APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Reeducação alimentar para pacientes da zona rural

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Deise Oliveira Basilio Nutricionista Uberlândia
Naessa Santos Borges Zure Dentista Uberlandia
Flavia Ferreira Santos Goulart Enfermeira Uberlandia
Fernanda Vieira da Mota Enfermeira Uberlandia

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
UBSF MIraporanga
SPDM
Prefeitura de Uberlândia

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Minas Gerais Uberlândia

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Deise Oliveira Basílio Nutricionista Uberlândia

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

AdultosFamíliasIdososMulheres
Os filhos também podem participar e contribuem muito para os resultados. Os filhos adultos ajudam a reforçar a informação aos pais idosos e aqueles com dificuldade de leitura. A opção de poder levar crianças e adolescentes tranquilizam os pais e aumentam a adesão ao grupo, pois muitas vezes não tem com quem os deixar.

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
Unidade Básica de Saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade
intersetorialidade
participação social
apoio ao desenvolvimento sustentável

Por favor justifique/comente sua resposta

Os participantes foram incentivados a plantar e a criar animais, por ser zona rural e pela dificuldade de aquisição de gêneros alimentícios, principalmente proteínas e fibras. Todas as orientações foram dadas respeitando as condições sociais e financeiras dos indivíduos.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Promover a reeducação alimentar e nutricional a fim de reduzir a obesidade, controlar e prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias. Melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir o desconforto e os sintomas das doenças crônicas, aumentar a auto-estima.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
VIII- Intersetorialidade
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
A experiência contempla todos os temas do guia alimentar para a população brasileira. Em cada encontro semanal, os participantes puderam saber mais sobre os macronutrientes e os micronutrientes presentes em cada alimento, além dos impactos na saúde da deficiência ou do excesso de cada um. A identidade cultural foi respeitada, assim como as preferências alimentares. A disponibilidade de alimentos do local, a situação financeira e o tempo disponível para o preparo das refeições foram essenciais para a sugestão das receitas. Incentivou-se o plantio ,a criação de animais e o aumento da ingestão de água filtrada. Foi desestimulado o consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados, ricos em açúcar, gorduras e sódio. Foram orientados a consumir 5 refeições diárias, de baixo índice glicêmico, com proteínas de alto valor biológico e fibras.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
ODS 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Por meio de consultas nutricionais. Os relatos eram bem parecidos e contemplavam a dificuldade dos pacientes em perder peso e de entender todas orientações para o sucesso do tratamento somente nas consultas mensais. Além disso, o distrito não tem comércio para a compra de alguns gêneros alimentícios, principalmente os ricos em proteínas e fibras. Havia também muita dificuldade financeira para a compra de alimentos.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Os pacientes foram pesados, medidos e atendidos individualmente. Os agentes de saúde e as outras pessoas da equipe que já trabalhavam há muito tempo no local deram informações sobre a situação da comunidade, as principais demandas e as doenças crônicas com maior necessidade de atenção.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
As prioridades foram definidas pela nutricionista, de acordo com os atendimentos individuais. Em cada encontro era falado sobre um tema ou reforçado algum que já havia sido explanado mas que ainda gerava muitas dúvidas.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Sim
sim, em quais etapas e como participaram ?
Participaram levando mudas de plantas para serem compartilhadas em vários encontros, fazendo o recordatório alimentar em casa, relatando suas experiências positivas, expondo suas dúvidas e dificuldades.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Várias dinâmicas e jogos foram incluídas durante os encontros. Após 4 meses de experiência foi criado um grupo de WhatsApp para que todos pudessem compartilhar suas experiências, receitas, tirar dúvidas, ou receber as orientações quando não puder comparecer presencialmente. Um questionário individual sobre reeducação alimentar era aplicado frequentemente para avaliar em quais pontos cada pessoa precisa melhorar para atingir os objetivos
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Celulares, folhas de papel , canetas, dados, tampas de garrafa, fita adesiva, mesas, cadeiras, forros, etc. Em cada encontro todas as orientações eram levadas de forma escrita ou em desenhos.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Os agentes de saúde e os outros profissionais da equipe podem levar as orientações ás pessoas que precisarem, caso não seja possível a presença do nutricionista. Todas as orientações foram arquivadas.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Os pacientes foram pesados e medidos inicialmente 1 x ao mês e sempre quando pediam. Foram analisados os exames laboratoriais e os prontuários dos participantes. Algumas pessoas foram encaminhados para atendimento psicológico individualizado. Todos os participantes foram orientados a aferir a pressão, procurar atendimento médico e odontológico sempre que precisarem ou pelo menos 1 vez ao ano para avaliação de rotina. A maioria dos participantes conseguiu reduzir o peso e controlar as doenças crônicas. Em geral, melhoraram a auto-estima e a disposição. Aprenderam muito sobre alimentação saudável e estenderam as orientações aos familiares. Foram vários relatos positivos, principalmente daquelas pessoas que não acreditavam que era possível emagrecer. Familiares e amigos das pessoas envolvidas no projeto também se interessaram e buscaram atendimento nutricional.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Todas as pessoas envolvidas conseguiram algum progresso, seja pelo emagrecimento, controle de doenças crônicas, aumento da disposição, da auto-estima ou o conhecimento sobre alimentação saudável. Com a frequência do grupo, novas amizades surgiram e com elas a parceria para atividades física, em dupla ou em grupos. O projeto foi estendido para 5 unidades de zona rural, e adaptado de acordo com a realidade de cada distrito.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Os encontros são realizados semanalmente, toda quarta feira ás 13:00h. Os participantes sempre sentam em círculo. Cada dia é levado somente um tema para discussão, que se iniciou com os 10 passos para a alimentação saudável, depois as doenças crônicas, vitaminas e minerais essenciais. Para cada tema, é explicado o máximo de informações possíveis, dentre elas função, sintomas, prejuízos para a saúde da deficiência ou do excesso , alimentos fonte , receitas e etc. São alternados dinâmicas, jogos e debates, para que cada dia seja diferente . Durante os encontros todos podem tirar dúvidas sobre o tema do dia e ao final tirar dúvidas ou relatar experiências sobre qualquer assunto referente a alimentação saudável. Foi acordado que os participantes levariam mudas de plantas para serem compartilhadas e incentivar o plantio. Em cada encontro um outro profissional da saúde fala ou faz alguma participação, já foram feitas: auriculoterapia, escovação dental correta e outros assuntos odontológicos, importância da vacina, controle das doenças crônicas, programas sociais de renda, informações sobre os processos de laqueadura , vasectomia, etc . Não é oferecido lanche, brindes, nem feito sorteio ou premiações, dessa forma todos os envolvidos estão lá com o objetivo de uma melhor qualidade de vida. Todos tem que usar máscaras e usar álcool nas mãos. Os participantes podem levar crianças e familiares, estes são envolvidos nas atividades e acolhidos pela equipe de profissionais.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência