INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA: Os Programas Crescer Saudável e Saúde na Escola são executados de forma intersetorial e tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação. Em 2021, com o objetivo de avaliar e acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, a avaliação do estado nutricional foi realizada nas escolas municipais pactuadas. No total, 3.944 alunos tiveram as medidas antropométricas de peso e altura aferidas, e 31,8% deles apresentaram excesso de peso (sobrepeso ou obesidade), sendo que 17,8% já estavam classificados com obesidade segundo a classificação do índice de massa corporal para a idade. Com base nesses resultados, a equipe buscou direcionar suas atividades de promoção e recuperação da saúde. Desta forma, a presente experiência é uma iniciativa do Programa Crescer Saudável em conjunto com o Programa Saúde na Escola e as escolas municipais de Guaíba para atender essa demanda. Na tentativa de contribuir para a melhora desses índices, foram realizadas diversas atividades na escola que obteve um percentual expressivo de excesso de peso, envolvendo toda a comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL: Conscientizar os alunos e seus familiares sobre a importância de ações promotoras de saúde, incluindo a prática de atividade física, manutenção do peso corporal adequado e alimentação saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Divulgar os Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável; Incentivar o consumo da alimentação escolar; Proporcionar conhecimento sobre a nova classificação dos alimentos, com base no grau de processamento, possibilitando escolhas alimentares conscientes; Promover a alimentação saudável e adequada; Orientar sobre o estado nutricional; Incentivar a degustação de alimentos saudáveis e; Estimular a prática de atividade física regular.
PÚBLICO-ALVO: As atividades foram direcionadas aos pais e/ou responsáveis dos alunos avaliados em 2021, ou seja, aqueles com idade de até 10 anos. O quantitativo de alunos previsto foi de aproximadamente 212, divididos em 10 turmas. Os pais e/ou responsáveis foram o foco das atividades com a equipe dos Programas, enquanto que os alunos permaneceram com os professores para atividades alusivas ao tema.
METODOLOGIA: Com o objetivo de proporcionar a participação dos pais e/ou responsáveis, a atividade ocorreu no sábado letivo (08/10/2022, das 9h às 11h). A escola foi responsável pela divulgação da atividade aos alunos, pais e/ou responsáveis. Foram oferecidas diversas atividades, organizadas em estações nomeadas como frutas. Cada estação comportava a participação de aproximadamente 30 pessoas por vez. O tempo máximo previsto foi de 2h para a circulação dos participantes entre todas as atividades. Para melhor organização do fluxo, as atividades foram agrupadas nas seguintes estações:
Estação 1 – Morango – Vamos bater um papo? Tinha como objetivo explicar aos participantes o motivo do Projeto estar sendo executado na escola. Esta abordagem foi feita de forma sutil, explicando a importância dos cuidados com a saúde, o impacto negativo da pandemia da COVID nos últimos 2 anos, etc. Nessa estação, 2 momentos foram propostos: 1) Acolhida: em formato de exposição com roda de conversa e 2) Atividade física: foram realizados exercícios de alongamento por um educador físico para quebrar o gelo entre os participantes e mostrar que o sedentarismo também influencia nossa saúde.
Estação 2 – Uva – Vamos falar sobre alimentação? Conversa sobre a influência do consumo alimentar inadequado na saúde dos indivíduos, mostrando a nova classificação dos alimentos, especialmente alertando sobre a frequência do consumo de ultraprocessados e seus malefícios. Nessa estação, 4 atividades foram contempladas: 1) Exposição dos Guias Alimentares para conhecimento dos participantes; 2) Exposição das caixas com embalagens e réplica de alimentos, divulgando a nova classificação dos alimentos com base no grau de processamento dos mesmos, sensibilizando para que alimentos in natura e minimamente processados sejam a base da alimentação; 3) Com base nos alimentos classificados na atividade acima, orientações sobre a leitura de rótulos, chamando a atenção para os ingredientes desconhecidos, busca por alimentos com um menor número de ingredientes, lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade no produto, etc. Foram expostos alimentos consumidos no dia a dia das crianças, como danoninho, pipoca de microondas, sucos de caixinha, etc. 4) Quantidade de açúcar: exposição de produtos ultraprocessados de consumo usual dos participantes e a assustadora quantidade de açúcar em cada um deles, com alternativas saudáveis propostas como substitutas.
Estação 3 – Laranja – Vamos falar sobre saúde? Nessa Estação os participantes puderam visualizar algumas estratégias para melhor controle dos altos índices de obesidade, com orientações sobre o cuidado com a sua própria saúde e, como consequência, da influência do mesmo sobre a saúde de seus familiares. Nesse momento, os participantes tiveram 1) Avaliação antropométrica: com balança e antropômetro, entregando o resultado na hora, conforme classificação do Índice de Massa Corporal calculado; 2) Aferição da Pressão Arterial: equipe de enfermagem realizou a aferição da pressão arterial dos responsáveis presentes, orientando quando os valores forem considerados elevados.
Estação 4 – Banana – Vamos experimentar alimentos? Aqui a experimentação de alimentos saudáveis e nutritivos foi vista como uma estratégia importante na manutenção da saúde. 1) Degustação de frutas e outros alimentos: frutas picadas foram oferecidas aos participantes. Também podiam ser vendados os olhos do participante para que o mesmo tentasse adivinhar o alimento que estava consumindo; 2) Incentivo ao consumo de água: foram oferecidas garrafinhas de água aos participantes; 3) Desafio Masterchef: os alunos e seus familiares que tivessem interesse foram desafiados a escolher e confeccionar uma receita saudável, e saborosa que foi avaliada pelos presentes (votação em urna quanto ao sabor) e pela equipe de Nutrição (saudabilidade, não utilização de ultraprocessados). O envolvimento das famílias estimulou a sua participação. Ao final do evento, foi divulgada a preparação vencedora, mas todos os inscritos receberam prêmio de participação e um livro com as receitas será elaborado e divulgado.
Entrega de material educativo/informativo: foram distribuídos folders ao longo de todas as estações, como folder sobre lanche saudável e a importância da alimentação escolar, ingestão hídrica adequada e de incentivo atividade física.