APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

A construção e utilização do livro infantil – A família do FeiJÂO

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
ana lucia sousa pinto professora joao pessoa
Ana Ericka Sobral Chrispim Pereira da Silva Diretora Pedagógica João Pessoa

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SERÁFICO DA NÓBREGA

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Paraíba João Pessoa

1.5 Região do país

Nordeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
ana lucia sousa pinto professora João Pessoa

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 5 a 10 anos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
intersetorialidade

Por favor justifique/comente sua resposta

Observamos que alguns dos os alunos por causa da vulnerabilidade social das famílias, estavam em condições de insegurança alimentar, buscamos estratégias para que as crianças e familiares compreendessem a diferença entre alimentos ultra processados e alimentos in natura, e a importância da inserção do feijão na alimentação.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Divulgar recomendação número 1 da alimentação saudável para crianças de 2 a 10 anos, o estímulo ao consumo diário de feijão a partir da construção de um livro infantil para apresentar ao público a grande diversidade de feijões e leguminosas que existem no nosso país, bem como a riqueza da cultura alimentar regional.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
O estímulo ao consumo diário de feijão
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
No momento do planejamento da escola, vi a necessidade de trabalhar o guia alimentar (da população Brasileira e para crianças de 2 a 10 anos) junto aos professoras, visto que em sua maioria não conheciam os documentos. Assim, organizamos por ciclo de escolarização quais as temáticas a serem abordadas. No caso da educação infantil e 1 ano do ensino fundamental decidi trabalhar a recomendação número 1, buscando alternativas para ações pedagógicas tradicionais que já eram estabelecidas, falar sobre a inclusão da fruta e a diminuição do consumo alimentos com adição de açúcares.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
A primeira atividade foi pedir para as crianças desenharem ou recortar e colar o que tinham comido no almoço do último dia.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A partir do reconhecimento da ausência de trabalhos pedagógicos com a mesma temática, e da avaliação da atividade anterior dos alunos
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Não
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Livro infantil que foi construído, vídeo-aula com a contação da história.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Livro infantil cuja a história apresenta ao público a grande diversidade de feijões e leguminosas que existem no nosso país, bem como a riqueza da cultura alimentar regional.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
A avaliação feita, decorre da observação dos fatos, as crianças relataram gostar da história, bem como outros professores que utilizaram também a história em suas turmas. O livro teve uma grande circulação entre os grupos de professores da educação infantil sendo acessado pela maioria dos trabalhadores. Porém não temos dados coletados sobre esse alcance, apenas mensagens de reconhecimento e comentários sobre a divulgação.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Consideramos que pela divulgação do livro para além dos muros da escola onde a experiência foi vivenciada, ela tem um potencial a ser explorado, pensando em ações futuras. E há possibilidade de realizar uma edição profissional do livro.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Durante a realização da semana de alimentação saudável organizada pela secretaria municipal de educação, todas as unidades escolares trabalharam esse tema. Fizemos uma discussão entre as professoras da educação infantil e séries iniciais do fundamental, sobre qual seria nossa abordagem e o que achamos importante tratar como prioridade, nesse momento apresentei dois documentos: o Guia alimentar para a população brasileira e Protocolo de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar de crianças de 2 a 10 anos. A maioria das pessoas não conheciam, e assim o utilizamos como referência. Iniciamos a semana de alimentação saudável nas turmas pré 2 (crianças entre 5 e 6 anos) utilizando música infantil “Acorda, tem comida boa” do grupo Tiquequê para sensibilizar sobre o café da manhã, na atividade eles montaram uma representação o que eles comeram no café da manhã a partir de desenhos e colagens, no fim da semana fizemos um bingo das frutas no encontro síncrono. Nas turmas do 1º ano do ensino fundamental (crianças entre 7 e 8 anos) fizemos um diálogo sobre alimentos ultra processados e alimentos in natura, depois pedimos para as crianças desenharem o que eles comeram no almoço. Observamos que por causa do momento de crise humanitária e o contexto de insegurança alimentar era necessário abordar a recomendação número 1 da alimentação saudável para crianças de 2 a 10 anos, que é a introdução do feijão. Porém procuramos materiais educativos, livros, jogos e vídeos que abordassem o tema da forma que imaginamos, com diversidade e ludicidade, não tivemos êxito. Dessa forma, decidi escrever a história “A família do FeiJÃO” e como sou aquarelista, decidi ilustrar também. O que era um material didático para trabalhar na minha aula de educação física, se tornou uma possibilidade para demais turmas. A história mostra de forma lúdica e criativa os diversos tipos de feijões e leguminosas que existem no nosso país, bem como a riqueza da cultura alimentar regional. Pelo presente momento ainda estarmos vivenciando o ensino remoto, não foi possível criar outras atividades com o livro, mas por termos realizado a contação da história e a leitura do livro em família, consideramos que o objetivo foi alcançado, introduzir o tema da alimentação saudável para além das receitas de inclusão de frutas e verduras na alimentação infantil.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência