APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

AUÊ – Acesso Único Educativo da Unidade Bàsica de Saúde 2 de Santa Maria (DF)

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
NATASCHA RAMOS NUTRICIONISTA BRASÍLIA
WANESSA CRISTINA BARCELOS DOS ANJOS FISIOTERAPEUTA BRASÍLIA
SHEILA RAMOS DAMASO FISIOTERAPEUTA BRASÍLIA
PEDRO LUIS DA SILVA PEREIRA FARMACÊUTICO BRASÍLIA
JANE CARRER PSICOLOGA BRASÍLIA
ALEXANDRA DALCOL ASSISTENTE SOCIAL BRASÍLIA

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
DF BRASÍLIA

1.5 Região do país

Centro-Oeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
NATASCHA RAMOS NUTRICIONISTA BRASÍLIA

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

AdultosIdosos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
Unidade Básica de Saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade
intersetorialidade
participação social

Por favor justifique/comente sua resposta

O Projeto AUÊ foi pensado para articular atores, saberes e práticas de promoção à saúde, visando um melhor cuidado à saúde do público alvo atendido. Nessa perspectiva, alguns princípios de EAN estão presentes, como a universalidade (o Projeto é aberto a todo e qualquer indivíduo do território, sem adscrição); é considerado o indivíduo em sua integralidade (biopsicossocial) por meio de ações interdisciplinares; os materiais utilizados foram adquiridos mediante parceria institucional (Ministério Público); e ao longo das atividades, há escuta qualificada das demandas de saúde apresentadas, num esforço para se atender de forma mais ágil aquelas que são mais urgentes (equidade). Além disso, parte das ações é realizada em parceria com uma grande líder comunitária local (Capoterapia).

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Objetivo geral: Ampliar e qualificar a assistência à saúde da população atendida na UBS por meio do acolhimento da demanda reprimida. Objetivos específicos: Estimular ações de autocuidado; aumentar o vínculo entre equipe multiprofissional e usuários; melhorar os indicadores de saúde (DM, HAS, gestantes); agilizar processo de cadastramento de usuários do território; Desafogar agendas de atendimento individual das diversas equipes da UBS; estimular o desenvolvimento de ações de educação popular em saúde; reduzir quantidade de reclamações via Ouvidoria por motivo de falta de acesso.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
PNAN: Promoção da alimentação saudável e adequada. Guia Alimentar: Alimentação é mais que ingestão de nutrientes; Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares; Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Por meio de diagnóstico situacional e institucional, percebeu-se que ainda há uma grande parcela da população que não está conseguindo acesso aos serviços de saúde e nem seguimento do cuidado longitudinal de sua saúde, em função da prioridade da gestão em focalizar o atendimento de pessoas com sintomas agudos (respiratórios, e outros), crianças e gestantes, por causa do quadro limitado de RH existente hoje. Como consequências diretas, há uma desassistência real a uma grande parcela populacional (adultos e idosos), que por sua vez pressiona as Equipes de Saúde Família, num impasse que gera adoecimento generalizado, inclusive dos próprios trabalhadores de saúde.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Sim, estamos em fase de execução de projeto piloto. Período determinado: 17 de agosto a 13 de dezembro.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Por meio de diagnóstico situacional e institucional: 1. Cenário pandêmico persistente; 2. Agravamento da vulnerabilidade psicossocial na área adscrita; 3. Focalização em covid19, vacina e demandas agudas; 4. Grande parcela da população desassistida; 5. Forma de resistência na disputa entre modelos assistenciais na APS do DF; 6. Cenário incerto da Monkeypox ; 7. Marginalização das demais demandas em saúde do território; 8. Baixo quantitativo de RH desde 2017 no DF (Converte APS); 9. Urgente necessidade de otimização de tempo e recursos; 10. Desmotivação eNASF.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
não
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Tem sido utilizada como norte a Educação Popular em Saúde, descrita na PNEPS-SUS. Têm sido utilizadas basicamente rodas de conversa nesse projeto piloto, com o apoio de atividades que estimulam o pensamento crítico e a autonomia dos sujeitos, para que eles tragam suas demandas de saúde. Além disso, também têm sido desenvolvidas ações com base no que a própria equipe de saúde identifica a partir de avaliação integral. Por exemplo: prevenção de quedas porque a grande maioria do grupo é composta por idosos.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Plaquinhas de alimentos, tubos de açúcar, réplica de alimentos, quadro interativo diferenciando níveis de processamento de alimentos, som portátil, circuito de atividade física.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Matriciamento
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Foi aplicado um instrumento do tipo antes e depois, que avalia o indivíduo em vários aspectos: antropometria (peso, altura, IMC, C.Abd), eliminações, PA, exames bioquímicos, questionário de consumo alimentar (SISVAN), escala de depressão, escala de autoimagem, atividade física. Ainda estamos em fase de testagem, e fazendo as adequações ao instrumento. Esperamos, após as atividades, ampliar e qualificar à assistência à população, especialmente no que diz respeito ao estímulo ao autocuidado e melhoria de indicadores de saúde. Desafios enfrentados: adesão da própria equipe executora; organização de logística de forma a promover saúde e registrar dados no eSUS.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
SIM. O TEMA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO JÁ ESTÁ DEIXANDO DE SER ALGO “AUTOMÁTICO” PARA SER ALGO “PENSADO” NO QUE TANGE O AUTOCUIDADO. SIM, É POSSÍVEL REPRODUZIR TAIS AÇÕES EM OUTROS LOCAIS, INSTITUIÇÕES E POR OUTROS PROFISSIONAIS.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
O PROJETO PILOTO DO AUÊ TEM FUNCIONADO ÀS 3ªF E 5ªF, DAS 8H ÀS 9:30H, E FUNCIONA DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR DA FORMA DESCRITA ABAIXO. 1. PACIENTES CUJO ACESSO AOS SERVIÇOS ESTÁ DIFICULTADO (ESF FECHADA, FALTA RH, ETC…) SÃO ENCAMINHADOS PELAS ESF AO AUÊ. 2. ACOLHIMENTO INICIAL: NO DIA DO ENCONTRO, SÃO ACOLHIDOS CERCA DE 30 PESSOAS EM RODA DE CONVERSA E ERALIZADAS DINÂMICAS SOBRE AUTOCUIDADO, DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO SERVIÇO EM MANTER O ATENDIMENTO DE SEMPRE, E CONVITE A UMA NOVA FORMA DE SE PRODUZIR SAÚDE (PERGUNTA NORTEADORA: JÁ QUE NÃO TEM MÉDICO, COMO FAREMOS?). AO FINAL DESSE ENCONTRO, É FEITA ESCUTA DAS DEMANDAS DOS USUÁRIOS, E SOLICITADO QUE TRAGAM RESULTADOS DE EXAMES (ANTIGOS OU SOLICITADOS NOVOS EXAMES) NO PRÓXIMO ENCONTRO (EM 2 SEMANAS). 3. SEGUNDO ENCONTRO: ACOLHIMENTO DOS USUÁRIOS EM RODA DE CONVERSA + DINÂMICAS COM O TEMA AUTOCUIDADO E PICS. CONCOMITANTEMENTE, PARTE DA EQUIPE ANALISA OS RESULTADOS DE EXAMES TRAZIDOS, COM ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO DE PRIORIDADE DE ATENDIMENTO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INICIAL. AO FINAL DO ENCONTRO, SERÁ APRESENTADO PARA OS PARTICIPANTES UM CARDÁPIO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS (ELENCADAS COM BASE NO PROJETO PILOTO), JUNTO COM UM CARTÃO DA SAÚDE, DE FORMA QUE ELES ESCOLHAM DE QUAIS ATIVIDADES QUEREM PARTICIPAR, MONTANDO ENTÃO SEU PRÓRPIO ITINERÁRIO DE AUTOCUIDADO. POR EXEMPLO: NO EIXO TEMÁTICO ALIMENTAÇÃO, HAVERÁ ATIVIDADE DE VISITA GUIADA AO SUPERMERCADO E 10 PASSOS PARA ALIMETNAÇÃO SAUDÁVEL; NO EIXO TEMÁTICO ATIVIDADE FÍSICA HAVERÁ ATIVIDADE VOLTADA PARA TRATAMENTO DA DOR CRÔNICA, PREVENÇÃO DE QUEDAS E PICS (AUTOMASSAGEM) , NO EIXO SAÚDE MENTAL HAVERÁ ATIVIDADE RELACIONADO A SENTIMENTOS E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA. E TODAS ESSAS ATIVIDADES JÁ ESTÃO SENDO PLANEJADAS E CONSTRUÍDAS DE MODO INTERDISCIPLINAR, DE TAL FORMA QUE UMA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA OUTRA. 4. ENCONTROS SEGUINTES: SEMPRE NOS GRUPOS ESCOLHIDOS PELO PRÓPRIO USUÁRIO, INDEPENDENTE DE HAVER AGENDAMENTE DE CONSULTA INDIVIDUAL. 5. AVALIAÇÃO FINAL: APÓS 1 ANO DO PRIMEIRO ENCONTRO. NO CONTEXTO DO AUÊ, A EAN ACONTECERÁ DE MANEIRA INTEGRADA AOS OUTROS SABERES, DIALOGANDO E PROPICIANDO AUTONOMIA FRENTE AO AUTOCUIDADO COMO UM TODO DO USUÁRIO.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência