APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Arte como meio de expressão dos conhecimentos construídos pelos discentes ao longo da Disciplina Educação Nutricional I

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Nathália Luíza Ferreira Docente visitante Lavras

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Universidade Federal de Lavras

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
MINAS GERAIS LAVRAS

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Nathália Luíza Ferreira Docente visitante Lavras

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Estudantes

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Universidade
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
integralidade
participação social

Por favor justifique/comente sua resposta

Muitos estudantes apontaram que a proposta propiciou o diálogo e a interação, e que o ambiente em sala de aula era acolhedor com as diferentes experiências e pontos de vista. Em muitos trabalhos a visão do alimento enquanto questão política e social foi marcante, indicando que os conceitos de alimentação e nutrição não se restringiam à esfera biológica.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Representar, por meio de exposição artística, o que mais havia marcado os discentes em relação aos conhecimentos construídos ao longo do semestre letivo na disciplina “Educação Nutricional I”.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Sobretudo a perspectiva que a alimentação abrange muito além dos nutrientes. Envolve os tipos de alimentos, seu grau de processamento, as combinações, o contexto em que estes são consumidos e todo o impacto ao longo do sistema alimentar. Muito foi discutido em sala sobre os significados dos alimentos para as pessoas, e o quanto os profissionais devem estar atentos a estas questões ao trabalhar com indivíduos e comunidades.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A disciplina Educação Nutricional I é teórica e abrange diversos e densos conteúdos. Como forma de avaliação final da disciplina, percebeu-se que seria interessante e coerente com as discussões geradas nas aulas, alguma atividade ativa e problematizadora, que permitisse verificar os conhecimentos construídos ao longo do semestre, evitando o uso de recursos tradicionais, como apresentação de trabalhos escritos ou slides.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
No início do semestre foi enviado aos discentes um formulário online para que pudessem indicar o que esperavam da disciplina, assim como para sugerir atividades a serem desenvolvidas.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A partir da observação em sala de aula e dos resultados obtidos no formulário online.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Não se aplica.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Os estudantes poderiam selecionar qualquer tema dentro do conteúdo da disciplina para representar o que haviam apreendido ao longo do semestre, assim como tiveram total liberdade para escolher por meio de qual manifestação artística expressariam os aprendizados.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Alguns exemplos: poemas, paródias (inclusive com voz e violão na apresentação), pinturas, colagens, figuras em biscuit, desenhos, história em quadrinhos, contos, fotografias, esculturas, dentre outros.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
não se aplica
Descreva sobre o material/tecnologia social
Não se aplica
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Foi avaliada a partir do feedback dos estudantes. Muitos se expressaram no próprio dia da apresentação, e outros, posteriormente, por e-mail. Relataram ter sido uma experiência reveladora e intensa, em que puderam revisitar os conteúdos da disciplina para inspiração do trabalho, mas de forma leve e voluntária. Afirmaram também ter sentido um certo receio inicial com a proposta, por estarem acostumados a estratégias educativas mais formais, tradicionais. Mas, se surpreenderam com o percurso e com os resultados. Dentre os resultados, destaca-se a interação entre os discentes, a discussão de temas complexos de forma descontraída e leve, o exercício de habilidades pessoais, intelectuais e artísticas, além da sensibilização dos estudantes quanto à importância de propostas ativas e problematizadoras quando estes forem os facilitadores das ações educativas, como nos estágio e, mais tarde, na atuação profissional. Os desafios incluíram especialmente a resistência inicial à proposta, por ser diferente das propostas tradicionais. No entanto, a adesão à atividade foi muito significativa, demonstrando que essa apreensão foi sendo minimizada.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Além de ser uma forma de revisão dos conteúdos trabalhados no semestre, contribuindo para a apreensão dos temas pelos discentes, acredito que terem vivenciado a arte, não só ao elaborá-la, mas ao ter contato com as representações propostas pelos colegas, trouxe uma ampliação das dimensões sobre como as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) podem ser executadas, expandindo o leque de recursos e estratégias com os quais os estudantes têm contato, o que pode refletir em suas práticas na graduação e na vida profissional. Eles puderam verificar que não precisam se limitar a cartazes, panfletos e outros recursos tradicionais. Existem vários outros caminhos a seguir visando a participação ativa e voluntária dos indivíduos. Acredito também que existe a possibilidade da proposta ser adaptada para outras disciplinas e também como fechamento de uma sequência de atividades coletivas na Atenção Primária ou nas escolas, por exemplo. Julgo que foi importante trabalhar a arte como recurso educativo no conteúdo da disciplina, para que os discentes já vislumbrassem, de antemão, a relevância da proposta educativa. Foi importante também deixar os discentes muito livres e à vontade para escolher como se expressariam, deixando claro que a qualidade técnica da representação não era o foco, e sim o que ela expressava. Como muitos estudantes têm uma visão muito exigente de si mesmos e relatam não terem habilidades artísticas, essa observação é muito relevante.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
A disciplina “Educação Nutricional I” faz parte da grade curricular do curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É uma disciplina teórica, em que são discutidos temas diversos, como a definição da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), seu histórico, princípios e campos de prática, além das teorias da Educação. Para fechamento da disciplina, foi proposta uma atividade final, em que os estudantes foram convidados a desenvolverem uma representação artística que exprimisse o que de principal eles levariam da disciplina, ou seja, quais eram os principais conhecimentos construídos e consolidados ao longo do semestre. Os estudantes ficaram livres para escolher o tema e a forma de arte que utilizariam. A apresentação das representações artísticas aconteceu no último dia de aula, em setembro de 2022. Os estudantes se sentaram em forma de roda e, um por um, expuseram sua arte. Dentre os formatos apresentados, podem ser citados: poemas, paródias, música (voz e violão), fotografias, pinturas (inclusive uma delas construída coletivamente em sala, com as digitais de cada estudante formando as folhas de uma árvore), representações gráficas, maquetes, esculturas, biscuit, história em quadrinhos, colagens, desenhos e costura. A cada apresentação, os estudantes eram convidados a comentar sobre os trabalhos, de forma a incentivar o diálogo e a interação. Como forma de aplicar a concepção do alimentação como ato social e cultural, após as apresentações foi realizado o fechamento da disciplina com a realização de um lanche coletivo de confraternização, com contribuição de todos os estudantes. O feedback dos estudantes sobre a atividade foi muito positivo, sendo que muitos se surpreenderam ao desenvolver a proposta, visto terem certa resistência inicial ao se depararem com uma ação não formal ou tradicional. Muitos expuseram ter sido uma atividade importante, que deveria ser replicada em outros momentos e contextos.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência