APSREDES

Telemonitoramento Covid-19: parceria da Faculdade de Medicina Estácio Jaraguá do Sul e Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul/SC

A Faculdade de Medicina Estácio de Sá Jaraguá do Sul auxiliou a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul/SC no telemonitoramento dos pacientes positivados com Covid-19, permitindo o aumento na cobertura do serviço de saúde no SUS. O Tele-COVID iniciou em março de 2021, abrange as 26 unidades de saúde do município, e totaliza mais de seis mil pacientes tele-monitorados pela equipe formada por  estudantes da saúde. A ação trouxe qualidade na prestação do atendimento e permitiu o retorno de servidores às Unidades Básicas de Saúde para ampliar o atendimento na Atenção Básica, além de aproximar os acadêmicos da comunidade, contribuindo para uma formação geral e humanista, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Segundo Antônio de Souza Jr, diretor da unidade de medicina da Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul, a ideia surgiu com um surto de alta de casos positivos na cidade, no qual chegaram a fazer mais de 300 atendimentos por dia. “A nossa disciplina saúde e comunidade vai do primeiro até o oitavo semestre. Os alunos de medicina desde o primeiro semestre estão nas UBS de saúde da família, como não tinha como atuar na UBS durante a pandemia, não tinha como ter aula, conversamos com a secretaria e com o conselho sobre o que poderíamos fazer dentro da disciplina, para auxiliar no atendimento às famílias. Então, surgiu a ideia de fazermos o acompanhamento dos usuários positivados e em casos necessários encaminhá-los para unidade de saúde. A secretaria e o conselho adoraram a ideia, pois a demanda é muito grande para todos os habitantes. Começamos com 65 alunos, atendendo até 400 casos por dia. Temos mais de 6 mil pacientes atendidos agora”.

Os acadêmicos de medicina são divididos em um sistema de rodízio com oito acadêmicos a cada 1h30 de monitoramento, no horário das 13h50 às 17h, nas quintas e sextas-feiras. O espaço é disponibilizado pela Faculdade Estácio, com oito computadores e oito linhas telefônicas. O registro dos dados do telemonitoramento é do sistema Olostech da Secretaria de Saúde do Município de Jaraguá do Sul. O Tele-Covid foi divulgado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e nos jornais locais.

“Foi realizado o treinamento dos acadêmicos e docentes pela coordenadora da Central Telemonitoramento Covid-19 para o desenvolvimento do trabalho. Todos os custos de manutenção dos professores, de materiais de consumo e estrutura são disponibilizados pela Faculdade Estácio Jaraguá do Sul e à Secretaria Municipal de Saúde foi designado o treinamento e sistema de registro de dados. Um ponto importante é a interação dos acadêmicos, que são voluntários, e estão ligados à parte prática da Disciplina Saúde da Família, do Eixo norteador de Saúde da Família”, explica o diretor.

Atualmente o atendimento está com um dia por semana e vai até o final do ano. A equipe tem projetos para o ano que vem. Inclusive, projetos pós-covid estão em andamento. O diretor considera o projeto inovador, pois liberou e desafogou as equipes de saúde.

Sobre as dificuldades enfrentadas e a produtividade da ação, o diretor ressaltou a mudança cultural. “O primeiro contato dos alunos via telefone foi o momento mais crítico, ficavam receosos, mas depois que passaram as primeiras vezes, eles adoravam. Sentiram na pele como atender a população de verdade, todos os tipos de usuários. Eles vão ganhando confiança. A pandemia veio para inovar em todos os sentidos, desde educação até a saúde, essa integração da universidade com a comunidade via digital e telemonitoramento, é uma inovação, o uso da tecnologia para chegar ao paciente foi uma grande inovação. O aluno ter a oportunidade de falar com os usuários do SUS da comunidade, pacientes positivados, já nesse meio de transformação, estando dentro da faculdade, é muito produtivo, tanto quanto academia quanto pessoa para os alunos, transformou a vida deles e a nossa, por podermos ajudar a comunidade de uma forma geral”.

“A integração da faculdade no contexto do Serviço de Saúde local, por meio da parceria estabelecida e do apoio do Conselho Municipal de Saúde amplia o cuidado à população ante o enfrentamento da pandemia. O caráter inovador da experiência está na ação de apoio e continuidade propiciada pela Faculdade Estácio de Sá, alicerçada ao COAPES. A ação apresenta resultados positivos para todos os envolvidos, permitindo a ampliação do cuidado e melhora da qualidade dos serviços de saúde. Para os acadêmicos o aprendizado é intenso e permeia o contexto do eixo da disciplina Saúde da Família, ampliando o escopo pedagógico da sua formação como médico”, finaliza Antônio de Souza Jr.

Experiência

Apoiar a Secretaria Municipal de Saúde no Telemonitoramento dos pacientes diagnosticados com SARS-CoV-2, atendidos no Sistema Único de Saúde no município de Jaraguá do Sul-SC pelo Tele-COVID e monitorados pela Central de Teleatendimento COVID SEMSA.|Apoiar a Secretaria Municipal de Saúde no Telemonitoramento dos pacientes diagnosticados com SARS-CoV-2, atendidos no Sistema Único de Saúde no município de Jaraguá do Sul-SC pelo Tele-COVID e monitorados pela Central de Teleatendimento COVID SEMSA.

Galeria de imagens