A primeira oficina se intitulava Mitos e Verdades. Os materiais usados foram: duas placas, uma vermelha representando os mitos e outra verde representando as verdades. As moderadoras apresentaram cartões virtuais contendo as afirmações a serem julgadas como mito ou verdade pelos participantes. Para um maior envolvimento nas atividades, os adolescentes foram estimulados a ler as questões em voz alta. Após a leitura, as moderadoras iniciavam a contagem regressiva para que todos respondessem à questão com o uso das placas. Ao final as moderadoras esclareceram os principais mitos e verdades trabalhados com uso de linguagem apropriada com base na literatura científica .
A segunda oficina apresentou o Guia Alimentar para a População Brasileira. Os adolescentes receberam uma carta contando resumidamente o histórico do Guia e também as instruções para a roda de conversa. Inicialmente foi abordada a nova classificação dos alimentos e foi realizado o jogo de três pistas, que utilizava três palavras chaves como pistas para correlacionar com as classificações dos alimentos e com os dez passos para uma alimentação adequada de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, que utilizava palavras chaves como pistas para correlacionar com os assuntos levantados sobre a alimentação adequada e as orientações do Guia Alimentar. Vencia quem tivesse o maior número de acertos . Ao final, os participantes tiveram um momento para retirada de dúvidas e receberam uma cópia do Guia Alimentar .
Para a realização da terceira e última oficina buscou-se conhecer as preferências alimentares dos participantes, por meio de rodas de conversa, com intuito de definir a receita para ser preparada por eles. Com base nas necessidades de micronutrientes encontradas na análise do consumo alimentar foi elaborado um e-book de receitas. Cada adolescente recebeu o e-book acompanhado de uma dedicatória, além dos itens alimentares para realização da oficina culinária e
6
instruções para higienização, preservação e preparo. A oficina culinária foi realizada na casa dos participantes e transmitida via Google Meet simultaneamente com a presença das mediadoras e dos participantes. Vale ressaltar que as responsáveis pelo projeto custearam todos os itens usados.
Ao final foi enviado um questionário para avaliar a satisfação dos adolescentes em relação às atividades realizadas