APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

O que tem na feira nesse mês?

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Joyce Brenda Parente de Moura Nutricionista RT Sobradinho

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Centro de Educação Integrada Colinho de Mãe

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Distrito Federal Sobradinho

1.5 Região do país

Centro-Oeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Joyce Brenda Parente de Moura Nutricionista RT Sobradinho

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

AdultosCrianças - 2 a 5 anosFamílias

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Privada
Educação infantil
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
integralidade
apoio ao desenvolvimento sustentável

Por favor justifique/comente sua resposta

O estímulo à alimentação variada de frutas e vegetais, principalmente quando levado em considerão os alimentos que estão na estação, possibilita que mais pessoas aumentem o consumo de alimentos in natura. Esse é o passo mais importante para a alimentação adequada e saudável. O consumo de alimentos in natura e da estação, possibilita maior diversidade biológica (porque os produtores produzem aquilo que é comprado pelos consumidores), com menor necessidade do uso de agrotóxicos, contribuindo para um desenvolvimento sustentável.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Apresentar uma maior variedade de alimentos; Estimular uma alimentação mais colorida e saudável; Incentivar o consumo de alimentos da estação pelos seus benefícios; Ensinar sobre benefícios dos alimentos.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Alimentação é mais que ingestão de nutrientes; Alimentação Adequada e Saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável; Autonomia nas escolhas alimentares; Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação; Valorização da alimentação brasileira com sua rica cultura e particularidades.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
ODS 8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
ODS 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
ODS 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Além da dificuldade diária de aceitação do hortifruti pelos estudantes, durante as refeições ofertadas pela escola, muito pais relataram, em consultas nutricionais comigo, a dificuldades deles mesmos terem uma alimentação variada, atitude comprovada pelo relato muitas vezes monótono dos alimentos ofertados e consumidos em suas residências.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
As dificuldades além de serem observadas por mim durante a distribuição das refeições, o diagnóstico também foi feito pelo relato dos colaboradores da escola (manipuladores de alimentos e professores) e famílias.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A partir da necessidade de aumentar a quantidade e variedade dos vegetais consumidos pelas crianças na escola, para diminuir o desperdício de alimentos e melhorar o perfil alimentar. Além disso, da necessidade de, como profissionais da saúde com foco na alimentação, estimular constantemente uma dieta sustentável definida como “com baixo impacto ambiental, que contribui para a segurança alimentar e nutricional e à vida saudável para as gerações presentes e futuras. Dietas sustentáveis devem proteger e respeitar a biodiversidade e os ecossistemas, culturalmente aceitável e acessível, economicamente justa e acessível; nutricionalmente adequada, segura e saudável; além de otimizar os recursos naturais e humanos”.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Não
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Não
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Sacolas de papel, materiais educativos impressos, uma porção de alimento in natura.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Guias mensais sobre os alimentos da estação e materiais educativos para atrair a atenção para alimentos que geralmente não são bem aceitos, levando a um baixo consumo.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
A avaliação foi feita qualitativamente por meio dos relatos dos pais, muitas vezes acompanhados de imagens da família, em destaque as crianças, consumindo os alimentos entregues. Além das famílias também relatarem que o guia com os alimentos estava ajudando na hora da compra. A fala de uma das mães foi que a criança ficava ansiosa para receber o alimento da tia Joyce para provas. Muitos pais também relataram que foi a primeira vez que consumiram alguns dos alimentos ofertados. Com tudo isso, é com muita alegria que compartilho os ganhos muito positivos que tivemos, conseguindo, de maneira simples, atingir toda a comunidade escolar, despertando curiosidade e interesse em experimentar o alimento entregue no mês e a lista com os alimentos da estação. O desafio maior, a depender da escola, pode ser a produção dos materiais educativos, mas isso pode ser facilmente resolvido com a impessão de um pequeno QR Code a ser colocado dentro da sacola por exemplo, não se fazendo necessário o gasto de recursos financeiros com isso.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Sem dúvidas essa experiência teve um resultado muito melhor do que o esperado! O mais emocionante era ouvir os relatos espontâneos de transformação das próprias famílias e crianças. Outro momento marcante foi quando algumas crianças faltaram no dia da entrega da sacola e os pais vieram pedir pelos materiais porque estavam fazendo muita diferença! Com certeza o modelo é totalmente replicável em outros locais.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
A cada início de mês, as famílias dos alunos recebiam uma sacola contendo uma lista de vegetais e frutas da estação. Destes alimentos, eu escolhia um para entregar uma porção dele dentro da sacola, para ser consumida em casa pela família, junto com um material que apresentava o nome do alimento, algumas de suas características, nutrientes em maior quantidade e formas de consumí-lo. Dava preferência por escolher alimentos de menor aceitação pelas crianças, que fossem mais inusitados ou que eu pudesse ensinar sobre diferentes formas de consumo. Depois os pais relatam pela experiência (com comentários ou fotos e vídeos) pessoalmente, pelo aplicativo da escola ou whatsapp da escola.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência