APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Banquinha da saúde: a extensão universitária na promoção da alimentação adequada e saudável

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Bruna dos Santos Nunes Docente e Coordenadora de Projeto de Extensão Brasília
Maurício Yukio Hirata Preceptor de Estágio e Colaborador de Projeto de Extensão Brasília
Jéssica de Melo Ribeiro Oliveira Graduanda em Nutrição e Extensionista Brasília
Ariadne Borges Nascimento Graduanda em Nutrição e Extensionista Brasília
Antonia Luzeni Rodrigues Costa Graduanda em Nutrição e Extensionista Brasília

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Centro Universitário Estácio de Brasília

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Distrito Federal Brasília

1.5 Região do país

Centro-Oeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Bruna dos Santos Nunes Docente e Coordenadora de Projeto de Extensão Brasília

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

AdultosEstudantes

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Universidade
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
intersetorialidade
participação social

Por favor justifique/comente sua resposta

A atividade foi realizada por meio da participação ativa dos sujeitos (participação social), estimulando as extensionistas a refletir sobre atividades em diversos cenários de atuação (intersetorialidade) e propor ações com vistas à promoção da alimentação adequada e saudável de todos e todas (direito à alimentação adequada e saudável).

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

O objetivo desta ação consistiu em realizar atividades de promoção da alimentação adequada e saudável por meio da divulgação da nova proposta de rotulagem nutricional e da adequada leitura dos rótulos dos alimentos para a comunidade acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
VIII- Intersetorialidade
IX- Planejamento, avaliação e monitoramento das ações
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
O conceito amplo da alimentação foi trabalhado na atividade, por meio do estímulo dos participantes à compreensão de que “a alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes”. Além disso, as recomendações sobre alimentação adequada e saudável devem estar em sintonia com o tempo também foi um princípio abordado, tendo em vista que o planejamento da ação se ancorou na observação da realidade na comunidade acadêmica. A classificação NOVA de alimentos segundo grau de processamento foi utilizada como orientadora das atividades, adotando-se a regra de ouro do Guia: “prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A necessidade de realização dessa experiência se deu no contexto de uma formação inicial realizada com as extensionistas do Projeto EANPS. Para tal, foram disponibilizados dois estudos de caso com situações em que não havia a garantia do direito à alimentação adequada e saudável, sendo um deles a respeito da realidade observada na comunidade acadêmica e, em seguida, as extensionistas foram convidadas a planejar uma atividade de EAN para colaborar com a resolução do problema apresentado.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Sim, foi realizada a observação da realidade.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Foram definidos por meio da discussão e reflexão dos estudos de caso apresentados previamente, identificando os pontos que demandavam propostas para promover a alimentação adequada e saudável.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Não
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Foi utilizada a metodologia de grupos de trabalho e de aprendizagem baseada em problemas, pois as extensionistas foram separadas em dois grupos, sendo estimuladas a refletir e planejar coletivamente uma atividade que pudesse contribuir para a resolução do problema apresentado no caso disponibilizado.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Sim, foram disponibilizados materiais impressos, como o Guia Alimentar para a População Brasileira e materiais educativos construídos pela equipe, como uma representação física da Classificação NOVA de alimentos, utilizando materiais recicláveis, além de embalagens de diferentes alimentos.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
não se aplica
Descreva sobre o material/tecnologia social
Não se aplica
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Entre os participantes da Banquinha da Saúde, utilizou-se uma avaliação qualitativa por meio da Escala Hedônica, a qual foi confeccionada com emojis de E.V.A., representados por três expressões: triste, indiferente e feliz. Os participantes das atividades depositavam em uma urna o emoji com o qual se identificou após a participação. Como resultado da avaliação, foi obtido 100% de escolha de um emoji feliz, simbolizando uma experiência positiva da atividade, vivenciada pelos participantes. Ao final da ação, foi realizada uma avaliação conjunta pela equipe de extensão, na qual foram pontuadas as potencialidades e os desafios observados no decorrer das atividades.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Esta experiência gerou conhecimento para contribuir com a prática de EAN em outros momentos e realidades, uma vez que foi realizada no âmbito da extensão universitária, promovendo a integração da academia com a comunidade, bem como utilizou-se de instrumentos e estratégias de livre acesso, como o Guia Alimentar para a População Brasileira, materiais recicláveis e embalagens de alimentos, com a finalidade de promover a alimentação adequada e saudável.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
A Banquinha da Saúde foi uma ação desenvolvida no âmbito do Projeto de Extensão “Educação Alimentar e Nutricional como estratégia para Promoção da Saúde” como produto de uma formação realizada com as extensionistas. A ação foi composta por duas atividades: a Banquinha da Saúde propriamente dita e a Oficina “Você sabe o que está comendo?”. O objetivo desta ação consistiu em realizar atividades de promoção da alimentação adequada e saudável por meio da divulgação da nova proposta de rotulagem nutricional e da adequada leitura dos rótulos dos alimentos para a comunidade acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal. A ação foi planejada pela equipe do Projeto EANPS, que é composta por sete extensionistas estudantes de graduação em nutrição, uma professora coordenadora e um preceptor de estágio colaborador. A atividade da Banquinha da Saúde foi realizada no período noturno, das 18h30 às 19h00, nos dias 13, 20 e 27 de setembro de 2022, na praça de alimentação da IES, que se configura como um espaço de grande fluxo de pessoas e em horário próximo ao início das aulas. Foi montada a estrutura de uma “banquinha” e nas mesas foram disponibilizados materiais impressos, como o Guia Alimentar para a População Brasileira e materiais educativos construídos pela equipe, além de embalagens de diferentes alimentos. As pessoas que estavam de passagem pelo local foram atraídas pelos materiais e/ou convidadas pela equipe para conversarem sobre a sua alimentação. Inicialmente, foram questionadas sobre os alimentos que consumiam usualmente e quais dos alimentos disponibilizados na Banquinha faziam parte de seus hábitos alimentares. Em seguida, as pessoas foram questionadas sobre o rótulo dos alimentos e foi realizada explanação sobre a adequada leitura das informações, com posterior apresentação da nova proposta de rotulagem que entraria em vigor no mês seguinte. Além disso, foram realizadas orientações para uma alimentação adequada e saudável utilizando-se como referência as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Por fim, os participantes foram convidados a avaliar a atividade, por meio de uma escala hedônica contendo três emojis confeccionados em material EVA. Nos três dias, participaram da atividade, ao todo, 46 pessoas, incluindo estudantes e professores. A Oficina “Você sabe o que está comendo?” foi uma atividade realizada como desdobramento da Banquinha da Saúde, realizada no dia 29/09/2022, exclusivamente para colaboradores e funcionários da IES. Nesta, os participantes foram divididos em pequenos grupos, nos quais houve a apresentação do Guia Alimentar para a População Brasileira, a apresentação da nova proposta da rotulagem de alimentos iniciada em outubro deste ano, a leitura de rótulo de diferentes alimentos e a discussão de dúvidas comuns sobre alimentação adequada e saudável, como alimentos light e diet, tipos de açúcares adicionados, entre outros. Ao final, foi disponibilizado um lanche saudável aos participantes, os quais totalizaram 38 pessoas, incluindo funcionários e colaboradores. Participaram da facilitação da atividade, além da equipe do Projeto EANPS, os estagiários de Nutrição em Saúde Coletiva do curso de graduação em nutrição. Ao final da ação, foi realizada uma avaliação conjunta pela equipe de extensão, na qual foram pontuadas as potencialidades e os desafios observados no decorrer das atividades. Como atividade complementar, houve a preparação de três materiais/textos para postagem em mídias sociais. Os temas selecionados para as postagens foram o referencial oficial para alimentação adequada e saudável, o Guia Alimentar para a População Brasileira, que foi o norteador das orientações realizadas na Banquinha da Saúde e a nova proposta de rotulagem nutricional, anunciada nos momentos de troca de conhecimento que foram estabelecidos. Na rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram, foram alcançadas mais de 200 contas, com 22 compartilhamentos e atividades no perfil de 15 contas.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência