APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Grupo de Promoção da Saúde (GPS)

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Fernanda Camboim Rockett Nutricionista (SMS) Guaíba
José Rocha Júnior Médico Guaíba
Beatriz Madruga Enfermeira Guaíba

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Prefeitura Municipal de Guaíba
Secretaria Municipal de Saúde

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Rio Grande do Sul Guaíba

1.5 Região do país

Sul

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Fernanda Camboim Rockett Nutricionista Guaíba

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

AdultosComunidade em geralIdososMulheres

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
Unidade Básica de Saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
intersetorialidade

Por favor justifique/comente sua resposta

Atividades desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde com a participação de vários profissionais da equipe: médico, nutricionista, enfermeira, psicóloga, dentista, etc. Diversos temas sobre saúde são abordados conforme as demandas dos participantes, com especial foco na alimentação.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Compartilhar experiências entre os participantes e construir um espaço de apoio, saberes, socialização e reflexão sobre saúde. Os encontros têm como foco promover a corresponsabilização dos participantes (autocuidado), ampliar o conhecimento sobre saúde, promover adesão plena ao tratamento, estimular hábitos saudáveis e verificar as principais dificuldades no cuidado. Além disso, objetiva-se a formação de multiplicadores, que possam levar para a comunidade os assuntos trabalhados, com maior impacto social.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Divulgação do Guia Alimentar aos participantes e equipe da Unidade, abordando a nova classificação dos alimentos, estimulando a implementação de horta na Unidade, experimentação de novos alimentos, compatilhamento de habilidades culinárias e receitas, leitura crítica dos rótulos, que a alimentação é mais que a ingestão de nutrientes, importância de comer com regularidade e atenção, priorização da compra de alimentos in natura e minimamente processados, incentivo às feiras locais, etc.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A partir da demanda por abordarmos cuidados de saúde (doenças crônicas, nutrição, saúde mental, etc) para um público maior que os contemplados em consultas individuais. Após 2 anos de pandemia, a realização de Grupos foi novamente liberada.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Por observação da realidade viu-se a necessidade de iniciarmos Grupos na Unidade. No primeiro encontro de cada “turma” levantamos as demandas específicas através de um questionário.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A partir da observação da demanda durante as consultas com profissionais da equipe.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Sim
sim, em quais etapas e como participaram ?
A cada “turma” inscrita, há um levantamento das demandas e planejamento das atividades subsequentes, adaptando o cronograma prévio.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Não
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Notebook e projetor, materiais para horta (terra, instrumentos, mudas/sementes, etc), cartazes, papéis coloridos, réplicas de alimentos e embalagens, etc.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
não se aplica
Descreva sobre o material/tecnologia social
x
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
A equipe avaliou como positiva a experiência, pois cada vez mais há procura dos participantes pelo Grupo. Além disso, muitos participantes das primeiras turmas querem continuar comparecendo. Os desafios são a pequena carga horária dos profissionais responsáveis pelo grupo para planejamento e desenvolvimento desse tipo de atividade e falta de recursos financeiros para compra de alguns materiais e/ou problemas burocráticos para que sejam efetivados.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Sim, essa experiência contribuiu muito para que ocorressem mudanças na alimentação dos participantes e maior conscientização sobre as suas escolhas. Além disso, vemos a influência desses conhecimentos compartilhados para além dos participantes do grupo, incluindo seus familiares, vizinhos, etc. As mudanças também são medidas (peso, altura e pressão arterial) no início e no final de cada turma, com resultados positivos em alguns casos, mesmo num curto intervalo de tempo.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
O Grupo de Promoção da Saúde da Unidade Básica de Saúde Cohab/Santa Rita em Guaíba surgiu da necessidade observada pelos profissionais de saúde da equipe durante as consultas de rotina. O Grupo objetiva compartilhar experiências entre os participantes e construir um espaço de apoio, saberes, socialização e reflexão sobre saúde. Os encontros têm como foco promover a corresponsabilização dos participantes (autocuidado), ampliar o conhecimento sobre saúde, promover adesão plena ao tratamento, estimular hábitos saudáveis e verificar as principais dificuldades no cuidado. Além disso, objetiva a formação de multiplicadores, que possam levar para a comunidade os assuntos trabalhados, com maior impacto social. O público-alvo abrange adultos e idosos que são atendidos pela Unidade, com ou sem comorbidades. A cada nova turma, em torno de 20 participantes podem ser inscritos. A divulgação é feita por toda a equipe para aqueles que avaliem se beneficiar da participação no grupo, ou com cartazes espalhados pela Unidade. São promovidos encontros semanais, nas quartas-feiras, com duração de 1 a 2 horas. Os temas abordados são ajustados conforme a demanda de cada turma, com cronograma inicial previsto de 6 encontros (apresentação e levantamento das demandas, alimentação saudável, saúde mental e prática de atividade física). Desde abril/22, nas 4 turmas contempladas nas atividades, foram abordados os seguintes assuntos: alimentação saudável (nova classificação dos alimentos conforme o Guia Alimentar, leitura de rótulos, quantidade de sal e açúcar em produtos habitualmente consumidos, cuidados específicos nas doenças crônicas mais prevalentes, fisiologia, mitos e verdades, habilidades culinárias com a elaboração de lanches saudáveis, marcadores de consumo alimentar, etc.); incentivo à prática de atividade física regular (atividade com bastões, dança, caminhada, alongamento, etc.), implantação e manutenção da horta, saúde mental (compulsão alimentar, fome física e emocional, ansiedade, etc.), saúde bucal, etc. São previstas, ainda, impressão de livrinho de receitas saudáveis compartilhadas, campanhas realizadas pelos próprios participantes nos mercados/feiras/fruteiras do território, com incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras, além da sensibilização de estabelecimentos produtores de refeições quanto ao menor uso de sal/açúcar. Para avaliar de forma quantitativa modificações dos hábitos dos participantes, no primeiro e no último encontro são realizadas medidas de peso, altura e cálculo do índice de massa corporal para classificação do estado nutricional, assim como aplicação do questionário de consumo alimentar padronizado do SISVAN.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência