APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

DOCUMENTO ORIENTADOR PARA DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Polyana Romano Oliosa Nutricionista - Referência técnica dos programas de alimentação e nutrição Serra
Rosiane Cosme Nascimento Nutricionista Serra
Aline Silva Porto Nutricionista Serra
Julia Anhoque Cavalcanti Marcarini Nutricionista Serra
Danielly Biasutti Nutricionista Serra
Raihani de Sá Nascimento Gomes Nutricionista Serra
Solange Cunha Freitas Nutricionista Serra
Francislaine Martins da Silva Estagiária Serra

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Secretaria de Saúde da Serra

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Espírito Santo Serra

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Polyana Romano Oliosa Nutricionista - Referência técnica dos programas de alimentação e nutrição Serra

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

AdolescentesAdultosComunidade em geralCrianças - 0 a 2 anosCrianças - 2 a 5 anosCrianças - 5 a 10 anosGestantes/nutrizesMulheresOutrosPessoas com transtornos alimentares
Sobrepeso e Obesidade

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
Unidade Básica de Saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade
intersetorialidade

Por favor justifique/comente sua resposta

Promoção da saúde, prevenção de doenças, manejo e controle das doenças crônicas não transmissíveis, diminuição do desperdício dos alimentos através do melhor consumo alimentar, sustentabilidade, melhor fluxo e relação entre a comunidade e as unidades de saúde, redução das filas de espera, troca de saberes, envolvimento da comunidade, atendimento integral e multidisciplinar.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

OBJETIVO GERAL DO PROJETO: Implementar um documento orientador para condução de grupos de nutrição e saúde. 2.4. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Implementar grupos de nutrição e saúde abordando as principais fases de vida e as principais questões de saúde observadas na rotina do Nutricionista na APS em 7 unidades de saúde do Município de Serra; – Descrever o processo de trabalho com questões norteadoras e assuntos principais a serem abordados nas 4 linhas grupos propostos; – Elaborar os principais materiais de educação nutricional a serem utilizados no grupo para os 7 nutricionistas atuantes nas unidades de saúde.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VIII- Intersetorialidade
IX- Planejamento, avaliação e monitoramento das ações
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Todos os temas do guia foram abordados.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
No Município de Serra temos nutricionistas em 7 unidades de saúde para atendimento a população do Município que é de mais de 500mil pessoas. O trabalho desse profissional, por mais que seja dentro da Atenção Primária em Saúde (APS) se torna individualista e especializado por não ter contato com a Estratégia de Saúde da Família e pelos princípios da APS se perderem. Com o advento da pandemia, os atendimentos ficaram ainda mais individualistas. Durante 4 anos não houve referência técnica de Nutrição do Município e as ações de educação nutricional, promoção da saúde e uma organização do serviço relacionado a nutrição se perdeu. A partir de 2019, com a entrada de uma nova referência técnica, houveram os incômodos e os questionamentos sobre o não desenvolvimento de grupos nas unidades (independente de ser estratégia da saúde). Desde 2019 houve um movimento de estimular e reimplementar grupos, abordando as diversidades observadas no território porém, sem muita adesão dos nutricionistas, dos outros profissionais da equipe e da comunidade.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Houve a identificação da crescente demanda por organização de grupos, a fim de realizar educação alimentar e nutricional para a população, visto que alguns temas não conseguiam ser abordados nas consultas, assim como, aumento da quantidade de pessoas com sobrepeso e obesidade. Sabe-se que os movimentos de elaboração de grupos, principalmente na atenção primária, é de suma importância para o empoderamento social e também facilita a diminuir o tempo de espera para consultas e promove saúde. Dessa forma, a elaboração de um documento orientador para condução dos grupos, se mostrou necessário, para nortear a condução dos profissionais nutricionistas envolvidos.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Através de conversas e reuniões com os nutricionistas e frente a tantas questões que perpassavam por dificuldades com o processo de implementação, adesão da população, aceitação dos Gerentes das unidades, espaço físico e processos de implementação (como assuntos, temas e abordagens), houve a necessidade de desenvolver um documento orientador para desenvolvimento dos grupos, com temas chave e questões norteadoras, para que os nutricionistas pudessem se basear e os grupos pudessem ser avaliados em relação a sua estrutura, funcionalidade e resultados de saúde.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Metodologias como rodas de conversa, dinâmicas, reflexões, elaboração de receitas na prática, envolvimento da teoria com a prática através de atividades lúdicas e reflexivas, utilização de balões, quiz, feedbacks, mito ou verdade.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Cartazes, tubetes com quantidade de sal e açúcar dos alimentos, balões, folha A4, caixa para colocar as perguntas, figuras e fotos para exemplificar.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Documento orientador para condução de grupos de alimentação e nutrição, com descrição de encontros para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, promoção da alimentação adequada e saudável, introdução alimentar e amamentação. No documento, é descrito a metodologia de como conduzir grupos com o passo a passo dos temas a serem abordados, assim como dicas de quais materiais seriam necessários para a condução dos grupos.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
A experiência foi avaliada pelos nutricionistas e também pela adesão da população. Ainda não tivemos avaliação dos resultados, mas iremos utilizar os marcadores do consumo alimentar e também avaliações qualitativas.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
O projeto é de extrema relevância, pois foi desenvolvido pensando na realidade local, e visando facilitar a condução de grupos em nutrição e saúde na atenção primária, sendo algo que ainda não tem na literatura. Sim, há possibilidade de adaptação para outros locais.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
As principais etapas de implementação do projeto: A primeira etapa foi um questionamento sobre o papel do Nutricionista na APS e frente a promoção da saúde para que houvesse a sensibilização dos Nutricionistas quanto o seu papel na APS e importância dos grupos e educação nutricional na APS. No segundo momento, foi viabilizada uma reunião com os Nutricionistas do Município de Serra, para levantar temas, ouvir as principais demandas e pensar nos processos de trabalho dos grupos. Dessa reunião, houve a deliberação dos grupos que seriam desenvolvidos, divisão dos temas para os nutricionistas a fim de elaborar os processos de trabalho dos grupos com as ideias, temas e demandas levantadas. A fim de facilitar o envolvimento de todos os profissionais no desenvolvimento do documento, houve a abertura de um drive para compartilhar os documentos. Assim, iniciamos a elaboração do documento orientador de cada grupo (foram divididos em grupos: criança e adolescente, gestante, prevenção a obesidade e de hipertensão e diabetes- HIPERDIA), o prazo para desenvolvimento foi de 1 mês. Concomitante ao desenvolvimento do documento, houve a elaboração dos materiais educativos/ kits para o desenvolvimento dos grupos. Realizamos uma segunda reunião para analisar e discutir os documentos elaborados, a fim de incluir contribuições e finalizar os processos de trabalho de cada grupo e teve um período de ajustes de 2 semanas para compilar os documentos e então finalização do documento e início dos grupos. O projeto é inovador uma vez que o Nutricionista é um profissional de extrema importância na APS, porém seu potencial não é utilizado em todos os âmbitos que poderia e deveria ser utilizado. Dessa forma, a implementação de um documento norteador e a implementação de grupos nas unidades de saúde vai facilitar na gestão das filas de espera, sensibilização dos usuários quanto a promoção da saúde, autocuidado, trabalho multidisciplinar, envolvimento da equipe nas questões de saúde da população adscrita no território, valorização do profissional e envolvimento da comunidade.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência