APSREDES

LAIS é oficializado como primeiro Centro Colaborador da OPAS/OMS no Nordeste

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) foi oficializado nesta quinta-feira (21) como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organismo internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas. Será o primeiro do tipo na região Nordeste do Brasil.

A consolidação foi confirmada pelo coordenador regional do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS/OMS, Gabriel Listovsky, que também será o colaborador da organização responsável pela parceria com o LAIS.

Os Centros Colaboradores (CCs) são instituições como universidades, hospitais, institutos de pesquisa, academias ou ministérios que foram designados para realizar atividades de apoio aos programas da OPAS/OMS em várias partes do mundo.

No Brasil, o grupo de CCs conta com instituições importantes, como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Instituto Evandro Chagas, entre outros. Eles colaboram diretamente como o principal órgão de saúde do continente. na promoção de ações. De acordo com a OPAS/OMS, os CCs são encorajados a formar relações de trabalho com outros Centros Colaboradores por meio da formação de redes de colaboração ou incorporação às existentes.

Para o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, a designação “é motivo de orgulho, sempre acompanhado da missão de democratizar o acesso de todos à saúde de qualidade, por meio da tecnologia e inovação.”

Fonte – https://lais.huol.ufrn.br

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe