APSREDES

Laboratório de Inovação seleciona experiências da participação social que promovem o acesso à saúde de mulheres em situação vulnerável

Estão abertas as inscrições de experiências para o Laboratório de Inovação sobre a Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres, que visa identificar e valorizar práticas participativas e deliberativas inovadoras sobre o papel da participação social no acesso à saúde das mulheres em situação vulnerável. O objetivo é reunir práticas que sirvam de subsídios para uma implementação mais eficaz da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. As inscrições vão até o dia 12 de março (acesse o edital). A iniciativa é do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

As experiências devem contemplar 11 grupos de usuárias do SUS (Mulheres em Situação de Rua, Negras, Pescadoras, Ribeirinhas, Quilombolas, Indígenas, Movimento LGBT, Portadores de Deficiência, Campo e Floresta, Imigrantes e Trabalhadoras do Sexo) e estar relacionadas a uma das quatro áreas descritas no edital: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Poderão se inscrever experiências desenvolvidas por Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, Organizações Não Governamentais que atuem no controle social e na participação social, movimentos sociais e instituições públicas e privadas ligadas à pesquisa que tenham produzido resultados práticos na atenção integral à saúde das Mulheres, já finalizados ou que estejam em curso.

As práticas inovadoras serão apresentadas na 2a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres prevista para ocorrer em agosto, em Brasília, e comporão uma publicação técnica, intitulada Navegador SUS, de autoria e organização da OPAS e do CNS. As experiências selecionadas também serão divulgadas pelos veículos de comunicação do CNS (http://conselho.saude.gov.br/), da OPAS (http://www.paho.org/bra/) e do Portal da Inovação na Gestão do SUS – Redes e APS http://www.apsredes.org).

Acesse o Edital

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe