APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Projeto de Extensão Oficina Saberes e Sabores

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Eloisa Helena Medeiros Cunha Coordenadora responsável Governador Valadares
Alice Ferreira Pinheiro Aluna Extensionista do curso de Nutrição Governador Valadares
Aline Alves Soares Aluna Extensionista do curso de Nutrição Governador Valadares
Maria da Penha Apolinário de Castro Aluna Extensionista do curso de Nutrição Governador Valadares
Emilly Albertina Brandemburg Ramos Aluna Extensionista do curso de Nutrição Governador Valadares
Ynara Sousa Leal Aluna Extensionista do curso de Nutrição Governador Valadares
Ana Luiza Brandão da Silva Aluna Extensionista do curso de Nutrição Governador Valadares
Deuma Evaner Miranda Pereira Aluna Extensionista do curso de Nutrição Governador Valadares
Natália Martins Mares Melo Aluna Extensionista do curso de Nutrição Governador Valadares

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Universidade Vale do Rio Doce

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Minas Gerais Governador Valadares

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Eloisa Helena Medeiros Cunha Coordenadora responsável Governador Valadares

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

AdolescentesCrianças - 0 a 2 anosCrianças - 2 a 5 anosCrianças - 5 a 10 anosPúblico atendido por Programas Sociais

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Escola Privada
Educação infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
apoio ao desenvolvimento sustentável

Por favor justifique/comente sua resposta

A transição Nutricional vivida pelo Brasil nos últimos anos caracterizou-se pela inversão no padrão alimentar das famílias, que passaram a consumir mais alimentos fonte de gorduras, açúcares, doces e bebidas açucaradas e diminuir a ingestão de cereais integrais, hortaliças e frutas, tem contribuído de forma negativa com a manutenção da vida saudável, inclusive na infância. O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, orienta que a alimentação seja cada vez mais natural e preparada em casa, sendo um de seus capítulos intitulado “Cozinhar em Casa”. As recomendações evidenciam a chegada da criança ao lar como uma grande oportunidade para que a alimentação saudável se torne parte da vida de toda a família. Assim como o Guia Alimentar para a População Brasileira que também enfatiza a importância dos conhecimentos sobre a Alimentação adequada e saudável, ampliando a autonomia nas escolhas alimentares por parte da população. Nesse contexto, ações de promoção da alimentação saudável devem ser desenvolvidas junto ao público escolar, sendo a escola local privilegiado para se trabalhar com promoção de saúde, intervenções escola-comunidade, criança-família, prestação de serviço e favorecimento de um ambiente saudável para os indivíduos que ali passam boa parte do seu tempo. Sendo a Educação Alimentar e Nutricional uma ferramenta fundamental nesse processo. A proposta do projeto de extensão Oficina Saberes e Sabores é justamente proporcionar a educação nutricional de crianças e jovens, a partir de experiências nas oficinas culinárias com desenvolvimento de receitas, exercitando as habilidades culinárias, autonomia nas escolhas, como forma de incentivar e sustentar comportamentos alimentares saudáveis. A partir desse conhecimentos esses indivíduos tem a oportunidade de escolhas, repassam as informações para seus cuidadores, familiares, comunidade.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

1. Disseminar na comunidade escolar informações sobre a promoção da saúde; 2. Favorecer o desenvolvimento de Promoção da saúde e alimentação saudável na escola, estimulando o público a assumir atitudes mais saudáveis. 3. Desenvolver nas crianças das escolas privadas e públicas tato sensorial (cheiro, cor, sabor, textura) para alimentos com ausência ou baixo teor de gordura, sódio e açúcar através de degustação de preparações, além das mesmas colherem os produtos na horta para a realização das receitas; 4. Desenvolver noções de segurança na cozinha; 5. Implementar algumas normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos e utensílios; 6. Estimular o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora das crianças através de atividades como: misturar, amassar, modelar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens e leitura de rótulos; 7. Estimular através das oficinas o interesse pela produção do próprio alimento, do aproveitamento integral dos mesmos, conservação do meio ambiente.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
1. Alimentação é mais que ingestão de nutrientes. 2. Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. 3. Autonomia nas escolhas alimentares. 4. Desenvolvimento de habilidade culinárias. 5. Cozinhar em casa. 6. Conhecendo os alimentos. 7. Os primeiros anos de vida são importantes para a formação dos hábitos alimentares. 8. O acesso a alimentos adequados e saudáveis e à informação de qualidade fortalece a autonomia das famílias. 9. A alimentação é uma prática social e cultural. 10. Adotar uma alimentação adequada e saudável para a criança é uma forma de fortalecer sistemas alimentares sustentáveis.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A infância e a adolescência são compreendidas como fases importantes de crescimento físico e desenvolvimento de habilidades, as quais requerem atenção especial e interdisciplinar. Neste contexto a alimentação apresenta-se como um importante determinante de saúde o qual vem sendo apontado como um dos principais responsáveis pelos agravas a saúde desta população. Sendo as deficiências nutricionais consideradas um problema de Saúde Pública entendendo que principalmente entre as crianças a qualidade da alimentação afeta o seu crescimento e pode torná-lo vulnerável a doenças oportunistas e crônicas. Usando como evidência científicas os estudos da importância do desenvolvimento de habilidades culinárias, autonomia, que são enfatizados no Guia Alimentar para a População Brasileira e no Guia Alimentar para menores de 2 anos Despertar o interesse por bons hábitos alimentares desde a infância é uma medida que pode interferir na melhor qualidade de vida e, futuramente, reduzir as chances de sobrepeso, colesterol alto e diabetes. A proposta do projeto de extensão é justamente proporcionar a qualidade e a educação nutricional de crianças e jovens, a partir de experiências na cozinha experimental do curso de Nutrição da Universidade Vale do Rio Doce.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Foi feito um levantamento com base nos dados epidemiológicos e realidade Brasileira (que retrata também nossa região) sobre consumo alimentar, ultraprocessados, obesidade e sobrepeso. E enquanto curso de Nutrição de desenvolver um projeto que atendesse a realidade local onde está inserido, contribuindo para a formação de condutas alimentares adequadas, evitando problemas como obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares entre outras em que o fator alimentação tem influência direta, favorecendo uma melhor qualidade de vida futura para crianças e jovens. Nesse sentido, a escolha do setor educação (escolas) foi por ser um local privilegiado para se trabalhar com promoção de saúde, intervenções escola-comunidade, criança-família, prestação de serviço e favorecimento de um ambiente saudável para os indivíduos que ali passam boa parte do seu tempo.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Foram definidos com base na ideia principal do projeto que é utilizar a Educação Alimentar e Nutricional como estratégia para o desenvolvimento das oficinas culinárias, que acontecem de forma lúdica e prática, onde as crianças manipulam alimentos e os transformam em preparações que estimulam o seu consumo, aprendendo conceitos sobre alimentação saudável, origem dos alimentos e higiene.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Os sujeitos da ação não participam das etapas de planejamento.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
As metodologias utilizadas são de acordo com a faixa etária trabalhada. Em todas as oficinas são feitas preparações de receitas saudáveis em que os estudantes juntamente com os alunos extensionistas do curso de Nutrição desenvolvem as preparações. Durante esse momento são trabalhados conceitos da alimentação, utilizando as receitas. Após, é feito atividades lúdicas e degustação das receitas. Exemplos de metodologias. 1. Oficinas Culinárias. 2. Atividade Reflexivas: é dado um problema e os alunos tem que encontrar uma solução. 3. Uso da Música: os alunos tem que montar paródias sobre o tema das oficinas. 4. Brincadeiras lúdica com o tema alimentação saudável: bingo das frutas, montar frases com palavras “soltas”, adivinhações, caça palavras. 5. Teatro infantil: alunos extensionistas se vestem de personagens infantis, como por ex. Branca de Neve e a Visita ao Supermercado, Emília e Visconde no Sítio da ALimentação Saudável. Através do teatro são trabalhados temas importantes sobre a Alimentação Saudável.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
São utilizados o quadro para fazer as brincadeiras, materiais como alimentos in natura para demonstração, pirâmide alimentar, impressos, kit de teor de óleo, gordura e açúcar (são kits que pertencem ao curso de nutrição).
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
São confeccionados jogos, atividades educativas que trabalham o tema de Alimentação. Assim como são montadas oficinas culinárias com receitas saudáveis, adaptadas das tradicionais, como por exemplo: Hambúrguer que leva na carne a Abobrinha; Suco da Horta que trabalhamos a imaginação das crianças que dão nome ao Suco como do Hulk; Catchup saudável que tem como base a beterraba e cenoura; receitas que trabalham a sustentabilidade na questão no aproveitamento integral dos alimentos como o Bolo de Abóbora com casca e Coco, Bolo de Casca de Banana, Patê de Talos.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
A avaliação das atividades é realizada após cada oficina através de roda de conversa, registros fotográficos e depoimentos. Esses momentos proporcionaram aos educandos a oportunidade de falarem sobre o que aprenderam, o que gostariam de aprender e refletirem sobre o trabalho e contribuição que desenvolveram no grupo, a importância da articulação e integração entre os membros, e ainda se gostaram da oportunidade de fazer parte do grupo de produção. O resultado é sempre positivo, principalmente em relação as oficinas. Antes de executar as preparações a maioria fala que não gosta, nunca comeu, não vai comer e após a oficina a maioria sai dizendo que é gostoso, saudável e que vai fazer em casa com as famílias. Quanto aos desafios acredito que seja na questão da periodicidade das oficinas com o público. Nem sempre o público volta com frequência. Dificultando uma aprendizagem continuada.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Sim. Pode ser adaptada e desenvolvida em qualquer público, desde que observada a faixa etária para modificar as atividades para melhor aprendizagem.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
A infância e a adolescência são compreendidas como fases importantes de crescimento físico e desenvolvimento de habilidades, as quais requerem atenção especial e interdisciplinar. Neste contexto, a alimentação apresenta-se como um importante determinante de saúde o qual vem sendo apontado como um dos principais responsáveis pelos agravos a saúde desta população. Neste sentido, o Projeto de Extensão Oficina Saberes e Sabores desde seu início em 2017 trabalha a Educação alimentar e nutricional (EAN) por meio das oficinas de culinária no qual há transmissão de conhecimentos que auxiliem o educando na escolha de uma alimentação saudável. Já foram atendidas mais de três mil crianças desde o início do projeto. Devido a pandemia o projeto não teve as oficinas durante os anos de 2020 e 2021, sendo a oficina transformada em uma série de vídeos que retratam o passo a passo das receitas (não consegui colocar os vídeos aqui) e e-books. Agora, em 2022 as oficinas foram retomadas presencialmente e desde então já foram atendidas 800 estudantes com idade entre 9 meses a 15 anos de idade. As ações de EAN aconteceram uma vez por semana na cozinha experimental do curso de Nutrição que está situada na Universidade Vale do Rio Doce em Governador Valadares, MG. O convite é feito todo início de semestre nas escolas privadas e públicas do município, sendo entregue a proposta e explicado o funcionamento das atividades. Desde o início de sua criação o projeto conta todos os anos com a participação do grupo de altas habilidades atendidos pelo Centro de Referência em Educação Inclusiva (CRAEDI). O CRAEDI é voltado para o atendimento educacional especializado – público com deficiências, altas habilidades e super dotação – da rede municipal. Ele conta com 24 salas climatizadas, laboratório de ciências, trocador infantil, inovateca, espaço com piso podotátil, totem de identificação em braile, assim como placas sinalizadoras, hidroterapia e playground inclusivo. E oferece atendimentos em fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação física. Futuramente a sede vai contar com psicomotricidade – técnica que promove o desenvolvimento cognitivo e afetivo através da realização de movimentos organizados e integrados. A partir do interesse das escolas em participar do projeto de extensão, são escolhidos os temas e receitas a serem trabalhadas com o público levando sempre em consideração faixa etária, dificuldades alimentares que são relatadas pelos professores. As oficinas são desenvolvidas por professor e alunos extensionistas do curso de nutrição. São realizadas atividades práticas de EAN abordando temas relacionados à alimentação, nutrição, atividades lúdico-pedagógicas especificas para cada público e idade (oficinas culinárias, jogos e teatro). Após cada oficina os alunos degustam as preparações e são avaliados os resultados, que sempre são muito satisfatórios podendo ser percebido devido ao envolvimento e interação dos participantes. Nesses quase seis anos de funcionamento das oficinas culinárias, somadas às outras estratégias educativas como jogos, músicas, atividades e brincadeiras conclui-se que são estratégias eficazes de EAN.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência