianças, além de orientar o efeito da promoção de uma alimentação adequada no crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, uma ação que foi apresentada em uma escola na localidade de Maceió, Itapipoca/CE.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Alimentação saudável e adequada. Princípios de uma alimentação saudável.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Crianças com peso elevado para a idade, consumo alto de alimentos industrializados.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Através de uma roda de conversa antes de iniciar as ações.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Em cima do levantamento feito na escola com gestores.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Foi realizada uma ação no dia 28 de setembro de 2022 com crianças do fundamental I de 06 e 07 anos, onde ocorreu a realização e conscientização da importância da alimentação saudável a fim de incentivar esse público para conhecer de forma dinâmica os alimentos saudáveis, buscando convence-los da importância dos alimentos para a saúde e desenvolvimento dessas crianças. Descrição da atividade: Em um primeiro momento, as crianças devem receber orientações sobre os grupos de alimentos a serem apresentados nas figuras. Em seguida, solicitar às crianças que “comprem” os alimentos que mais comem no almoço e no lanche. Depois das compras feitas, as crianças juntamente com os estagiarios de Nutrição irão discutir sobre as escolhas feitas, com isso, os estagiarios podem avaliar os hábitos alimentares das crianças e instruí-las acerca da importância de consumir alimentos saudáveis, como: você terá energia e força para brincar, estudar e crescer de forma saudável, além de orientar que não precisa gastar muito para comer bem e de forma saudável. Caso contrário, você pode ficar doente e fraco com facilidade, pela falta de vitaminas, fibras e minerais, emagrecer e não ter disposição para correr, brincar e pular.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Os materiais utilizados foram e.v.a, cola, fita gomada, papel dupla face, tesoura, impressões com imagens dos alimentos.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Através de um jogo chamado “vamos as compras”, que poderá ensinar e incentivar os alunos sobre alimentos que fazem bem para a saúde e alimentos que podem ser prejudicial a saúde, com varias figuras que contem imagens dos alimetos.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Através das escolhas alimentares dos alunos. Resultado negativo, as crianças optaram por alimentos industrializados. Fizemos um trabalho em cima do resultado para mudar o cenário.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Contribuiu bastante para que as crianças tenham uma visão melhor de uma alimentação saudável.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Foi realizada uma ação no dia 28 de setembro de 2022 com crianças do fundamental I de 06 e 07 anos, onde ocorreu a realização e conscientização da importância da alimentação saudável a fim de incentivar esse público para conhecer de forma dinâmica os alimentos saudáveis, buscando convence-los da importância dos alimentos para a saúde e desenvolvimento dessas crianças. Descrição da atividade: Em um primeiro momento, as crianças devem receber orientações sobre os grupos de alimentos a serem apresentados nas figuras. Em seguida, solicitar às crianças que “comprem” os alimentos que mais comem no almoço e no lanche. Depois das compras feitas, as crianças juntamente com os estagiarios de Nutrição irão discutir sobre as escolhas feitas, com isso, os estagiarios podem avaliar os hábitos alimentares das crianças e instruí-las acerca da importância de consumir alimentos saudáveis, como: você terá energia e força para brincar, estudar e crescer de forma saudável, além de orientar que não precisa gastar muito para comer bem e de forma saudável. Caso contrário, você pode ficar doente e fraco com facilidade, pela falta de vitaminas, fibras e minerais, emagrecer e não ter disposição para correr, brincar e pular. Observamos ao decorrer da ação que os alunos da escola da localidade de maceió optaram pelos alimentos industrializados e ultraprocessados ( chocolate, biscoitos recheados, refrigerentes, danones, chilitos) e os alimentos naturais ( frutas: como maça, laranja. Legumes: como beterraba, alface, cenoura. Carnes: como frango e carne bolvina. Cereais: como arroz, milho) foram as menos escolhidas pelas crianças, sendo prejudicial para o risco de doenças ocasionadas por uma má alimentação, podendo desenvolver a obesidade que devido o grande exesso de peso podem desencadiar outras doenças, como diabetes, hipertenção arterial, colesterol alto, entre outras. Então foi explicado que esses alimentos industrializados e ultraprocessados em excesso poderá ser prejudicial no desenvolvimento dessas crianças, e que os mesmos sempre possam optar pelos alimentos naturais para o melhor desenvolvimento deles e na qualidade de vida, pois é logo da infância que devemos indentificar essas escolhas erradas que eles fazem, para que esses individuos possam ser orientados logo nessa fase, para que possam ter o conhecimento de que a alimentação saúdavel logo da infância promove a saude e o desenvolvimento e previne de adquirir problemas de saúde.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência