APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

ATIVIDADE LÚDICA EM ALIMENTAÇÃO COM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE CAMAQUÃ-RS

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Nathália Stelmach Costa Nutricionista Camaquã

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Secretaria Municipal de Saúde de Camaquã

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Rio Grande do Sul Camaquã

1.5 Região do país

Sul

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Nathália Stelmach Costa Nutricionista Camaquã-RS

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 0 a 2 anosCrianças - 2 a 5 anosCrianças - 5 a 10 anos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Educação infantil
Ensino Fundamental
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de estarem livres da fome
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade

Por favor justifique/comente sua resposta

Promoveu os princípios de que todas as pessoas têm o direito de estarem livres da fome e de ter acesso à alimentação adequada saudável devido a realização de atividades lúdicas com escolares da rede pública, onde foram ofertados alimentos in natura, orientados à melhor forma de preparo, reconhecimento, valor nutritivo, sendo assim, promovendo alimentação saudável dentro do ambiente escolar.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

O objetivo da presente atividade é de estimular os bons hábitos alimentares por escolares, através de atividades lúdicas que envolvem alimentação, nutrição e saúde.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

I - Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Promoção da alimentação saudável através da Educação Nutricional.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Através dos altos índices de obesidade infantil, aumento das doenças crônicas não transmissíveis em crianças e adolescentes, sedentarismo na infância, a falta de conhecimento dos alimentos típicos da região dos escolares, a falta de estímulo sobre alimentação saudável, a grande oferta e fácil acesso de alimentos industrializados para crianças.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Foram analisadas em cada Escola Municipal de Educação Infantil e/ou Escola Municipal de Ensino Fundamental quais as maiores dificuldades alimentares e diagnósticos já encontrados pelos escolares, qual o grupo alimentar/alimento que os escolares mais recusam na alimentação escolar, investigar o porquê e qual a realidade social da região, família e individualidades do aluno.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Para fins do alcance do objetivo, adotou-se uma atividade lúdica na abordagem sobre a importância do consumo de frutas e verduras, raízes e tubérculos, para promover alimentação saudável e reconhecimento dos alimentos típicos da região.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Sim
sim, em quais etapas e como participaram ?
Os escolares das E.M.E.I. e E.M.E.F. do município de Camaquã-RS, participaram da atividade lúdica da caixa “surpresa”, no ato de reconhecer os alimentos que estavam dentro da caixa, através do tato e caso de erro, olfato. Após o reconhecimento conversavam sobre como este alimento é plantado, colhido, quais receitas e formas de preparo eles poderiam consumí-las.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Preparou-se uma caixa de papelão de tamanho regular, especialmente elaborada a esta atividade, sendo forrada externamente com tecido TNT colorido e com aplicação de figuras abstratas para decorar. Havia duas aberturas laterais, bem estreitas, para que os alunos colocassem suas mãos internamente e uma abertura voltada para o acadêmico orientador da atividade. O forro com tecido preto escurecia a parte interna, evitando que pudesse ser visualizado o que continha dentro dela, dando origem assim à caixa da atividade educativa em alimentação. A atividade consistiu na qual o escolar deveria reconhecer pelo tato (aspecto sensorial) o único alimento contido na caixa. Poderia sentir o odor do alimento deixado em suas mãos após tocá-lo, auxiliando-lhe no reconhecimento do mesmo. A cada escolar participante era renovado o alimento dentro da caixa. Foram elencados alimentos considerados de uso comum e facilmente encontráveis nos mercados da região.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Caixa de papelão, tecido TNT e alimentos da alimentação escolar das escolas municipais e/ou horta comunitária.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
não se aplica
Descreva sobre o material/tecnologia social
Não se aplica.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
As crianças usaram dos sentidos do tato e olfato nesta atividade. Após o reconhecimento do alimento, ocorreu o diálogo entre cada criança e os acadêmicos dos cursos de nutrição e de gastronomia, abordando as propriedades nutritivas e os modos de consumo possíveis. A atividade lúdica com alimentos obteve boa aceitação pelos escolares. Filas se formaram e crianças que já haviam participado retornavam por iniciativa própria. Todos demonstraram interesse e curiosidade pelos alimentos, principalmente sobre aqueles não reconhecidos. Essa atividade possibilitou o conhecimento de alimentos novos para alguns e o reforço de sua importância na alimentação, visando favorecer a introdução e aceitação dos mesmos na prática alimentar, tanto na escola como em família.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Sim, pois as crianças demonstraram satisfação por aprenderem sobre os benefícios das frutas e das verduras e seus modos de consumo. Entende-se que a importância de uma alimentação saudável, desde a infância, foi introduzida nesta abordagem, em que as crianças demonstraram interesse e participação.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
O objetivo da presente atividade é de estimular os bons hábitos alimentares por escolares, através de atividades lúdicas que envolvem alimentação, nutrição e saúde. Para fins do alcance do objetivo, adotou-se uma atividade lúdica na abordagem sobre a importância do consumo de frutas e verduras, e demais alimentos saudáveis in natura como raízes e tubérculos, junto a escolares de escolas municipais de Camaquã-RS. Preparou-se uma caixa de papelão de tamanho regular, especialmente elaborada a esta atividade, sendo forrada externamente com tecido TNT colorido e com aplicação de figuras abstratas para decorar. Havia duas aberturas laterais, bem estreitas, para que os alunos colocassem suas mãos internamente e uma abertura voltada para o acadêmico orientador da atividade. O forro com tecido preto escurecia a parte interna, evitando que pudesse ser visualizado o que continha dentro dela, dando origem assim à caixa da atividade educativa em alimentação. A atividade consistiu na qual o escolar deveria reconhecer pelo tato (aspecto sensorial) o único alimento contido na caixa. Poderia sentir o odor do alimento deixado em suas mãos após tocá-lo, auxiliando-lhe no reconhecimento do mesmo. A cada escolar participante era renovado o alimento dentro da caixa. Inicialmente, cada criança participante informava seu nome, idade e escolaridade. Após, era orientada a colocar suas mãos nas aberturas laterais da caixa e provocada a reconhecer o alimento, lembrando-lhe que podia apenas tocá-lo e sentir o odor em suas mãos. Para cada participante, foram usados dois alimentos, colocados um de cada vez, sendo uma fruta e uma verdura, intercaladas. As crianças usaram dos sentidos do tato e olfato nesta atividade. Após o reconhecimento do alimento, ocorreu o diálogo entre cada criança e os acadêmicos dos cursos de nutrição e de gastronomia, abordando as propriedades nutritivas e os modos de consumo possíveis. A atividade lúdica com alimentos obteve boa aceitação pelos escolares. Filas se formaram e crianças que já haviam participado retornavam por iniciativa própria. Todos demonstraram interesse e curiosidade pelos alimentos, principalmente sobre aqueles não reconhecidos. Essa atividade possibilitou o conhecimento de alimentos novos para alguns e o reforço de sua importância na alimentação, visando favorecer a introdução e aceitação dos mesmos na prática alimentar, tanto na escola como em família. As crianças demonstraram satisfação por aprenderem sobre os benefícios das frutas e das verduras e seus modos de consumo. Entende-se que a importância de uma alimentação saudável, desde a infância, foi introduzida nesta abordagem, em que as crianças demonstraram interesse e participação. A atividade mostrou-se positiva e a abordagem lúdica escolhida foi abrangente às crianças, que foram à escola para a festa junina. Aproveitar-se desse evento escolar para propagar sobre frutas, verduras e alimentação saudável foi uma estratégia para educação em alimentação e nutrição, que se mostrou bastante adequada. Para aquelas crianças cujos alimentos eram conhecidos, ficou a mensagem da sua importância e, sobre aqueles desconhecidos, deixou-se a mensagem para a variação alimentar e outras possibilidades de consumo dos alimentos. O diálogo entre crianças e a nutricionista foi rico para ambos, valorizando as intervenções em comunidade e, evidenciando, a importância de haver continuidade em atividades do Programa Saúde na Escola e demais projetos de Educação Nutricional.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência