APSREDES

Laboratório de Inovação recebe 73 inscrições de experiências sobre a atenção à saúde de Adolescentes e Jovens

A 3a edição do Laboratório de Inovação na Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens recebeu 73 inscrições de experiências desenvolvidas nos serviços de saúde que trabalham com adolescentes e jovens (10 a 24 anos), público que soma 51 milhões de brasileiros. As inscrições ocorreram do período de 16 de março a 30 de junho,  15 estados estão participando do processo, contemplando todas as regiões do país, são eles: Acre, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Saúde de Adolescentes e de Jovens (CGASAJ/MS), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio das Unidades Técnicas de Sistemas e Serviços de Saúde e de Família, Gênero e Curso de Vida.

As 73 experiências se inscreveram em um dos cinco eixos do edital: Proteger e Cuidar de Adolescentes na Atenção Básica, Participação Juvenil, Integralidade das ações de saúde para adolescentes que estão em Sistema Socioeducativo, Educação permanente de profissionais em saúde e Interculturalidade e gênero. O próximo passo do Laboratório de Inovação é a análise em grupo das experiência recebidas pela comissão organizadora que selecionará as práticas mais expressivas para serem conhecidas in loco.

A terceira fase de seleção será realizada em uma oficina de trabalho em Brasília com as experiências finalistas. Depois a comissão organizadora do Laboratório divulgará quais trabalhos serão sistematizados e divulgados pelo Laboratório de Inovação por meio da Série Técnica InovadorSUS, de autoria da OPAS com o Ministério da Saúde. As experiências também serão divulgadas pelos veículos de comunicação da OPAS (http://www.paho.org/bra/) e do Portal da Inovação na Gestão do SUS – Redes e APShttp://www.apsredes.org).

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe