Esse plano educativo para pacientes com obesidade e diabetes está baseado no aconselhamento, atrelado à problematização de forma que os indivíduos venham a empreender esforços para lograr melhor condição de vida, emancipação e autonomia. É uma intervenção de educação voltada para a formação de valores, do prazer, da responsabilidade, da criticidade e da liberdade.
O acolhimento dos pacientes é realizado pelo endocrinologista, na primeira consulta, onde se explica sobre a dinâmica do programa de tratamento, o acompanhamento multiprofissional e a importância da participação nas oficinas coletivas. O paciente é inserido em um livro para agendamento das oficinas coletivas de acordo com a sua condição crônica (obesidade adulto, obesidade infantil, diabetes). Os encontros coletivos oferecem 20 vagas por grupo.
Após a conclusão das oficinas coletivas, é agendado o atendimento individualizado com os profissionais da equipe, dentre eles nutricionista, psicóloga e endocrinologista.
Para que os pacientes mantenham um vínculo com um grupo educativo, tendo em vista a importância do grupo como instrumento de motivação, são oferecidas, a cada seis meses, oficinas de motivação e manutenção que seguem a dinâmica da roda de conversa em que os participantes falam abertamente sobre suas dificuldades e são construídas coletivamente opções de soluções para sanar essas dificuldades.
Os encontros coletivos se consistem de oficinas de grupo com o máximo de 20 participantes por grupo, separados de acordo com o motivo do acompanhamento (obesidade infantil, obesidade adulto e idoso, diabetes). São empregadas técnicas de dinâmica de grupo para auxiliar na análise de comportamentos e busca de estratégias para a mudança. O planejamento dos encontros pode ser adaptado com base nas demandas do próprio grupo. As dinâmicas contribuem para promover a integração grupal, estimular o autoconhecimento, desenvolver o senso crítico com relação à mídia e à sociedade, possibilitar a interação e a auto-avaliação. Pode-se utilizar mídias sociais como a criação de um grupo no Whatssapp para facilitar a resolução de dúvidas, reforçar o cumprimento das metas e enviar documentos instrutivos como receitas culinárias.
Nas oficinas adota-se a metodologia conforme já explicitado nessa proposta, da seguinte forma:
– Início (15min): dinâmica inicial de quebra-gelo e apresentação
– Tema (60min):
– Roda de conversa (30min): os participantes expressam oralmente seus sentimentos sobre o que foi falado e estabelecem metas pessoais de mudanças
– Avisos finais (15min):
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014), é essencial para uma boa saúde não só a inclusão de alimentos que fornecem nutrientes específicos, mas também as inúmeras possíveis combinações entre eles e suas formas de preparo, as características do modo de comer e as dimensões sociais e culturais das práticas alimentares. O efeito benéfico sobre a prevenção de doenças advém do alimento em si e das combinações de nutrientes e outros compostos químicos que fazem parte da matriz do alimento, mais do que de nutrientes isolados.