APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Painel interativo: Construindo o caminho do alimento do campo à mesa da escola

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Joicy Ferreira Martins Nutricionista- Quadro Técnico PNAE Marabá
Helen Cristina Saraiva de Sousa Lima Nutricionista- Quadro Técnico PNAE Marabá
Fabíola Badu de Amorim Nutricionista- Responsável Técnica do PNAE Marabá
Ana Carolina Castro Moraes Schorn Nutricionista- Quadro Técnico PNAE Marabá
Islânia Ribeiro Menezes Carvalho Nutricionista- Quadro Técnico PNAE Marabá
Maria Sílvia Castro Moraes Nutricionista- Quadro Técnico PNAE Marabá
Polianna Francisco Ramos Diretora Marabá

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Coordenadoria de Alimentação Escolar
Secretaria de Educação de Marabá
EMEF DR Francisco de Souza Ramos

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Pará Marabá

1.5 Região do país

Abrangência Nacional

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Joicy Ferreira Martins Nutricionista- Quadro Técnico PNAE Marabá

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 5 a 10 anos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Ensino Fundamental
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de estarem livres da fome
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade
intersetorialidade
participação social
apoio ao desenvolvimento sustentável

Por favor justifique/comente sua resposta

O Programa de Alimentação escolar é o maior do mundo, onde no município de Marabá atende100% das crianças matriculadas em rede pública. O Programa promove a segurança alimentar e nutricional com a oferta de alimentos in natura da agricultura familiar e outros alimentos contribuindo com a alimentação adequada e saudável de acordo com as faixas etárias, bemcomo o incentivo aos agricultores locais, com alimentos da cultura alimentar da região. A atividade trouxe ao estudante de forma lúdica o funcionamento do PNAE e o envolvimento de diversos atores dentro do PNAE. Apoiar a agricultura familiar é incentivar o desenvolvimento sustentável da região, por respeitar os produtores locais e incentivar as famílias que plantam.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Proporcionar aos escolares conhecimento sobre o caminho do alimento do campo à mesa da escola por meio da construção do painel interativo.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
VIII- Intersetorialidade
IX- Planejamento, avaliação e monitoramento das ações
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
O guia preconiza que alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável, onde pudemos trabalhar a importância do alimento vindo no campo na mesa do estudante, alimentos in natura e minimamente processados no cardápio da alimentação dos escolares.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
ODS 8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
ODS 10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
ODS 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
ODS 17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Os motivos que levaram a realização dessa experiência foi desenvolver uma atividade dentro da temática da 4° Edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional-2022, parceria entre Coordenadoria de Alimentação Escolar e a Escola Municipal Dr Francisco de Souza Ramos para a realização do primeiro tema proposto – Caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola. Além disso, o outro motivo era planejarmos este momento para trabalhar o caminho percorrido do alimento dentro da realidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de Marabá, pois entendemos a importância de mostrar aos escolares como o alimento chega até o seu prato, incentivando a valorização de todos aqueles que trabalham para o prato está colorido e nutritivo e que esse estudante não desperdice alimentos depois de conhecer esse caminho tão grande que o alimento faz até chegar na mesa da escola.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Para a realização da experiência foi feito planejamento com a Diretora da escola na escolha do tipo de ferramenta a ser utilizada para escolares, bem como o estudo de sistematização do funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Foram definidos de acordo com ementa proposta pela Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. Foram definidos de acordo com ementa proposta pela Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. Objetivou-se construir um painel educativo onde os escolares participassem de forma ativa no processo de aprendizagem sobre a temática.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
não
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
O painel desenvolvido durante a ação é uma ferramenta prática, podendo ser adaptado. O painel tinha formato circular, de madeira, coberto de TNT e decorado para chamar a atenção das crianças. Foram selecionadas imagens que representavam o alimento do campo até mesa do escolar. Também foi utilizada na ação um vídeo sobre o PNAE, apresentando o programada e seus diversos atores. O painel foi desenvolvido pela equipe da escola e as imagens foram selecionadas pela equipe de Nutricionistas do PNAE, para juntos trabalharmos de forma prática e lúdica a temática com as crianças.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Painel interativo e data show.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
não se aplica
Descreva sobre o material/tecnologia social
Foi construído junto aos escolares um painel interativo, podendo ser adaptado por outros materiais.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
A realização da atividade mostrou-se de forma positiva, pois notou-se que os escolares não conheciam como funcionava o Programa de Alimentação Escolar e como esse alimento chegava até o prato dos alunos. Os estudantes mostraram-se bem participativos e foi perceptível a troca de falas entre os alunos, onde aproveitou-se esse momento para falar de alimentação saudável, alimentos in natura, sobre os itens da alimentação escolar, como o açaí, frutas e verduras da agricultura familiar.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Sim, pois possibilitou os estudantes a conhecerem os diversos caminhos que o alimento passa até chegar a sua mesa na escola incentivando o estudante a valorizar os alimentos e a reconhecer que o Programa de Alimentação Escolar é aquele que organiza a chegada do alimento até a escola reunindo diversos atores dentro do programa. O ponto positivo é a possibilidade de replicação em outras escolas, pois utiliza poucos recursos, podendo ser utilizada por professores e outras nutricionistas, além de que a técnica utilizada é de fácil compreensão, atraindo a atenção das crianças para que elas possam aprender de forma mais leve.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
No dia três de maio de dois mil e vinte dois foi realizada a atividade da 4º edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional na escola EMEF Dr. Francisco de Souza Ramos com vinte estudantes do 4º ano. Iniciou-se as 14:00h e finalizou as 15:30h. Dentre as diversas opções de realização de atividades de educação alimentar e nutricional para a realização do tema 1, foi optado por uma atividade prática com os alunos dentro da sala da aula, com o apoio da Professora Vanda Rodrigues, que está trabalhando dentro da disciplina de geografia a temática alimento do campo à cidade com os alunos. Participou da ação as Nutricionistas Joicy Martins e Helen Cristina, com o apoio da Coordenadora Sulamita, Diretora Polianna e Professora Vanda. Foi iniciada a atividade com a apresentação das profissionais e logo após foi passado aos alunos o primeiro vídeo. Esse vídeo foi construído pelo FNDE e está disponível no “youtube” com o título: PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O objetivo de expor aos alunos esse vídeo é apresentar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de reconhecer os vários atores envolvidos no PNAE. Após a finalização do vídeo foi realizado um bate-papo com os alunos e foi perguntado se eles já tinham ouvido falar no programa, se eles conheciam o trabalho do Nutricionista e outras perguntas. Os estudantes mostraram-se bem participativos nesse momento. Como foi perceptível a troca de falas entre os alunos, aproveitou-se esse momento para falar de alimentação saudável, alimentos in natura, sobre os itens da alimentação escolar, como o açaí, frutas e verduras da agricultura familiar. Durante a ação foi perguntado aos alunos qual refeição eles gostavam mais e eles responderam: o açaí com farinha de tapioca, sopa e o pão com queijo. O açaí faz parte da cultura alimentar da região norte, onde no cardápio vem acompanhado da farinha de tapioca, uma farinha de cor branca e de aspecto leve, característico da região. Essas falas tornaram a construção da ação ainda mais rica e logo após iniciamos a construção do painel interativo. Para esse momento, a escola montou um painel na cor verde com balões, contendo o título do tema 1, construído de forma didática para que os alunos participassem da atividade. As nutricionistas selecionaram dezoito fotos que mostrassem aos alunos o caminho do alimento percorrido até o prato deles. Ao selecionar escolhemos aquelas que mostrassem a realidade da escola, com fotos de alunos da própria escola no momento da refeição, das merendeiras, diretora, entregador dos alimentos e das nutricionistas. Foi explanado as crianças o caminho do alimento do campo à mesa da escola pelas fotos selecionadas. Onde primeiramente foi apresentado por fotos a fase de preparo da terra, sementes, plantio, colheita e seleção, mostrando a necessidade de reconhecer de onde vem os alimentos, por quantos cuidados esse alimento passa para chegar até o transporte. Na segunda fase foi apresentado a parte administrativa do programa, como elaboração do cardápio, escolha dos alimentos, parte administrativa da escola para informar a quantidade de alunos, bem como realizar a solicitação de alimentos e prestação de constas. Foi mostrado também os agentes de entrega da merenda escolar e transporte dos alimentos. Na terceira fase foi apresentada as merendeiras, responsáveis pela execução do cardápio, contribuindo para uma alimentação saborosa e nutritiva para as crianças. No último momento foi mostrado as crianças se alimentando e o prato saudável. Ao término da explicação iniciou-se a construção do painel interativo, onde cada criança teve a oportunidade de colar a imagem representativa de cada fase. O painel interativo constitui-se uma ferramenta potencializadora na atividade de educação alimentar e nutricional, contribuindo para a promoção de saúde das crianças. As atividades de EAN são importantes para incentivar a alimentação saudável, além de enriquecer o currículo escolar. Outro ponto positivo é a possibilidade de replicação em outras escolas, pois utiliza poucos recursos, podendo ser utilizada por professores e outras nutricionistas, além de que a técnica utilizada é de fácil compreensão, atraindo a atenção das crianças para que elas possam aprender de forma mais leve.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência