APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

CIRCUITO DAS FRUTAS: ESTRATÉGIA MULTIDISCIPLINAR DESENVOLVIDA DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Giovana Sousa dos Santos Nutricionista Mossoró
Fernanda Ianael Evangelista de Oliveira Assistente Social Mossoró
Alana Maria Gadelha de Medeiros Cirurgiã-Dentista Mossoró
Isabelly Coelho Bezerra Enfermeira Mossoró
Géssica Yorrane Fernandes de Andrade Psicóloga Mossoró
Kaliana Silvia Fernandes Menezes Educadora Física Mossoró
Ivana Cristina Martins de Oliveira Cirurgiã-dentista Mossoró

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família e da Comunidade/UERN
Prefeitura Municipal de Mossoró/RN

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Rio Grande do Norte Mossoró

1.5 Região do país

Nordeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Giovana Sousa dos Santos Nutricionista Mossoró

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 5 a 10 anosEstudantes

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Ensino Fundamental
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
integralidade
intersetorialidade

Por favor justifique/comente sua resposta

Visto que o tema abordado foi alimentação saudável dentro de uma instituição de ensino, em consonância com o Programa Saúde na Escola, pode-se afirmar que foram abordadas a integralidade, intersetorialidade e o direito do acesso à alimentação adequada e saudável.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Promover ações de Educação Alimentar e Nutricional aliada a prática de atividade física entre escolares de 7 a 10 anos residentes no município de Mossoró/RN.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VIII- Intersetorialidade
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Foram abordados os conceitos de alimentos in natura, minimamente e ultraprocessados, além das orientações gerais do Guia Alimentar para população Brasileira.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A partir da demanda oriunda do Programa Saúde na Escola, na qual foi solicitada uma ação nas escolas de abrangência da Unidade Básica de Saúde com a finalidade de abordar a temática relacionando a Alimentação Saudável com práticas corporais.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Em ações anteriores, ainda dentro do Programa Saúde na Escola, foram realizadas verificações antropométricas, nas quais foram identificadas alguns escolares com sobrepeso. Por isso a necessidade de trabalhar Alimentação Saudável associada as práticas corporais com esse público.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Tendo em vista a identificação do quadro de sobrepeso em alguns escolares, foi dada prioridade aos estudantes do ensino fundamental com idade entre 7 e a 12 anos. Por se tratar de escolares foram priorizadas ações que trabalhassem os temas de forma lúdica para promover a EAN e práticas corporais.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Não houve participação.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Foi utilizada a estratégia de Gameficação, na qual os organizadores indicavam tarefas que deveriam ser realizadas pelos estudantes, estimulando a participação ativa na ação.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Foi elaborado um circuito onde se utilizou de vários tipos de materiais, dentre eles cordas, cones, tabuleiros com imagens de frutas, miniaturas de diferentes tipos de alimentos.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Por se tratar de uma estratégia de ação multiprofissional, o jogo desenvolvido pode ser aplicados pelas diversas categorias profissionais, não limitando sua realização ao profissional de Nutrição e/ou Educador físico. Considerando que o indivíduo deve ser visto de forma holística, assim também a saúde não pode se limitar em sua atuação, devendo considerar os determinantes sociais em saúde garantindo a integralidade do cuidado.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
A primeira impressão que obtemos foi que o jogo pareceu um momento de descontração e brincadeira para os escolares, mas no decorrer da experiência, eles notaram a importância de certos alimentos para prevenção de doenças como diabetes e hipertensão. Após o encerramento da parte lúdica, ou seja, após o Circuito das Frutas, foram discutidos conceitos abordados no Guia Alimentar Para População Brasileira, como o consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Alguns escolares tiveram dúvidas sobre determinados produtos como alimentos congelados, se eram ultra processados, visto que são vendidos em embalagens industriais. Dúvidas essas que foram sanadas ainda com base no Guia. Outra percepção que tivemos diz respeito ao papel dos pais e responsáveis, pois ao falar da importância do consumo de frutas, legumes e verduras, alguns professores citaram o fato que mesmo tendo uma alimentação saudável na escola, algumas crianças levavam alimentos como bebidas açucaradas, bolachas recheadas e salgadinhos industrializados que os próprios mais mandavam, mostrando a necessidade de uma posterior intervenção com os responsáveis.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
A atividade do Circuito das Frutas contribuiu para melhoria da realidade alimentar e nutricional dos estudantes, uma vez que ao trabalhar os conceitos de alimentação saudável e atividade física foi possível perceber o envolvimento dos escolares, inclusive os que já possuíam conhecimento prévio sobre a temática, conseguiram se aprofundar sobre as questões relacionadas ao consumo de alimentos como frutas, legumes e verduras, além da prática de esportes e atividade física. Portanto, a atividade se mostrou como ferramenta interessante na difusão e incentivo de hábitos de vida saudável, além de ilustrar de forma lúdica como o aprendizado pode ser um ato divertido, podendo ser aplicadas em outros locais/instituições.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
A atividade realizada através do circuito das frutas foi direcionada aos alunos do ensino fundamental, com idade entre 7-12 anos, no qual, os participantes foram alocados em dois grupos, que competiram entre si. O circuito foi composto por um tabuleiro disposto com diferentes frutas( no qual, os escolares deveriam escolher uma fruta e somente pisar nelas, como uma espécie de “amarelinha”), seguido de cordas de pular, cones e ao fim, foi disposta uma mesa contento diferentes tipos de alimentos, no qual os participantes deveriam escolher um e voltar o caminho do circuito trazendo o alimento escolhido para a cesta do seu grupo. A equipe vencedora seria aquela que percorreu o percurso mais rápido, de modo que todos os alunos participaram. Outro fator que contou foi qual das equipes escolheu em sua maioria alimentos in natura e minimamente processados, inclusos no grupo de produtos saudáveis.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência