APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Manual de Atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Educação Infantil

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Luiz Felipe de Paiva Lourenção Professor Universitário Alfenas
BIANCA STANZIOLA BARBOSA Nutricionista Poços de Caldas
FERNANDA MILAGRE CARVALHO PINTO Nutricionista Poços de Caldas
JOSÉ VITOR ARANTES DE ANDRADE Nutricionista Poços de Caldas

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
PROMAE – Programa Municipal de Alimentação Escolar de Poços de Caldas-MG

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Minas Gerais Alfenas
Minas Gerais Poços de Caldas

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Luiz Felipe de Paiva Lourenção Professor Universitário Alfenas-MG

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 0 a 2 anosCrianças - 2 a 5 anos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Educação infantil
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
universalidade
equidade
intersetorialidade
apoio ao desenvolvimento sustentável

Por favor justifique/comente sua resposta

A experiência atende aos princípios da intersetorialidade e o apoio ao desenvolvimento sustentável, visto que as ações, a serem desenvolvidas na Educação Infantil, abordam ações que podem ser desenvolvidas em todas as Unidades escolares, de forma intersetorial, e ainda, a fim de expressar ações de sustentabilidade.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Este ebook apresenta estas atividades de forma detalhada e organizada a fim de servir como um material didático de apoio em Educação Alimentar e Nutricional para outros locais que atendam à Educação Infantil.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
VIII- Intersetorialidade
IX- Planejamento, avaliação e monitoramento das ações
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Guia Alimentar para População Brasileira: A escolha dos alimentos; Dos alimentos à refeição; O ato de comer e a comensalidade. Guia Alimentar para Crianças brasileiras menores de 2 anos: O ambiente familiar é espaço para a promoção da saúde; Os primeiros anos de vida são importantes para a formação dos hábitos alimentares; O acesso a alimentos adequados e saudáveis e à informação de qualidade fortalece a autonomia das famílias; A alimentação é uma prática social e cultural; O estímulo à autonomia da criança contribui para o desenvolvimento de uma relação saudável com a alimentação.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
ODS 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Por meio das demandas das Unidades de Educação Infantil, a fim de abordarem a temática da Alimentação Adequada e Saudável. Assim, os educadores infantis, junto com as respectivas direções e coordenações pedagógicas das unidades escolares, reuniram as atividades, que até então, estavam sendo realizadas de maneira individualidade e fragmentadas, originando a necessidade da realização desta experiência, a fim de elaborar um documento que fosse subsídio para orientar as ações de EAN na Educação Infantil, de maneira sistematizada, interdisciplinar e permanente. Muitas ações, sendo realizadas de maneira individualidade, gera a fragmentação no conhecimento. Por meio de um manual, reunindo as atividades, as ações se tornam mais efetivas, e ainda, garante que outros educadores realizem as mesmas, de forma organizada. As experiências foram realizadas nas escolas, junto aos educadores.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
O diagnóstico foi por meio das experiências e demandas das unidades escolares, e ainda, a necessidade de ampliar o escopo das ações de Educação Alimentar e Nutricional na Educação Infantil. No primeiro momento foi realizada uma apresentação virtual pelos nutricionistas sobre a importância da educação nutricional no ambiente escolar. Foi abordado o aumento da obesidade infantil, as ações na infância para influenciar os bons hábitos e uma alimentação saudável, além de exemplos diversificados de práticas de educação nutricional online e presencial; Após apresentação, cada Centro de Educação Infantil teve a tarefa de elaborar duas atividades de Educação Alimentar e Nutricional que desenvolvem ou que desenvolverão na unidade. Esses trabalhos foram apresentados no segundo momento. Foram realizados cinco encontros virtuais para apresentação dessas atividades e dinâmicas, com trocas de ideias e sugestões. Todas as atividades foram encaminhadas ao Programa Municipal de Alimentação Escolar de Poços de Caldas-MG.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Por meio das demandas apresentadas e embasado na Resolução Nº 6, de 8 de maio de 2020.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Os sujeitos da ação não participaram das etapas de planejamento da experiência.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Todas as atividades apresentam metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN, promovidas pelos educadores infantis.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Vários recursos materiais foram utilizados, segundo o manual “Equipamentos e Materiais didáticos” do Ministério da Educação.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
O Manual configura-se como material educativo para outras unidades da Educação Infantil.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
O material foi avaliado, qualitativamente, pela equipe de nutricionistas do PROMAE, e ainda, revisado, textualmente, pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Os resultados obtidos foram: 1. Grande alcance das ações de Educação Alimentar e Nutricional na Educação Infantil; 2. Elaboração de um material educativo destinado aos educadores infantis; 3. Sistematização das atividades de Educação Alimentar e Nutricional de maneira organizada; 4. Disseminação do conhecimento aos demais municípios, acerca da importância das ações de Educação Alimentar e Nutricional na Educação Infantil. As experiências foram realizadas nas escolas, junto aos educadores.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
O Manual possui uma grande relevância na Educação Infantil, visto a importância da inserção de ações neste público, e ainda, aos educadores.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Este e-book é resultado de um trabalho conjunto entre as alunas do curso de graduação em Nutrição e professor e orientador de Estágio em Nutrição Social da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG e os nutricionistas do Programa Municipal de Alimentação Escolar – PROMAE, do Município de Poços de Caldas-MG. O PROMAE, em consonância ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, tem por objetivo atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em ambiente escolar, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como fornecer a formação de hábitos saudáveis. Assim, juntamente com os Centro de Educação Infantil (CEIs) do município de Poços de Caldas, foi realizado um resgate das principais atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) realizadas com alunos do Berçário ao Jardim II (até 5 anos). Este ebook apresenta estas atividades de forma detalhada e organizada a fim de servir como um material didático de apoio em EAN para outros locais que atendam à Educação Infantil.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência