APSREDES

LIS CNS – Artigo publicado apresenta mapeamento bibliométrico sobre a Participação em Saúde nas Américas

A Revista Ciência e Saúde Coletiva traz, na edição deste mês, a revisão bibliográfica  “Participação em saúde nas Américas: mapeamento bibliométrico da produção, impacto, visibilidade e colaboração”. A pesquisa analisou os padrões de citação, coautoria e a distribuição cronológica das publicações sobre o tema por países e idiomas. Segundo os autores, os EUA concentram o maior número de citações, e o Brasil, apesar de ser o primeiro em número de publicações, é o terceiro em número de citações. Nos dez artigos mais citados, destacam-se trabalhos desenvolvidos nos EUA e Canadá. A revisão bibliográfica reuniu artigos em inglês, espanhol e português, buscas na BVS, PubMed, SCOPUS, WOS e SciELO, consolidando uma base de dados com 641 referências.

Com o mapeamento, foi possível verificar o crescimento da produção acadêmica sobre o tema Participação Social em Saúde, a relevância quantitativa e o impacto dos trabalhos de diferentes países. Porém, ressaltamos que é relevante, em pesquisas futuras, incluir a revisão de livros e da literatura cinzenta, incluindo publicações de agências e órgãos governamentais e não-governamentais, que trazem muitas produções que são igualmente relevantes para compreender esse campo de produção de conhecimento, mesmo que à margem dos grandes periódicos.

Os estudos métricos científicos permitem compreender o conteúdo analisado e sua estrutura, identificando escolas de pensamento e sua evolução. Segundo os autores, a análise contribui para compreender a produção e a interação dos pesquisadores em determinado campo científico, uma vez que considera as instituições a que esses estão vinculados, as revistas que publicam seus trabalhos e seus países de origem. A análise de coautoria indicou que a Universidade de Toronto, a Fiocruz e a Universidade de Harvard são as que mais têm colaborações formais com outras organizações. Os pesquisadores concluíram que existem desigualdades de impacto, visibilidade e internacionalização neste campo, indicando obstáculos para o desenvolvimento científico e das políticas de saúde.

A produção da pesquisa faz parte das atividades previstas no Termo de Cooperação entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

LIS Participação Social

O tema do artigo corrobora com o intercâmbio de experiências inovadoras da América Latina, promovido pelo Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, que visa ampliar o debate e permitir a troca de conhecimentos entre vários países e o Brasil sobre o tema. A iniciativa também faz parte das atividades de cooperação entre OPAS/OMS no Brasil e CNS.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e podem participar experiências de participação em nível local, regional ou nacional de todos os países da América Latina e Caribe, com envolvimento institucional (organizações públicas, estatais, igrejas, instituições de ensino, etc.) ou não-institucional, como aquelas desenvolvidas por coletivos e populações específicas. As experiências podem ser cadastradas via formulário em www.apsredes.org/lis-cns.

 

Confira a publicação completa: https://www.scielo.br/j/csc/a/cc8HjsvB769tPMdYzTfCSMh/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe