APSREDES

Laboratório de Inovações avaliará programas de promoção da saúde e prevenção de doenças na saúde suplementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) avaliará 165 programas de promoção da saúde e prevenção de risco e doenças oferecidos por operadoras de planos de saúde, de um total de 774. Essa atividade faz parte do escopo dos trabalhos do Laboratório de Inovação na Saúde Suplementar, desenvolvido em parceria com a OPAS. As explicações foram dadas pela coordenadora de Promoção e Prevenção da ANS, Kátia Audi, durante o Seminário Internacional “Inovações Assistenciais para Sustentabilidade da Saúde Suplementar”, realizado nesta quarta-feira (4/10), no Rio de Janeiro.

“Além da avaliação dos programas, vamos desenvolver uma metodologia para monitoramento das ações e, por fim, escolher entre 5 ou 6 operadoras que terão as suas atividades de promoção e prevenção acompanhadas pelo Laboratório de Inovação”, destacou Kátia Audi. O coordenador do Laboratório de Inovação, Alberto Ogata, ressaltou que a identificação de experiências bem sucedidas de operadoras de planos de saúde permitirá a construção conjunta de propostas importantes para promover a saúde no ambiente corporativo. Ele apresentou o site do Laboratório de Inovações que faz parte do Portal da Inovação em Saúde (www.redesaps.org ou www.inovacaoemsaude.org).

Os programas registrados na ANS enfocam atividades de estímulo à atividade física, alimentação saudável, câncer e prevenção de tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, osteoporose, hipertensão, diabetes e obesidade. Para o gerente da área de Sistemas de Saúde da OPAS Brasil, Felix Rigoli, “o SUS terá sustentabilidade ao enfrentar o problema das condições crônicas e centrar o cuidado na promoção da saúde, tendo as pessoas como foco de atuação ao invés da doença”.

“A primeira etapa do projeto foi dedicada à identificação e análise dos desafios, o desenho do projeto e as expectativas do laboratório, que tem fundamental importância para a saúde suplementar”, explicou a consultora da Opas Elisandréa Kemper. A primeira fase do LI está registrada em publicação disponível para download no Portal da Inovação na Gestão do SUS.

ACESSE A PUBLICAÇÃO

Acesse também a homepage do Laboratório de Inovações Assistenciais na Saúde Suplementar (https://apsredes.org/site2012/?cat=111).

Vanessa Borges
Jornalista do Portal da Inovação

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe