APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

MINI CURSO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E UTILIZAÇÃO DO GUIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÃO BRASILEIRA

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Soraya Antônio de Bastos Ribeiro Nutricionista/ Coordenadora do Programa Saúde na Escola Jaraguá GO

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Secretaria Municipal de Saúde

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Goiás Jaraguá

1.5 Região do país

Centro-Oeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Soraya Antônio de Bastos Ribeiro Nutricionista/ Coordenadora do Programa Saúde na Escola Jaraguá

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

AdolescentesAdultosComunidade em geralCrianças - 5 a 10 anosEstudantesIdososMulheresPessoas com necessidades alimentares especiais

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
Unidade Básica de Saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Centros de Convivência
EDUCAÇÃO
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
Espaços públicos (áreas de lazer, praças, mercados)
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade

Por favor justifique/comente sua resposta

O mini curso além da demanda existente também foi aberto ao público que tivesse interesse a aprender a se alimentar melhor.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Ampliar o conhecimento sobre alimentação com promoção de alimentação e estilo de vida saudável melhorando a adesão dessas pacientes durante o tratamento, onde os mesmos estariam aptos a fazer melhores escolhas alimentares, aprender a ler rótulos, conhecer os grupos de alimentos.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Foram trabalhados vários itens do Guia Alimentar para População Brasileira. Os 10 passos da alimentação saudável e categorias de alimentos de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção (alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados), diferença entre alimento e produto; Conhecendo os carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, como ler rótulos, adoçantes artificiais e naturais, fazer boas escolhas através do conhecimento de rótulos, como leite, iogurte, opções de refeições saudáveis que o guia alimentar propõe, diferença de suco, fruta, tapioca, pão, aveia, farelo enfatizando a parte de carboidratos da dieta; Armazenamento dos alimentos; Receitas.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A partir da realidade observada que foi alta demanda por agendamentos de consultas com o profissional nutricionista por mulheres com sobrepeso e obesidade sem e com comorbidades e também de pacientes diabéticos e outros com alterações nos exames como colesterol, triglicérides, esteatose hepática surgiu a necessidade de montar o grupo de mini curso sobre alimentação saudável. O mini curso aconteceu em 9 Unidades Básicas de Saúde do Município.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Como mencionado no item 3.1 estava tendo alta demanda de encaminhados médicos para consulta com o profissional nutricionista principalmente de mulheres. De acordo com os encaminhamentos os pacientes que poderiam estar no grupo eram agendados a participar do mini curso e outras demandas eram agendados para consulta individual. O paciente iria participar do mini curso na sua unidade básica de saúde, mas se o dia de atendimento na sua unidade não fosse favorável a mesma poderia participar em outra unidade.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
De acordo com a demanda montou-se o mini curso que atendesse as principais dúvidas, uso de adoçantes, carboidratos, gorduras, escolher um produto através da leitura dos rótulos.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Momento de troca de experiências entre os participantes; Os mesmos levavam exemplos do que tinha em casa de alimentos de acordo com o tipo de processamento para que todos pudessem aprender, memorizar esses grupos.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Computador para apresentação dos slides, Apostila com as principais informações do mini curso.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
não se aplica
Descreva sobre o material/tecnologia social
Foram desenvolvidos slides sobre diversos temas já mencionados no item 2.3 onde a apresentação aconteceu de forma dinâmica, participativa, com trocas de experiências, diálogos. Vídeo: Documentário Muito Além do peso editado. Apostila resumida com os temas abordados.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Em relação à realidade vivenciada nos grupos formados observou-se que quase 100% dos participantes tem uma alimentação pobre em hortaliças e frutas, gostam das facilidades do dia a dia como por exemplo, ir à padaria comprar pão francês, pão de queijo para consumir no café da manhã. Já na hora do almoço, arroz, feijão e algum tipo de carne, quase sempre sem uma hortaliça e alto consumo de refresco em pó, macarrão instantâneo e refrigerante. Independente da classe social a maioria relatou ter condições de adquirir os alimentos, foram poucas as vezes que alguém disse que não tinha condições de comprar frutas, hortaliças, leite, ovo, carne ou seja alimentos básicos na alimentação. A maioria tem recursos de adquirir, mas frisam que compram apenas produtos que os membros da família gostam e não o que poderia contribuir para ter uma boa saúde buscando sempre qualidade de vida. Com as trocas de experiências, momentos de diálogos a maior dificuldade encontrada foi a pessoa mudar hábitos errôneos, adquirir alimentos que não fazem parte do seu dia a dia, mas que são saudáveis como introduzir a salada no almoço, comer frutas ao longo dos dias. Em relação a avaliação nutricional todos os dados foram registrados na ficha de atividade coletiva, o município utiliza sistema próprio Primus, porém agora ao puxar os dados para fazer uma compilação não foi encontrado nenhum registro. Foram atendidas em torno de 400 pacientes, muitos conseguiram perder peso e todos relataram ter conseguido iniciar alguma mudança positiva em relação a alimentação.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Sim. Como dito no item 3.8 os participantes relataram mudanças no seu dia a dia. Outros profissionais podem sim ser multiplicadores. A ação foi encerrada com o início da pandemia, pois atendimentos em grupos foram suspensos.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
DETALHAMENTO DA ATIVIDADE Após agenda aberta para o mini curso os interessados marcavam com a recepcionista da unidade. Foram agendados quatro encontros, sendo um por semana, grupos de até 12 pacientes. 1º Encontro: – Cadastro dos dados dos pacientes como cartão do SUS, data de nascimento e apresentação dos participantes; – Diálogo sobre o que é alimentação saudável – Início do curso parte 1 apresentando os 10 passos da alimentação saudável e categorias de alimentos de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção (alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados), diferença entre alimento e produto, – Avaliação antropométrica (peso e altura); 2º Encontro: – Troca de experiências: os participantes levaram anotações de exemplos do que tinham na sua residência de acordo com a categoria de alimentos que aprenderam na aula anterior; – Curso parte 2, onde foi falado sobre os carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, como ler rótulos, adoçantes artificiais e naturais, fazer boas escolhas através do conhecimento de rótulos, como leite, iogurte, opções de refeições saudáveis que o guia alimentar propõe, diferença de suco, fruta, tapioca, pão, aveia, farelo enfatizando a parte de carboidratos da dieta. – Entrega das apostilas com o conteúdo apresentado; – Pactuação do 1º retorno após 30 dias do curso. 3º Encontro: – Relato de experiência, citando pontos que conseguiram melhorar, entraves encontrados. – Avaliação antropométrica (peso e altura); 4º Encontro: – Troca de experiência entre os participantes com diálogo de como estão sendo as melhorias e entraves encontrados; – Avaliação antropométrica (peso e altura); – Assistir o documentário Muito Além do Peso.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência