APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Projeto ACS Mirim – Jaguar Júnior

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Rosana Mara da Silva Professora JARAGUÁ DO SUL
Pericles Amadeu Furlani Professor Jaraguá do Sul
Renato Koprik Ostapiuk Professor Jaraguá do Sul
Adalberto Alves de Castro aluno Jaraguá do Sul
Camila Franzner Donath aluna Jaraguá do Sul
Mylena Phillipps Cunha aluna Jaraguá do Sul
Suelen Borges Andreo aluna Jaraguá do Sul
Nathalie Vitoria Raimundo Nogueira aluno Jaraguá do Sul
Emely Lais Tiegs aluna Jaraguá do Sul
Augusto Ghisi de Barros aluno Jaraguá do Sul
Camila Caroline Martins aluna Jaraguá do Sul
Diego Filippe Alves De Almeida Souza aluno Jaraguá do Sul
Camila Iara Sampaio Ferreira aluna Jaraguá do Sul
Cindy Laís Pett Vieira aluno Jaraguá do Sul
Franciele Teixeira Krüger Gessner aluna Jaraguá do Sul

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Faculdade Estácio de Sá Jaraguá do Sul
Coordenação Estadual de Educação - Jaraguá do Sul
Associação Jaraguá Mais Saudável

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Santa Catarina Jaraguá do Sul

1.5 Região do país

Sul

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Rosana Mara da Silva Professora Jaraguá do Sul

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

AdolescentesAdultosEstudantes

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Universidade
Ensino Fundamental
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade
intersetorialidade
participação social

Por favor justifique/comente sua resposta

O projeto ACS Mirim – Jaguar Júnior atua dentro dos Eixos do PSE e trabalhando os princípios do SUS e disseminando o autocuidado para o desenvolvimento sobre alimentação saudável, sendo que esse aluno é um multiplicador junto a sua família, escola e comunidade.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

• Conscientizar os alunos das escolas sobre o autoconhecimento e importância com os cuidados básicos de saúde (alimentação saudável, atividade física, saúde bucal) e higiene pessoal, dentro dos eixos do PSE; • Promover ações e atividades que possibilitem o sentimento de pertencimento e participação social dos alunos nas suas escolas e bairros;

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
VIII- Intersetorialidade
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
O nosso público constitui-se de adolescentes de 10 a 17 anos, para tanto utilizamos os seguintes temas: * Alimentação é mais que ingestão de nutrientes; * Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo; * Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A demanda foi apresentada pela Coordenação Regional de Educação de Jaraguá do Sul – Secretaria Estadual de Educação na parceria para execução do Projeto de Extensão, identificada pelo aumento da obesidade infantil no município que atingiu o percentual de 12,84% da população de crianças e adolescentes, dados da Secretaria Municipal de Saúde. Diante desse cenário e com a parceria com as Escolas Estaduais iniciou-se o ACS Mirim, tendo 3 eixos dentro da sua atuação e um deles contempla o COMER (alimentação saudável).
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Foi identificado o aumento da obesidade infantil no município que atingiu o percentual de 12,84% da população de crianças e adolescentes, dados da Secretaria Municipal de Saúde, levantou-se a necessidade de uma ação em nível municipal de apoio e com objetivo de estimular o autocuidado e a disseminação de informações sobre a importância da alimentação saudável.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A partir da parceria com a Coordenação Regional de Educação de Jaraguá do Sul – Secretaria Estadual de Educação, houve o acesso as necessidade das Escolas Estaduais do município, o diagnóstico situacional e os problemas emergentes, com isso se definiu-se os eixos que o Projeto iria trabalhar e como seriam as ações e os objetivos a serem alcançados.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
não
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Aplicou -se o Arco Maguerez para elencar os conhecimentos prévios dessa população.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Foram utilizados o Laboratório de Anatomia, a Mesa 3D, montagem de mesa de alimentação saudável
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
não se aplica
Descreva sobre o material/tecnologia social
não
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Avaliou-se através de pesquisa qualitativa (entrevista) com os alunos, professores/ diretores, pais; número de participantes e disseminação de ações nas escolas.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Contribuiu para a disseminação da informação na família, escola e comunidade. Outro ponto interessante foi que esse Projeto é multiplicador de outras ações no âmbito escolar. Essa ação pode ser multiplicada para outros públicos e em outros locais/ instituições. Sua formação é simples e replicável.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais responsáveis pela interação entre a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) e a população adstrita no seu território, sendo o vínculo direto com a realidade local. Com foco na atuação do ACS na comunidade e sua importância no contexto da equipe, buscou-se promover uma transformação na educação e cultura sobre os Eixos do PSE, com enfâse na Alimentação saúdavel, atividade física e pertenecimento a comunidade. O presente projeto objetiva implantar o projeto piloto para Agente Comunitário de Saúde “Júnior” nas escolas estaduais de Jaraguá do Sul, com o intuito de disseminar a cultura do autocuidado. Como metodologia se utilizou como abordagem oficinas pedagógicas, com a aplicação do Arco Maguerez ou Metodologia da Problematização, com os eixos pré-definidos pelo Programa Saúde na Escola (PSE), o projeto piloto é realizado inicialmente nas escolas estaduais do município de Jaraguá do Sul/SC. A população do presente projeto é composta pelos alunos da rede de ensino estadual, constituída por 14 (quatorze) escolas de ensino fundamental, pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE) pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul e Coordenação Regional de Educação – CRE, totalizando 4164 alunos. Atualmente, foram atendidos 154 alunos e teremos mais 2 ações no ano 2022, onde totalizaremos 252 alunos. A aplicação é de responsabilidade, elaboração e execução dessas ações propostas no projeto piloto, dos alunos e professores do curso de Medicina da Faculdade Estácio e da Liga Acadêmica de Medicina, Saúde da Família e Comunidade (LAMSFAC). O projeto responde a uma necessidade levantada junto a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul e da Coordenação Regional de Educação – CRE Jaraguá do Sul advindas do Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Educação. As oficinas se dividem em 3 oficinas aplicadas no ambiente da Faculdade, onde há um rodízio dos alunos participantes a cada 40 minutos, permitindo a discussão sobre cada tema. OFICINA TEMA Eixos Conhecendo meu corpo Mover 6 Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Como estou Pertencer 3 Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; 4 Prevenção das violências e dos acidentes O que eu faço Comer 7 Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; 8 Promoção de Saúde bucal. Como estou Pertencer 3 Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; 4 Prevenção das violências e dos acidentes

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência