APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Nutri-Ação: Práticas Interdisciplinares para Sistematização do Processo de Cocriação e Inovação Envolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Ana Paula de Queiroz Mello São Paulo São Paulo
Andrea Lorenzi São Paulo São Paulo
Silvia Martinez São Paulo São Paulo

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Centro Universitário São Camilo

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
São Paulo São Paulo

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Andrea Lorenzi Professora Universitária São Paulo

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 3 - EAN no campo da Assistência Social

1.8 Público participante da experiência

AdolescentesAdultosCrianças - 2 a 5 anosCrianças - 5 a 10 anosIdosos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Escola Privada
Universidade
Educação infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
Organização Sócio-Assistencial
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável

Por favor justifique/comente sua resposta

Em 2019, foi criado o Nutri-Ação que é uma atividade curricular realizada na disciplina de Educação em Nutrição do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário São Camilo (SP/SP), sob orientação das docentes responsáveis. O objetivo do Nutri-Ação é estimular alunos a confeccionarem instrumentos de educação em saúde, com foco em alimentação e em sintonia com as necessidades do público-alvo, voltado para a promoção de saúde e prevenção de doenças. A proposta Nutri-Ação visa desenvolver, em grupo, um jogo e/ou dinâmica sobre uma temática de Alimentação e Nutrição baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, em 2014. Esta ferramenta didática poderá compor programas com o foco em Educação Alimentar e Nutricional. O material dos jogos e/ou dinâmicas, considerando o isolamento social durante a pandemia da COVID-19 e as inúmeras possibilidades de acessar o educando utilizando a rede, é comumente ilustrado e interativo, com conteúdo que estimula a alimentação saudável e sustentável, trabalhando diferentes competências dos usuários, que poderão aprender e se divertir ao mesmo tempo. Além disso, uma vez ao ano é proposto um concurso para a escolha do melhor trabalho, inserido em evento presencial e online organizado pela instituição de ensino de cunho extensionista e científico, chamado SIMPONUTRI. Ao longo da sua criação, já foram apresentados mais de 100 trabalhos neste evento e congresso externo. Desta forma, os alunos desenvolvem uma atividade acadêmica, que poderá ter visibilidade em evento científico, dando oportunidade ao aluno de estabelecer parcerias e adquirir aprendizado além da sala de aula.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Desenvolver jogos e dinâmicas no contexto da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para disseminar conhecimentos sobre alimentação saudável para a população no geral com o foco em atender o tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
A proposta pedagógica é desenvolver, em grupo, um jogo e/ou dinâmica sobre uma temática de Alimentação e Nutrição baseado em todos os temas apresentados no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, em 2014.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Considerando o quadro epidemiológico do excesso de peso e suas complicações na população brasileira, foi identificada a necessidade de trabalhar uma abordagem prática do tema em sala de aula, para formar profissionais com olhar mais atento na origem dos principais problemas nutricionias. Além disso, as docentes orientadoras do Nutri-Ação identificaram a possibilidade de ampliar a lógica de visibilidade e interatividade com os jogos e dinâmicas propostas pelos alunos, apresentando os mesmos em evento público.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
A avaliação diagnóstica foi feita de forma indireta, a partir de estudos epidemiológicos da população brasileira que caracterizam a transição nutricional no país, onde à fome e a desnutrição começaram a coexistir com a obesidade e as doenças crônicas relacionadas a alimentação.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Sabe-se que um guia alimentar é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada para promover alimentação saudável e também servir como base para o desenvolvimento de estratégias educativas. Pensando na importância do Guia Alimentar para a População Brasileira e a necessidade de sua divulgação e disseminação das orientações junto à população, foi definido como prioridade para a confecção dos instrumentos, permitindo aos alunos (futuros nutricionistas) o conhecimento mais profundo do documento e o aprendizado de como melhor disseminar as informações. Além disso, todos os instrumentos criados pelos alunos foram destinados às instituições parceiras, o que coloca em prática a característica extensionista da experiência.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Não se aplica.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Diversas metodologias foram aplicadas, entre elas: – Aprendizagem baseada em problemas, permitindo que os alunos exerçam o aprendizado a partir de desafios reais. – Gamificação, trazendo elementos comuns a jogos virtuais (como desafios, regras, narrativas e storytelling em geral) para o ensino. – Hands on, com a criação de soluções por si só, utilizando os conhecimentos aprendidos em sala de aula – Design thinking, com o foco em estimular o aluno a inovar para criar uma solução criativa e eficiente para um problema envolvendo a Nutrição.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Considerando que as atividades de Nutri-Ação envolvem temática e público-alvo variados, inúmeros recursos foram utilizados. Podemos citar: papelaria no geral, utensílios de cozinha, alimentos in natura até equipamentos de informática.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Elaboração de ebook, folder, conteúdo para mídia social, cartaz, jogos educativos, entre outros, abordando conteúdos sobre alimentação enutrição.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
A avaliação dos trabalhos denominados Nutri-Ação aconteceu durante a disciplina e envolveu os seguintes critérios: Estimular a participação ativa do público-alvo; Apresentar formato educativo (incluir todos os materiais necessários para que o profissional consiga colocar em prática a atividade/dinâmica); Conter linguagem clara, harmonia nos tamanhos, formas e cores e adequação ao público-alvo; Informar os conceitos apresentados no Guia Alimentar de forma criativa e envolvente; Deverá conter, pelo menos, uma mensagem positiva sobre alimentação equilibrada. Após aprovação na disciplina, os autores puderam submeter para apresentação em evento vinculado à instituição de ensino.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Após a divulgação dos jogos e dinâmicas em evento, estes foram oferecidos para instituições parceiras do centro universitário que atendem crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas que puderam usufruir do conteúdo. Desta forma, os trabalhos de Nutri-Ação colaboraram com o processo de educação alimentar e nutricional de público de diferentes audiências.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Introdução: Considerando os dados epidemiológicos relacionados à obesidade e suas complicações, faz-se necessário a criação de estratégias em Educação Alimentar e Nutricional cada vez mais efetivas. Em 2019, foi criado o Nutri-Ação que é uma atividade curricular realizada na disciplina de Educação em Nutrição do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário São Camilo. O objetivo do Nutri-Ação é estimular alunos a confeccionarem instrumentos de educação em saúde, com foco em alimentação e em sintonia com as necessidades do público-alvo, voltado para a promoção de saúde e prevenção de doenças. Ao longo da sua criação foram apresentados mais de 100 trabalhos em eventos presenciais e online. Objetivo: Desenvolver jogos e dinâmicas no contexto da EAN para disseminar conhecimentos sobre alimentação saudável para a população no geral com o foco em atender o tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão. Metodologia: Sob orientação das docentes, os alunos dos cursos de Nutrição desenvolveram estratégias de intervenção no formato de jogo educativo competitivo ou colaborativo e/ou material lúdico que auxilie, na prática, o profissional Nutricionista na orientação alimentar para a população. Como referencial teórico, os alunos de Nutrição utilizaram o “Guia Alimentar para a População Brasileira”. Resultados: Os resultados diretos foram: 1-promoção da aprendizagem colaborativa, no qual, os alunos colocaram em prática atividades profissionais enquanto graduandos; 2-aprimoramento do corpo docente envolvido; 3-atendimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional da IES envolvida; 4-auxílio no cumprimento da carga horária curricular estudantil referente à extensão. Como resultados indiretos: criação de produtos tecnológicos associados à saúde para prevenção da obesidade e suas complicações. Conclusão: Desta forma, foi possível instrumentalizar os alunos de Nutrição para a criação de estratégias por meio da utilização de recursos didáticos para promoção de educação alimentar, no contexto social, econômico e cultural.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência