APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

QUÍMICA NA ALIMENTAÇÃO: ORIENTAÇÃO ALIMENTAR PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA – E.S.

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Stelamaris Zimerer Professora Vila Velha

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Escola São Camilo de Lellis
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Espírito Santo Cariacica
Espírito Santo Vila Velha

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Stelamaris Zimerer Professora Cariacica

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

AdolescentesAdultosComunidade em geralEstudantesFamíliasIdososMulheres

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Privada
Ensino Médio
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade
intersetorialidade
participação social
apoio ao desenvolvimento sustentável

Por favor justifique/comente sua resposta

A elaboração e execução do projeto refere-se à “percepção” em relação à prática alimentar dos alunos do Ensino Médio em duas escolas da Grande Vitória. Contou com quatro semanas de encontros, bate papo, leituras e pesquisas. A proposta culminou em uma apresentação de seus conhecimentos como um Projeto em uma Mostra Cultural das referidas escolas. Foi um sucesso! O trabalho realizado foi o mais visitado e o que teve maior alcance da Comunidade, a qual pode conhecer benefícios e malefícios, de maneira simples e objetiva, relacionados à sua alimentação: tudo dito pelos alunos!

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

* INCENTIVAR E AGUÇAR A PESQUISA; * ORIENTAR ADOLESCENTES QUANTO À LEITURA DE RÓTULOS, TEOR DE AÇÚCAR E SAL DOS ALIMENTOS; * IDENTIFICAR VITAMINAS E ÍONS ESSENCIAIS NO ALIMENTOS; * RECONHECER SEMENTES E FIBRAS POR SEUS POTENCIAIS; * INCENTIVAR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS; * IDENTIFICAR DOENÇAS RELACIONADAS ÀS MÁS PRÁTICAS ALIMENTARES; * PROPAGAR A EAN DENTRE ALUNOS E COMUNIDADE.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VIII- Intersetorialidade
IX- Planejamento, avaliação e monitoramento das ações
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
* monitoramento da situação alimentar e nutricional; * promoção de práticas alimentares saudáveis; * prevenção das doenças associadas à alimentação e nutrição; * promoção do desenvolvimento de linhas de investigação;
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Como professora de química, do nono ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, da rede particular da Grande Vitória, ES, sempre observei a necessidade do pareamento do conteúdo abordado ao cotidiano do aluno. A minha percepção estava, e ainda está, no deslumbre mediante às informações referentes à química dos alimentos. Esse letramento faz parte da necessidade dos alunos em conhecer o que come. Diante disso e da carência de materiais didáticos disponíveis pela instituição, surge a ideia de propor uma pesquisa em relação aos fatores relacionados a boas práticas alimentares e prevenção de doenças paralelo a sua execução.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Realidade do adolescente associado à curiosidade referente à alimentação.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A princípio, eu identifiquei como necessário a leitura de rótulos e observação do potencial energético dos alimentos consumidos pelos adolescentes com os quais trabalhava. Posteriormente, os alunos foram gerando afinidades que resultaram em pesquisas e investigações.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Sim
sim, em quais etapas e como participaram ?
Pesquisas: de temas, de propostas de intervenção, de funcionalidade, de causas e consequências.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
A principal metodologia foi o protagonismo ofertado ao aluno, onde ele pode escolher o tema de maior afinidade e desenvolver suas próprias estratégias de aprendizado e divulgação de seus resultados.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Computador, artigos, embalagens, modelador de moléculas, alimentos in natura, produtos sem glúten e lactose, produtos zero açúcar, aparelho de pressão e medidor de glicose.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
As observações das necessidades do aluno e comunidade que o cerca, realizadas nesse trabalho resultará, ao final do ano de 2022, em um artigo voltado para Educação Alimentar e Nutricional que cria um plano de aula a ser aplicado pelo professor de Ensino de Ciências da Natureza e suas tecnologias, mediante itinerário formativo sugerido pela BNCC (2017), a partir de 2022, pelo Instituto Federal do Espírito Santo no Curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, campus Colatina.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Como experiência: superou todas minhas expectativas, já que o alcance foi muito amplo e envolveu a comunidade escolar com grande eficiência. Como professora: é só o início de um processo. Precisamos ir além! Precisamos de maior alcance. Maior número de profissionais envolvidos. Maior abrangência para maior eficiência.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Ver seu aluno pesquisando já é uma grande conquista! Ver seu aluno ensinando o que aprendeu é muito mais empolgante e motivador. Ver seu aluno cozinhando sua comida de forma mais saudável é superação! Isso prova que houve, sim, mudanças no comportamento dos envolvidos que, espero, que sigam como referência de uma vida mais saudável para todos os envolvidos.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Em diversas etapas do ensino de Ciências da Natureza, observa-se a necessidade de vincular o conteúdo à promoção de uma vida mais saudável. Mediante essa carência, pude elaborar um projeto de Educação Alimentar e Nutricional com alunos da primeira série do Ensino Médio em duas escolas da rede particular da Grande Vitória, no qual, através de pesquisas, roda de conversas, vídeos e leituras, os alunos puderam compartilhar todo aprendizado com membros da comunidade escolar e de seu entorno, através de exibição em uma Mostra de Conhecimentos promovida pelas escolas. O produto final foi o aprendizado, capaz de ter sido divulgado e exibido como mérito do progresso educacional da proposta pedagógica apresentada.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência