APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Projeto Hora do Conto Nutritiva

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Ana Paula Görgen Nutricionista Capitão
Silvania Rhor Diretora Capitão

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Prefeitura Municipal de Capitão

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
RS Capitão

1.5 Região do país

Sul

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Ana Paula Görgen Nutricionista Capitão

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 2 a 5 anos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Educação infantil
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
intersetorialidade

Por favor justifique/comente sua resposta

O acesso à alimentação adequada e saudável por promover atividades com a intenção de promover aumento no consumo de frutas e verduras e intersetorialidade por envolver professores e pais nas atividades propostas.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Objetivo geral: Estimular hábitos alimentares saudáveis através das histórias nos alunos do Materna B. Objetivos específicos: Estimular o consumo de frutas e verduras no ambiente escolar e doméstico; Realizar hora do conto envolvendo o tema alimentação; Despertar curiosidade através das histórias para consumo de alimentos saudáveis.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VIII- Intersetorialidade
IX- Planejamento, avaliação e monitoramento das ações
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Fazer alimentos in natura e minimamente processados a base da alimentação
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A ideia da atividade surgiu após visita na escola e diálogo com os professores que relataram baixo consumo de frutas e principalmente verduras pelos alunos.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Observação das refeições e conversa com os professores responsáveis pelas turmas.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Pela demanda apresentada pela escola.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Não
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Livros, alimentos em feltro, alimentos in natura.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
não se aplica
Descreva sobre o material/tecnologia social
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Ao final de cada atividade os alunos eram questionados se gostaram da atividade desenvolvida. A avaliação se deu também conversando com os professores e merendeira que referiram aumento das quantidades de frutas e verduras consumidas.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Aumento no consumo de frutas e verduras no ambiente escolar.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
A atividade hora do conto nutritiva aconteceu nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021 com intervenções mensais. As atividades aconteceram no turno da tarde, e contaram com a participação de alunos na faixa etária de 3 a 4 anos. Cada encontro teve duração aproximada de 30 minutos, sendo priorizado trabalhar uma turma por vez, visando melhor aproveitamento da atividade proposta. O primeiro livro trabalhado foi “Quem Abre o Bocão – Verduras” que através de rimas apresenta os poderes de alguns legumes e verduras (cenoura, tomate, alface, brócolis e abóbora). Durante a história as verduras na sua forma in natura foram mostradas aos alunos. Finalizando o primeiro momento foi disponibilizado um folder aos pais informando sobre o início das atividades e objetivos da mesma e um material para os alunos pintarem com os vegetais que já haviam provado. No segundo mês foi trabalhado o livro “Quem Abre o Bocão – Frutas” que também através das rimas apresenta algumas frutas e seus poderes (banana, maçã, mamão, melancia e uva). Neste segundo momento as frutas foram apresentadas no formato de para que as crianças pudessem ter contato visual com os alimentos apresentados na história. Ao final deste segundo momento os alunos receberam uma máscara para confecção em suas casas, sendo a mesma denominada máscara da coragem, com o objetivo de estimular a criança a provar uma fruta diferente até o próximo encontro. Finalizamos o segundo encontro cantando a música “Salada de frutas” – Anitinha. No terceiro encontro foi trabalhado o livro “Turma dos Vitaminados” que apresenta através da figura dos super heróis os poderes de cada grupo de alimento. Como atividade extra do terceiro encontro foi realizada a brincadeira “Bata palmas para os alimentos que são amigos do nosso corpo”, sendo mostradas imagens de alimentos, sendo que, as crianças foram orientadas a somente bater palmas para os alimentos que podem “vitaminar” nosso corpo. Para realizar em casa os alunos receberam o “Prato Vitaminado” para pintura. O último encontro em dezembro foi um momento de integração com a realização de uma oficina culinária “Biscoito de cacau e mel”. Neste encontro foi realizada a leitura da receita e identificação dos ingredientes e os alunos foram estimulados a colocar a mão na massa. Todas as atividades foram conduzidas pela nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura e professores responsáveis pelas turmas que no decorrer do mês realizavam outras intervenções em sala de aula relacionadas a história trabalhada. Ao final de cada encontro os alunos eram questionados verbalmente se “Gostariam que a nutricionista voltasse?” e “O se gostaram da atividade do dia”. Em todos os momentos os alunos estavam dispostos em círculo e mostraram interesse e entusiasmo nas atividades. Sempre muito participativos e questionadores em todas intervenções realizadas.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência