APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Comendo também se aprende.

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
CHARLA CAVALCANTE FEITOZA Nutricionista \ Quadro Técnico PNAE Pilar - Alagoas
RAFAELE ZACARIAS DOS SANTOS OLIVEIRA Nutricionista \ Quadro Técnico PNAE Pilar - Alagoas
PATRICIA BARBOSA FIRMO Nutricionista \ Quadro Técnico PNAE Pilar - Alagoas

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte do município de Pilar - Alagoas

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Alagoas Pilar

1.5 Região do país

Nordeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
CHARLA CAVALCANTE FEITOZA Nutricionista Pilar - Alagoas

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 0 a 2 anosCrianças - 2 a 5 anosCrianças - 5 a 10 anos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Educação infantil
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de estarem livres da fome
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade
intersetorialidade

Por favor justifique/comente sua resposta

A Alimentação escolar como maior programa de segurança alimentar do Brasil, promove diariamente uma alimentação saudável e com isso promove os princípios acima assinalados.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Promover refeições escolares de forma lúdica e interativa, com o intuito de melhorar a aceitação das refeições oferecidas na escola e estimulando o interesse dos alunos pela alimentação saudável, utilizando forminhas educativas na apresentação dos pratos servidos na alimentação escolar dos alunos matriculados nas unidades escolares de ensino infantil do município de Pilar – Alagoas.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Baseou-se na REGRA DE OURO: Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados, onde utilizou-se o arroz em formato de letras e\ou números como atrativo para a ingesta de verduras e legumes.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Surgiu da necessidade de tomar a refeição mais atrativa e pedagógica como forma de incluir a alimentação saudável desde os primeiros anos de vida das crianças.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
É observado, principalmente no início do ano letivo, uma rejeição a algumas refeições na alimentação escolar, e com isso foi pensado numa alternativa de ajudar a estas crianças a melhorarem seu hábito alimentar.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Foram feitos estudos e relatos de experiência na área da alimentação infantil, e se chegou na conclusão de quanto mais atrativo a refeição maior é a aceitação alimentar, daí surgiu a ideia da criação de forminhas que servisse para ser preenchidas com arroz cozido como parte do prato principal do dia.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Sim
sim, em quais etapas e como participaram ?
Foi buscando ver com as crianças quais alimentos eram mais rejeitados na alimentação escolar e aí escolhidos para comporem inicialmente os pratos com as forminhas.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Confecção de forminhas de alumínio em formado das vogais e dos numerais de 0 a 9.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
As forminhas foram feitas em material de alumínio fundido para sua melhor higienização, e utilizadas para modelar preparações contidas no cardápio escolar das modalidades citadas acima, em formado das vogais e dos numerais de 0 a 9, que foram distribuídas para todas as unidades escolares da educação infantil do município de Pilar – Alagoas.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Conclui-se que a estratégia de educação nutricional relatada neste trabalho foi positiva, obtendo resultados satisfatórios na aceitação da merenda escolar. As atividades de EAN aliadas à métodos lúdicos de intervenção, oportunizaram aos estudantes a construção de conhecimento e interesse pelos alimentos, o que estimulou à práticas alimentares saudáveis. É importante ressaltar que este tipo de ação, no âmbito do PNAE, devem ocorrer de forma programada e contínua, adequadas as diferentes faixas etárias, para que se tenha o melhor resultado na busca pelo hábito alimentar saudável.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
A experiência teve uma ótima aceitação pelos nossos alunos, e percebeu-se a aceitação de alimentos que antes não eram aceitos por alguns, passarem a serem aceitos, como no caso dos vegetais e legumes, quando estes eram servido com o arroz em forma das vogais ou numerais. Com isso está sendo ampliado o uso das forminhas para toda a rede de ensino do município.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Foram implantada as forminhas em 09 escolas e creches do município na modalidade de educação infantil, contemplando uma média de 1200 alunos. As merendeiras foram orientadas quanto a utilização das forminhas, e solicitado que elas usassem a sua imaginação na formação dos pratos. A análise da intervenção, de forma geral, mostrou que a utilização das forminhas educativas além de promover o aprendizado, despertou a curiosidade nas crianças e contribuiu na socialização e sua participação no ambiente escolar. As preparações modeladas com as forminhas gerou pratos mais atrativos, sendo possível notar uma melhora significativa na aceitação da merenda, reduzindo assim, o desperdício de alimentos.  Conclui-se que a estratégia de educação nutricional relatada nesta experiência foi positiva, obtendo resultados satisfatórios na aceitação da merenda escolar. As atividades de EAN aliadas à métodos lúdicos de intervenção, oportunizaram aos estudantes a construção de conhecimento e interesse pelos alimentos, o que estimulou à práticas alimentares saudáveis. É importante ressaltar que este tipo de ação, no âmbito do PNAE, devem ocorrer de forma programada e contínua, adequadas as diferentes faixas etárias, para que se tenha o melhor resultado na busca pelo hábito alimentar saudável.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência