APSREDES

Laboratório de Inovação vai desenvolver modelo para calcular os custos da atenção domiciliar

A construção de um modelo de custos sobre a atenção domiciliar é o foco da 2a edição do Laboratório de Inovações na Atenção Domiciliar que será lançado no próximo dia 13 fevereiro, em Belo Horizonte. Fruto da parceria entre Opas Brasil, Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Laboratório de Inovações pretende desenvolver um modelo que permitirá aos gestores da saúde quantificar os custos dos serviços de atenção domiciliar oferecidos à população por meio do programa federal Melhor em Casa. “O Laboratório de Inovação vai preencher uma lacuna de conhecimento e subsidiar a tomada de decisão do gestor. Com este modelo esperamos contribuir com o planejamento e a execução dos serviços de atenção domiciliar no SUS”, explica consultora da Opas Brasil Alejandra Carrillo, coordenadora dos Laboratórios de Inovação.

O Laboratório de Inovação contará com o apoio de secretarias municipais de saúde da região metropolitana de Belo Horizonte para realizar as atividades. “Nós vamos trabalhar com dados de custos dos serviços já apurados por secretarias municipais para se chegar aos custos da atenção domiciliar”, explica Mariana Dias, coordenadora da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. “É um desafio grande porque os custos da atenção domiciliar estão diluídos nos custos do sistema de saúde do município, na atenção hospitalar, na urgência, e uma etapa do trabalho consistirá em reunir todas as variáveis do serviço considerando as sobreposições existentes”, explica Mariana Dias.

O Laboratório de Inovação contará com a expertise de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (Nupepe) da UFMG, liderados pela professora Kênia Lara. “Nós reivindicamos, há muito tempo, um olhar mais especial para os serviços de atenção domiciliar. Esperamos que com este Laboratório de Inovação possamos avançar para além do custos dos serviços, abrangendo também os custos sociais”, reflete Lara.

Lançamento do Laboratório de Inovações na Atenção Domiciliar (2a Edição)

Dia – 13 de fevereiro de 2017 (segunda-feira)

Hora – 9:15

Local – Auditório Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (Nupepe) da UFMG.

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe