O município de Itajaí/SC vem realizando rodas de conversa e oficinas culinárias mensais na rede socioassistencial, voltadas à promoção da alimentação adequada e saudável, visando à prevenção do sobrepeso e da obesidade em crianças, adolescentes, adultos e idosos. O público-alvo é, prioritariamente, os beneficiários de programas de transferência de renda, de forma que o repasse financeiro seja acompanhado de orientação sobre aquisição de alimentos saudáveis, acessíveis e com o aproveitamento integral dos alimentos.
As atividades educativas são realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nossa Senhora das Graças, que possui uma cozinha ampla e equipada para realização das oficinas culinárias. As atividades promovem a autonomia dos usuários, especialmente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para que façam escolhas assertivas quanto à aquisição dos alimentos e o preparo das refeições. É estimulada a troca de conhecimentos acerca da alimentação e os participantes são instigados a desenvolverem habilidades culinárias, inclusive o público infantil, priorizando os alimentos in natura e os temperos naturais.
Todos os meses são realizadas 2 oficinas culinárias, além das rodas de conversa que antecedem a prática culinária e são acompanhadas da projeção de slides junto ao debate dos assuntos abordados. Estas atividades demandam cerca de 3 horas e, a cada mês, é abordado um assunto distinto. Nas atividades de EAN também é aplicado o questionário dos Marcadores do Consumo Alimentar do SISVAN. A cada mês são elaboradas de 3 a 5 receitas, sendo priorizadas aquelas produzidas com o aproveitamento integral dos alimentos, respeitando a sazonalidade dos produtos. Paralelamente, está sendo construído um livro de receitas, sendo que cada usuário recebeu uma pasta e, durantes as oficinas, são entregues as receitas produzidas, para que as mesmas sejam incluídas na pasta.
Além destas atividades mensais de EAN desenvolvidas nos CRAS, também são realizadas atividades de EAN nas ações de recadastramento do CadÚnico, especialmente com o público infantil. Todas estas ações de EAN realizadas foram impulsionadas devido às altas prevalências de sobrepeso e de obesidade no município, nos diversos ciclos de vida, conforme dados dos Relatórios Públicos do SISVAN, além de ser uma demanda da população nas diversas Conferências Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. As altas prevalências de excesso de peso no município impulsionaram as ações de EAN e, mais recentemente, a estruturação de um Centro de Referência em Educação Alimentar e Nutricional, como estratégia para a prevenção do sobrepeso e da obesidade, por meio da qualificação da força de trabalho nos serviços públicos, especialmente da saúde, educação e assistência social, como ferramenta para a incorporação de práticas de EAN nos diversos serviços públicos, buscando a promoção da saúde e redução das prevalências de excesso de peso nos diversos ciclos de vida.
Os recursos, alimentos e demais materiais necessários para realização das atividades são fornecidos pelo município, e financiados com orçamento próprio previsto no Plano Plurianual, destinado à Gestão e Fortalecimento do SISAN. As atividades de Educação Alimentar e Nutricional junto aos beneficiários de programas de transferência de renda, inclusive as rodas de conversa e as oficinas culinárias, são ações previstas no I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí 2022-2025. A realização de ações de EAN pelo setor público é uma demanda reforçada pela população na V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí, sendo também uma deliberação das conferências antecedentes.